segunda-feira, 30 de novembro de 2015

BELLE ÉPOQUE Os bangalôs da minha terra.


Imortal acadêmico Dr. Francisco Gomes, historiador Frank Chaves, jornalista, escritor e poeta Roberval Vieira, Eliezer de Farias Fernandes folclorista e poeta de cordel, seus livros brochuras e folhetos, falaram tudo ou quase tudo da nossa história fazem o povo feliz quero associar-me a esses bravos heróis da nossa literatura, tenho algumas coisinhas para lhes contar faz lembrar belle époque de Itacoatiara.
Nos meados do século XX surgiu o primeiro bangalô de estilo indiano em Itacoatiara, residência do clã Leozonildo Durval Barreto, atualmente palácio residencial da família Candido Barros nosso conhecido “candoca” projetado a simbolizar status aos seus proprietários.
O umbral das portas principais em forma de arco ornamentado com desenhos de alto relevo em destaques, pátio e piso forrado com lajotas e cobertura com telhas vermelhas todo corpo de bangalô pintado em cor branca formando maravilho bom gosto.
Flor símbolo da beleza feminina rosas brancas e cor de rosa, antúrio, copo de leite, centaurea, angélica são destaque, pelo fato de murcharem depressa também podem simbolizar a inconstância e efemeridades da vida cultivam lindo jardim terreiro da mansão.
Tardes de domingo, a clã dos Ausier se reuniam com amigos e parentes no calçadão do bangalô, confortáveis cadeiras estilo colonial compunham cenário no deliciar com chá e café servidos em louças porcelana, charme e elegância sem ninguém para abafar a paz reinante no ambiente.
No crepúsculo da tarde e ao cair da noite se banqueteavam ao som melodioso de afinado piano sincronizado com o repicar dos sinos da matriz preludiando os acordes da Ave Maria.
Mansão do Dr. Raimundo Silva juro por Deus, que nunca vi se me falassem, talvez não acreditasse, mas olha ali, está vendo? Bonito, não? Também acho. Tem gosto de infância, um pomar cheio de verdes coisas saudáveis, um pedacinho de eternidade que de tão bom parece inventado. O que parece miragem é realidade palácio residencial do Dr. Raimundo Silva, construído no inicio do século XXI, terreno próprio em área privilegiada faz frente para Rio Amazonas.
Bangalô em estilo eclético, réplica dos castelos do Vale do Loire, na França. Destacam-se na mansão portal de chalê, com cobertura cônica, portais e janelas em estilo colonial o telhado de fonte inclinação, aparenta de longe ser feito com ardósias os paramentos das paredes externas são tratados à bossagem. Frontões em arco interrompido e triangulares na platibanda, colunetas ombreando a entrada principal, portas almofadadas de madeira entalhada, vitrais, pisos de mármore no adro, são os detalhes externos de acabamento mais expressivos.
Com ampla garagem, magnífico pela arborização e jardins entrevistos através dos magníficos portões e gradis de ferro forjado. O muro que cerca a mansão é outro destaque, utilizou como tela para o artista plástico fazer em alto relevo paisagismo da flora e fauna da região amazônica, de sua torre castelar tem visão privilegiada, se postado no alpendre da mansão sob a brisa fresca que sobra sem cessar degustar de um alvorecer da aurora espetacular e, no cair da tarde o crepúsculo mais lindo do céu que o Criador criou para a criatura apreciar.
Mansão do casal Sirange Bosco Bezerra, criatura de bom gosto uma dentre as famosas da city, vida política ex-vereadora com assento na Câmara Municipal com três legislaturas duas vezes consecutivas presidente da CM. Residência parece com algumas das mais magníficas que fiquei conhecendo. Seu formato com designer de linhagem fidalga localizada no perímetro urbano da cidade inspirado nos castelos americanos, detalhes telhado vermelho, portão esculpido em madeira jacarandá em alto relevo ao se abrir desliza sobre trilhos automatizados, enobreceu o bairro pelo designer de linhagem especial desafia os urbanoites e paisagistas da cidade.
Não teve dificuldades de execução dos requintados detalhes de acabamento e pelo emprego de variada gama de materiais e peças de primeira qualidade, decoração interna e externa compatível aos padrões de luxo da época executadas por um grande mestre na arte de pintar dando status que merece por ser pessoa de influencia na sociedade.
Bangalô da família Álvaro Martins Correia de dois pavimentos, residência de um dos maiores empreendedores empresarial da época senhor Álvaro Correia diretor gerente da empresa Indústria e Comercio Martins Mello, na compra e venda de produtos regionais, com advento da Zona Franca o ciclo do extrativismo no Amazonas acabou em conseqüência encerrando suas atividades. O senhor Álvaro transferiu sua residência para Belém do Pará vindo a falecer comentam que a causa mortes foi a saudade.
Residência belo bangalô onde o pequeno Alvarito viveu sua criancice, adolescência, juventude e amadurecimento, “as flores do jardim murcharam todas” se deteriorando pelas intempéries do tempo desafiando um destemido filho de Deus adquiri-lo para sua imediata reforma antes que seus alicerces enfraqueçam aí é o fim o que não desejamos.


fonte: 
https://www.facebook.com/mariobenigno.mendes.9/posts/1849066065319733

GRUPO SIMÕES APRESENTA PROJETO DO TERMINAL PORTUÁRIO DE NOVO REMANSO NA CÂMARA DE ITACOATIARA.

Na Sessão Plenária do dia 24, terça-feira, houve uma Sessão de tempo para o Grupo Simões apresentar o projeto do Porto de Novo Remanso. O Plenário da Casa estava composto pelo Presidente Dário Nunes Junior, PSDB; Aluísio Isper Netto e Raimundo Silva, PSB; José Augusto Queiros, PT; João Bosco Rodrigues, PP; Lincon (Badi) Pacheco e Jucinei Freire (Nei Nobre), PRB; Alcimar Filho, PDT; Marcos Holanda, PROS; Arialdo Guimarães, PPS; Richardson (do Mutirão) Rodrigues, PR.
A apresentação do projeto foi feita pelo senhor Rodrigo Baraúna Pinheiro, Presidente do Terminal Portuário Novo Remanso, que mostrou todo o investimento de forma esclarecedora, por meio de vídeos promocionais do empreendimento.
O projeto conta com quatro terminais em três piers; “um de grãos, um pra minérios e cargas gerais e outro para combustíveis”. O empreendimento será realizado em área própria, superior a um milhão de metros quadrados, na Vila de Novo Remanso, na confluência dos Rios Madeiras e Amazonas.
O terminal de grãos, construído em uma área de 27.600 m2.terá capacidade de movimentação de mais de um milhão e 200 mil toneladas por ano, o que equivaleria a aproximadamente 100 mil toneladas por mês e depois de consolidada o projeto, terá capacidade de 1.500 toneladas por hora;
O terminal de minérios e cargas gerais, segundo o projeto, será dividido em duas áreas, uma para armazenagem de cargas com 4.500m2 cada um e o terminal de minério, com um potencial de movimentação inicial de 785 mil toneladas por ano e depois de expandido poderá alcançar quase dois milhões de toneladas por ano;
O terminal de combustíveis, terá a capacidade inicial de captura de cargas de mais de 800 mil metros cúbicos de armazenamento por ano, com inicialmente oito tanques de armazenagem de diversos combustíveis, uma alternativa de abastecimento de combustível para a Amazônia Ocidental por meio dos rios Madeira, Solimões e Rio Negro.
Todo esse investimento tem por objetivo diminuir o transporte de carga geral, minério e combustível por estrada, explorando as hidrovias, diminuindo custos e implementará de fato, o início de desenvolvimento para o Município de Itacoatiara.
Mais que um Terminal Portuário.
O empreendimento é bastante completo, não visa somente o lucro dos investidores, mas também desenvolve todo um projeto sócio educacional para os moradores da Vila de Novo Remanso e entono. As crianças em idade escolar são o foco das ações do Grupo Simões, pois com a implantação do Terminal Portuário, mão de obra especializada para os diversos setores do Terminal será necessária e com o envolvimento dos comunitários, o protagonismo da própria história é o objetivo.
A Educação Patrimonial vem fundamentar o interesse do Grupo de Investidores pela Região, mostrando aos moradores do local, toda a riqueza arqueológica, existente na área do empreendimento. Com a parceria do IPHAM, os investidores estão trabalhando junto com a comunidade na recuperação e preservação das riquezas arqueológicas, património histórico daquele lugar.
O Terminal Portuário do Novo Remanso, também está investindo no patrimônio intelectual da comunidade. Os professores estão sendo valorizados em suas funções, recebendo do grupo de investidores, todas as informações necessárias quanto ao benefícios que o Terminal trará, bem como está o andamento do projeto. É uma iniciativa que envolve toda a comunidade num projeto maior que a simples construção de um Terminal Portuário, a construção do futuro para a Vila de Novo Remanso. Uma marca do grupo de investidores: Construir o progresso sem abrir mão da sustentabilidade.
Após a apresentação dos vídeos, a palavra foi concedida aos vereadores presentes e posteriormente aos presentes na galeria.



segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Revista Exame publica as 50 cidades pequenas mais desenvolvidas do Brasil e Itacoatiara aparece na 28º posição.

Melhor desenvolvimento econômico
 
Parque em Vinhedo, SP
Vinhedo: cidade localizada a 75 quilômetros de São Paulo aparece na 17° colocação
 
 

São Paulo – No meio do caminho entre a Grande São Paulo e Campinas, um município desponta como modelo de desenvolvimento no país. Trata-se de Paulínia, uma cidade com menos de 100.000 habitantes, sede de grandes empresas petroquímicas e cenário de produções cinematográficas como “Chico Xavier” e “O Menino da Porteira”.

É ela que ocupa o primeiro lugar no ranking das 50
cidades pequenas que apresentam melhor desenvolvimento econômico, produzido com exclusividade pela consultoria Urban Systems e que compõem a pesquisa “As melhores cidades do Brasil para fazer negócios”, publicado na edição 1100 de EXAME.

A análise foi produzida a partir de dados de 348 cidades com população entre 50.000 e 100.000 habitantes — enquadradas no conceito de "média-pequenas". Municípios desse porte são responsáveis por 10% de tudo o que é produzido no país, além de concentrarem 11% das empresas e 12% da população.
 
PERFIL
Quase todas as cidades que apresentaram alto grau de desenvolvimento estão próximas de grandes municípios ou de regiões metropolitanas. De início, a estrutura dos vizinhos acaba sendo muito útil para o crescimento. Com o tempo, essa dependência diminui  e muito.
“Não é raro que muitas delas deixem de ser parte de um polo para se tornarem sozinhas polos de investimento”, diz Willian Rigon, responsável pela pesquisa.
Outro ponto comum nelas é a existência de uma “âncora de desenvolvimento”, ou seja, um setor econômico bem desenvolvido. É assim com Paulínia, com suas empresas petroquímicas e o polo de cinema, Lucas do Rio Verde (MS), com o agronegócio, e Ipojuca (PE), com o Porto de Suape.
O ponto de virada, no entanto, acontece quando elas conseguem expandir essas mesmas oportunidades para outros setores e para a população em geral. “Ao não depender de uma só atividade, elas suportam melhor momentos de crise”, diz Rigon.
Ao navegar pelas fotos, você encontra as 50 cidades que receberam as maiores pontuações, além de um compilado de números que mostram a qualidade de vida nesses locais.
O ranking foi criado a partir da análise de 13 indicadores econômicos, como PIB per capita, crescimento dos empregos formais, importações e exportações. Cada um dos critérios ganhou um peso de acordo com sua importância, totalizando 14 pontos.

 

1ª Paulínia (SP)

2/52 Reprodução/FacebookPrefeituradePaulínia
Paulínia (SP)
CidadePaulínia (SP)
Nota (de 0 a 14)5,878
População estimada¹97.702
PIB per capita (em reais)²112.324,55
Esperança de vida ao nascer (em anos)76,83
Taxa de analfabetismo (em %)³3,5
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

2ª Lucas do Rio Verde (MT)

3/52 Marcos Vergueiro/ Secom MT
Lucas do Rio Verde (MT)
CidadeLucas do Rio Verde (MT)
Nota (de 0 a 14)5,272
População estimada¹57.285
PIB per capita (em reais)²50.146,71
Esperança de vida ao nascer (em anos)74,96
Taxa de analfabetismo (em %)³3,3
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

3ª Ipojuca (PE)

4/52 Danilo Luiz/SECOMIpojuca
Ipojuca (PE)
CidadeIpojuca (PE)
Nota (de 0 a 14)5,246
População estimada¹80.637
PIB per capita (em reais)²138.273,00
Esperança de vida ao nascer (em anos)71,44
Taxa de analfabetismo (em %)³20,6
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

4ª Senador Canedo (GO)

5/52 Reprodução/Facebook/PrefeituradeSenadorCanedo
Senador Canedo (GO)
CidadeSenador Canedo (GO)
Nota (de 0 a 14)5,200
População estimada¹100.367
PIB per capita (em reais)²44.319,45
Esperança de vida ao nascer (em anos)74,59
Taxa de analfabetismo (em %)³6,5
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

5ª Cajamar (SP)

6/52 André Skamorauskas/AscomCajamar
Cajamar (SP)
CidadeCajamar (SP)
Nota (de 0 a 14)5,127
População estimada¹71.805
PIB per capita (em reais)²85.031,31
Esperança de vida ao nascer (em anos)73,59
Taxa de analfabetismo (em %)³5,2
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

6ª Rio do Sul (SC)

7/52 Reprodução/Facebook/PrefeituraRiodoSul
Rio do Sul (SC)
CidadeRio do Sul (SC)
Nota (de 0 a 14)5,110
População estimada¹67.237
PIB per capita (em reais)²41.666,72
Esperança de vida ao nascer (em anos)78,61
Taxa de analfabetismo (em %)³2,8
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

7ª Concórdia (SC)

8/52 Reprodução/Facebook/PrefeituraConcórdia
Concórdia (SC)
CidadeConcórdia (SC)
Nota (de 0 a 14)5,071
População estimada¹72.642
PIB per capita (em reais)²34.784,73
Esperança de vida ao nascer (em anos)77,33
Taxa de analfabetismo (em %)³4,2
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

8ª Aracruz (ES)

9/52 Denis Rizzoli/Wikimedia Commons
Praia de Putiri, Aracruz, Espírito Santo, Brasil
CidadeAracruz (ES)
Nota (de 0 a 14)4,938
População estimada¹95.056
PIB per capita (em reais)²43.972,06
Esperança de vida ao nascer (em anos)75,26
Taxa de analfabetismo (em %)³7,4
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

9ª Boituva (SP)

10/52 Wikimedia/Creative Commons
Boituva (SP)
CidadeBoituva (SP)
Nota (de 0 a 14)4,936
População estimada¹55.725
PIB per capita (em reais)²42.055,96
Esperança de vida ao nascer (em anos)76,67
Taxa de analfabetismo (em %)³4,9
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

10ª Camocim (CE)

11/52 Reprodução/Facebook-PrefeituradeCamocim
Camocim (CE)
CidadeCamocim (CE)
Nota (de 0 a 14)4,893
População estimada¹62.473
PIB per capita (em reais)²8.971,11
Esperança de vida ao nascer (em anos)68,71
Taxa de analfabetismo (em %)³26,5
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos
 

 

11ª Matão (SP)

12/52 Reprodução/GoogleMaps
Matão (SP)
CidadeMatão (SP)
Nota (de 0 a 14)4,836
População estimada¹81.439
PIB per capita (em reais)²79.887,15
Esperança de vida ao nascer (em anos)75,84
Taxa de analfabetismo (em %)³5,7
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos
 

 

12ª Luís Eduardo Magalhães (BA)

13/52 Reprodução/FacebookPrefeituradeLuísEduardoMagalhães
Luís Eduardo Magalhães (BA)
CidadeLuís Eduardo Magalhães
Nota (de 0 a 14)4,750
População estimada¹79.162
PIB per capita (em reais)²53.647,42
Esperança de vida ao nascer (em anos)74,53
Taxa de analfabetismo (em %)³7,3
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

13ª Nova Lima (MG)

14/52 Celso Travassos/Prefeitura
Nova Lima, em Minas Gerais
CidadeNova Lima (MG)
Nota (de 0 a 14)4,742
População estimada¹89.900
PIB per capita (em reais)²71.792,07
Esperança de vida ao nascer (em anos)78,1
Taxa de analfabetismo (em %)³2,9
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

14ª Curvelo (MG)

15/52 Leandro Bustamante/ASCOM Prefeitura de Curvelo
Curvelo (MG)
CidadeCurvelo (MG)
Nota (de 0 a 14)4,737
População estimada¹78.900
PIB per capita (em reais)²12.109,40
Esperança de vida ao nascer (em anos)76,05
Taxa de analfabetismo (em %)³7,8
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

15ª Itupeva (SP)

16/52 Heitor Carvalho Jorge/Wikimedia Commons
Parque Aquático Wet'n Wild em Itupeva, São Paulo
CidadeItupeva (SP)
Nota (de 0 a 14)4,725
População estimada¹54.128
PIB per capita (em reais)²50.103,95
Esperança de vida ao nascer (em anos)75,63
Taxa de analfabetismo (em %)³4,7
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos 

 

16ª Sorriso (MT)

17/52 Tiago da Luz/Prefeitura de Sorriso
Sorriso (MT)
CidadeSorriso (MT)
Nota (de 0 a 14)4,714
População estimada¹80.298
PIB per capita (em reais)²53.584,97
Esperança de vida ao nascer (em anos)75,33
Taxa de analfabetismo (em %)³4,9
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

17ª Vinhedo (SP)

18/52 Reprodução/FacebookPrefeituradeVinhedo
Vinhedo (SP)
CidadeVinhedo (SP)
Nota (de 0 a 14)4,661
População estimada¹72.550
PIB per capita (em reais)²99.285,80
Esperança de vida ao nascer (em anos)77,68
Taxa de analfabetismo (em %)³3,4
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos
 

 

18ª Jaguariúna (SP)

19/52 Aluízio Santana/Prefeitura de Jaguariúna
Jaguariúna (SP)
CidadeJaguariúna (SP)
Nota (de 0 a 14)4,648
População estimada¹51.907
PIB per capita (em reais)²81.040,40
Esperança de vida ao nascer (em anos)76,74
Taxa de analfabetismo (em %)³4,3
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

19ª Eusébio (CE)

20/52 Divulgação/Prefeitura de Eusébio
Eusébio (CE)
CidadeEusébio (CE)
Nota (de 0 a 14)4,643
População estimada¹51.127
PIB per capita (em reais)²29.327,45
Esperança de vida ao nascer (em anos)72,66
Taxa de analfabetismo (em %)³13,5
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

20ª Saquarema (RJ)

21/52 Divulgação/Prefeitura de Saquarema
Saquarema (RJ)
CidadeSaquarema (RJ)
Nota (de 0 a 14)4,637
População estimada¹82.359
PIB per capita (em reais)²14.792,31
Esperança de vida ao nascer (em anos)73,26
Taxa de analfabetismo (em %)³6,3
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

21ª Trairi (CE)

22/52 Reprodução/Facebook/PrefeituradeTrairi
Trairi (CE)
CidadeTrairi (CE)
Nota (de 0 a 14)4,620
População estimada¹54.418
PIB per capita (em reais)²5.672,78
Esperança de vida ao nascer (em anos)69,34
Taxa de analfabetismo (em %)³23,6
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

22ª Ibitinga (SP)

23/52 Reprodução/Facebook/PrefeituradeIbitinga
Ibitinga (SP)
CidadeIbitinga (SP)
Nota (de 0 a 14)4,571
População estimada¹57.649
PIB per capita (em reais)²17.402,67
Esperança de vida ao nascer (em anos)75,76
Taxa de analfabetismo (em %)³5,5
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

23ª Macaíba (RN)

24/52 Reprodução/FacebookPrefeituradeMacaíba
Macaíba (RN)
CidadeMacaíba (RN)
Nota (de 0 a 14)4,557
População estimada¹78.021
PIB per capita (em reais)²13.907,99
Esperança de vida ao nascer (em anos)72,04
Taxa de analfabetismo (em %)³22,6
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

24ª Santa Cruz do Capibaribe (PE)

25/52 Reprodução/Google Maps
Santa Cruz do Capibaribe (PE)
CidadeSanta Cruz do Capibaribe (PE)
Nota (de 0 a 14)4,544
População estimada¹101.485
PIB per capita (em reais)²8.336,88
Esperança de vida ao nascer (em anos)73,35
Taxa de analfabetismo (em %)³16
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos 

 

25ª Itumbiara (GO)

26/52 Wikimedia/Creative Commons
Itumbiara (GO)
CidadeItumbiara (GO)
Nota (de 0 a 14)4,494
População estimada¹100.548
PIB per capita (em reais)²32.500,73
Esperança de vida ao nascer (em anos)75,3
Taxa de analfabetismo (em %)³7,9
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos
 

 

26ª Mairiporã (SP)

27/52 Wikimedia/Creative Commons
Mairiporã (SP)
CidadeMairiporã (SP)
Nota (de 0 a 14)4,477
População estimada¹92.323
PIB per capita (em reais)²16.103,16
Esperança de vida ao nascer (em anos)77,86
Taxa de analfabetismo (em %)³5
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos 

 

27ª Francisco Beltrão (PR)

28/52 Wikimedia/Creative Commons
Francisco Beltrão (PR)
CidadeFrancisco Beltrão (PR)
Nota (de 0 a 14)4,461
População estimada¹86.499
PIB per capita (em reais)²19.244,09
Esperança de vida ao nascer (em anos)75,65
Taxa de analfabetismo (em %)³5,7
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

28ª Itacoatiara (AM)

29/52 Divulgação/Aleam
Itacoatiara (AM)
CidadeItacoatiara (AM)
Nota (de 0 a 14)4,439
População estimada¹97.122
PIB per capita (em reais)²11.681,96
Esperança de vida ao nascer (em anos)73,66
Taxa de analfabetismo (em %)³9,1
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

29ª Lajeado (RS)

30/52 Divulgação/Prefeitura de Lajeado
Lajeado (RS)
CidadeLajeado (RS)
Nota (de 0 a 14)4,432
População estimada¹78.486
PIB per capita (em reais)²35.669,82
Esperança de vida ao nascer (em anos)75,41
Taxa de analfabetismo (em %)³2,7
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

30ª Navegantes (SC)

31/52 Reprodução/GoogleMaps
Navegantes (SC)
CidadeNavegantes (SC)
Nota (de 0 a 14)4,430
População estimada¹72.772
PIB per capita (em reais)²23.342,62
Esperança de vida ao nascer (em anos)77,37
Taxa de analfabetismo (em %)³4,2
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

31ª Ijuí (RS)

32/52 Reprodução/FacebookPrefeituradeIjuí
Ijuí (SC)
CidadeIjuí (RS)
Nota (de 0 a 14)4,420
População estimada¹82.833
PIB per capita (em reais)²29.510,14
Esperança de vida ao nascer (em anos)76,48
Taxa de analfabetismo (em %)³4,2
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

32ª Catalão (GO)

33/52 Divulgação/Prefeitura de Catalão
Catalão (GO)
CidadeCatalão (GO)
Nota (de 0 a 14)4,381
População estimada¹98.737
PIB per capita (em reais)²60.915,30
Esperança de vida ao nascer (em anos)74,12
Taxa de analfabetismo (em %)³5,5
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

33ª Cristalina (GO)

34/52 Divulgação/Prefeitura de Cristalina
Cristalina (GO)
CidadeCristalina (GO)
Nota (de 0 a 14)4,361
População estimada¹53.300
PIB per capita (em reais)²31.007,07
Esperança de vida ao nascer (em anos)73,84
Taxa de analfabetismo (em %)³9,1
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

34ª Benevides (PA)

35/52 Reprodução/GoogleMaps
Benevides (PA)
CidadeBenevides (PA)
Nota (de 0 a 14)4,350
População estimada¹58.637
PIB per capita (em reais)²13.959,32
Esperança de vida ao nascer (em anos)72,9
Taxa de analfabetismo (em %)³6,8
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

35º Cabedelo (PB)

36/52 Domínio Público/Wikimedia
Pôr do Sol na praia do Jacaré, em Cabedelo (PB)
CidadeCabedelo (PB)
Nota (de 0 a 14)4,345
População estimada¹65.634
PIB per capita (em reais)²56.146,05
Esperança de vida ao nascer (em anos)74,31
Taxa de analfabetismo (em %)³10,7
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

36ª São Bento do Sul (SC)

37/52 Wikimedia/Creative Commons
São Bento do Sul (SC)
CidadeSão Bento do Sul (SC)
Nota (de 0 a 14)4,335
População estimada¹80.936
PIB per capita (em reais)²30.766,89
Esperança de vida ao nascer (em anos)77,25
Taxa de analfabetismo (em %)³2,4
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos
 

 

37ª Carazinho (RS)

38/52 Reprodução/GoogleMaps
Carazinho (RS)
CidadeCarazinho (RS)
Nota (de 0 a 14)4,325
População estimada¹62.039
PIB per capita (em reais)²24.590,23
Esperança de vida ao nascer (em anos)75,42
Taxa de analfabetismo (em %)³4,1
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos
 

 

38ª Nova Odessa (SP)

39/52 Wikimedia/Creative Commons
Nova Odessa (SP)
CidadeNova Odessa (SP)
Nota (de 0 a 14)4,314
População estimada¹56.764
PIB per capita (em reais)²39.831,83
Esperança de vida ao nascer (em anos)76,68
Taxa de analfabetismo (em %)³3,6
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos 

 

39ª São Sebastião (SP)

40/52 Getty Images
Barra do Una, em São Sebastião
CidadeSão Sebastião (SP)
Nota (de 0 a 14)4,314
População estimada¹83.020
PIB per capita (em reais)²30.916,17
Esperança de vida ao nascer (em anos)77,51
Taxa de analfabetismo (em %)³5,9
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

40ª Aquiraz (CE)

41/52 Google Street View
Aquiraz, Ceará
CidadeAquiraz (CE)
Nota (de 0 a 14)4,302
População estimada¹77.717
PIB per capita (em reais)²12.560,94
Esperança de vida ao nascer (em anos)72,27
Taxa de analfabetismo (em %)³20,8
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

41ª Mococa (SP)

42/52 Alexandre Moreira/A2 FOTOGRAFIA/Governo de São Paulo
Estátua em praça da cidade de Mococa (SP)
CidadeMococa (SP)
Nota (de 0 a 14)4,299
População estimada¹68.797
PIB per capita (em reais)²22.089,75
Esperança de vida ao nascer (em anos)74,63
Taxa de analfabetismo (em %)³5,8
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

42ª Votuporanga (SP)

43/52 Gustavo Portugal/Wikimedia Commons
Votuporanga, em São Paulo
CidadeVotuporanga (SP)
Nota (de 0 a 14)4,279
População estimada¹91.278
PIB per capita (em reais)²18.481,60
Esperança de vida ao nascer (em anos)76,44
Taxa de analfabetismo (em %)³5,2
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos 

 

43ª Caieiras (SP)

44/52 RonanW Humberto Do Lago Müller/WikimediaCommons
Vista da área urbana ao norte da cidade de Caieiras
CidadeCaieiras (SP)
Nota (de 0 a 14)4,255
População estimada¹95.780
PIB per capita (em reais)²25.821,43
Esperança de vida ao nascer (em anos)76,68
Taxa de analfabetismo (em %)³3,9
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

44ª Barbalha (CE)

45/52 Reprodução/Facebook/PrefeituradeBarbalha
44ª Barbalha (CE)
CidadeBarbalha (CE)
Nota (de 0 a 14)4,253
População estimada¹58.855
PIB per capita (em reais)²8.919,52
Esperança de vida ao nascer (em anos)74,02
Taxa de analfabetismo (em %)³18,7
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

45ª Russas (CE)

46/52 Reprodução/Facebook/PrefeituradeRussas
45ª Russas (CE)
CidadeRussas (CE)
Nota (de 0 a 14)4,248
População estimada¹75.018
PIB per capita (em reais)²8.844,63
Esperança de vida ao nascer (em anos)72,43
Taxa de analfabetismo (em %)³19,6
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

46ª Viana (ES)

47/52 Divulgação/PrefeituradeViana
46ª Viana (ES)
CidadeViana (ES)
Nota (de 0 a 14)4,241
População estimada¹74.499
PIB per capita (em reais)²18.732,92
Esperança de vida ao nascer (em anos)73,94
Taxa de analfabetismo (em %)³7

 

47ª Bebedouro (SP)

48/52 Divulgação/Prefeitura de Bebedouro
Visão aérea da cidade de Bebedouro (SP)
CidadeBebedouro (SP)
Nota (de 0 a 14)4,236
População estimada¹77.627
PIB per capita (em reais)²47.392,03
Esperança de vida ao nascer (em anos)76,16
Taxa de analfabetismo (em %)³4,9
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos
 

48ª Arujá (SP)

49/52 Divulgação/Prefeitura de Arujá
48ª Arujá (SP)
CidadeArujá (SP)
Nota (de 0 a 14)4,232
População estimada¹83.939
PIB per capita (em reais)²27.814,17
Esperança de vida ao nascer (em anos)76,95
Taxa de analfabetismo (em %)³4,9
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos
 

49ª Vargem Grande (MA)

50/52 Reprodução/GoogleMaps
Vargem Grande (MA)
CidadeVargem Grande (MA)
Nota (de 0 a 14)4,221
População estimada¹54.845
PIB per capita (em reais)²4.618,74
Esperança de vida ao nascer (em anos)71,1
Taxa de analfabetismo (em %)³32
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos
 

50ª Mafra (SC)

51/52 Reprodução/Facebook/PrefeituraMafra
Mafra (SC)
CidadeMafra (SC)
Nota (de 0 a 14)4,219
População estimada¹55.313
PIB per capita (em reais)²21.714,15
Esperança de vida ao nascer (em anos)77,82
Taxa de analfabetismo (em %)³3,5
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

 

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA