quarta-feira, 22 de maio de 2013

ITACOATIARA SOB A LUZ DO DIVINO

itacoatiara-festa-espirito-santo 

No Espírito Santo - Terceira Pessoa da Santíssima Trindade - reside o Amor Supremo entre o Pai e o Filho. Jesus quem nos recomenda: “Pedi e se vos dará. Buscais e achareis. Batei e vos será aberto” (Mt VII, 7s).   
“Olha, lá vai passando a procissão se arrastando que nem cobra pelo chão”, assim diz a letra da musica de Gilberto Gil, e em Itacoatiara, não foi diferente, centenas de pessoas participaram, da procissão do Divino Espírito Santo, no último domingo (19), que se arrastou, que nem cobra pelo chão, ao longo do Bairro da Colônia, donde é padroeiro, e terminou com uma missa campal em frente da Igreja.
Foram dez noites de festa (arraial), onde músicas, jogos, brincadeiras e leilões, se misturaram com a fé e devoção dos fiéis católicos, apostólicos, romanos e Itacoatiarenses. A terra da Pedra Pintada pode estar sem porto, mas, sem Fé, não! Está sob a Luz do Divino.   
Hinos, cantos e louvores foram direcionados ao céu agradecendo a graça concebida, sob a Fé do Divino Espírito Santo. Houve muita emoção e lágrimas, dos fiéis ao pagarem suas promessas: descalços, ou, “cada um carregando sua cruz”, eles caminhavam felizes pela oportunidade de estarem ali, participando da manifestação. Outros aproveitaram o momento para orar e pedir paz; segurança e mais compreensão entre os homens; força, fé e muita energia positiva para superar as agruras da vida e aliviar a tensão da alma.
Itacoatiara tem muitos problemas, como toda e qualquer cidade brasileira, mas numa hora dessas o povo se junta, sem preconceitos, discriminações e se misturam mesmo: pobres ricos, remediados, pretos, brancos, e, numa só voz oram pelo bem do próximo, pedindo muita luz nos caminhos das pessoas que lutam por uma sociedade melhor. E é dentro desse contexto que essas manifestações são muito bem-vindas. Portanto, que a luz do Divino Espírito Santo esteja sempre acesa ao povo de Itacoatiara, e traga de volta o seu Porto, para a alegria dos trabalhadores portuários e o progresso da cidade. 

Blog da floresta - David Almeida

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA