O escritório de Severiano Porto Arquitetura LTDA. foi contratado pela prefeitura de Manaus, na gestão de Arthur Neto, em 1992, para projetar um dos maiores e ma...is belos parques ambientais urbanizados da cidade.
Sua concepção original nunca foi totalmente compreendida, no qual defendia total integração com a mata remanescente da orla fluvial, junto com a paisagem ambiental ainda preservada da praia.
Em destaque, está uma das diversas ilustrações feitas para o projeto aprovado, que mostra um dos postos policiais integrado ao paisagismo denso, que se estendia por todo o calçadão protegido, tanto por tipos arbóreos, quanto às estruturas de ferro que sustentariam trepadeiras floridas, para proteger a população do sol escaldante.
O Parque Ambiental Urbano da Ponta Negra era um dos projeto mais ousados, na sua concepção final, contemplaria toda uma série de tipologias arquitetônicas adotada por Severiano Porto ao longo da sua trajetória, isso consiste na construção de diversas edificações com as mesmas técnicas e formas adotadas no Centro de Proteção Ambiental de Balbina, no antigo restaurante Chapéu de Palha, partes do projeto que nunca saíram do papel, no qual o projeto final não atingiu nem 40% do que se planejava para o local, e com o passar dos anos muitos dos conceitos defendidos foram se perdendo e com ele, a Ponta Negra foi sendo abandonada ao poucos, até chegar no ponto de degradação, pela falta de manutenção e continuidade do projeto original.
Em 2011, toda obra deixada por Severiano Porto, para o Parque Ambiental da Ponta Negra foi demolida, não restando nem a memória daqueles que acompanharam um do belos projetos de total harmonia com a natureza, preservando o existente e ampliando o conceito de regionalismo de alto padrão, assim constituído por Severiano e valorizado e aplaudido por milhares de pessoas fora da cidade.
fonte: Anete Perrone
Severiano Mário Porto
Nenhum comentário:
Postar um comentário