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domingo, 9 de março de 2014
sábado, 8 de março de 2014
Conheça o projeto do novo Vivaldão para a copa 2014
Manaus na Copa: veja os bastidores do projeto que credenciou a capital
Projeto da Arena da Amazônia teve um custo de R$ 15 milhões; sustentabilidade do estádio, infraestrutura da capital e PIB também pesaram na decisão final
Por Silvio Lima e Alírio LucasManaus
1 comentário
Na área externa do Vivaldão, público acompanhou anúncio da Fifa no dia 31 de maio de 2009 (Foto: Muniz Neto)
Por estar na região amazônica, os idealizadores também pretendiam
fazer um dos mais modernos e sustentáveis estádios do mundo, com
reaproveitamento da água da chuva para irrigar o gramado, a utilização de
lâmpadas com energia solar e outras medidas que dessem ao estádio o selo de
sustentabilidade.
Projeto da Arena da Amazônia foi inspirado em elementos da região amazônica (Foto: Reprodução)
O
ex-titular da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento
Econômico do Amazonas (Seplan), Denis Minev, um dos líderes do projeto,
explicou como foi que chegaram ao formato escolhido para a Arena da
Amazônia. Segundo ele, "a ideia é que fosse algo amazônico. Então
veio a ideia do cesto indígena e do couro da cobra”.
- Naquela altura buscamos uma empresa que tivesse uma perna no Brasil. E a GMP
[alemã], que tinha feito na África do Sul quatro estádios e na Alemanha mais
quatro, era a empresa ideal. Com tantos itens que precisavam ser especificados,
fizemos essa busca a arquitetos que realmente entendessem até porque com um
projeto de mais de 600 páginas, se pegar alguém que não entenda fica mais
difícil – contou.
O projeto da Arena da Amazônia preenche todos os requisitos da Fifa (Foto: Reprodução)
Após a
aprovação, a GMP 'colocou as mãos na massa' na elaboração do projeto, que
custou cerca R$ 15 milhões. E para chegar ao projeto ideal, um dos
responsáveis, o arquiteto Ralf Amann, informou que o mito de Manaus e os
potenciais da floresta amazônica foram levados em conta, principalmente porque
conferem à cidade um grande poder de atração para o turismo.
- Por essa
razão (potencial turístico), na fase de elaboração do projeto do estádio de
Manaus, decidimos conceber um estádio bem simples que, por outro lado, seja uma
espécie de citação ao lugar especial situado bem no meio da floresta tropical – explicou.
O estádio
não deve ser projetado apenas como uma edificação funcional, mas também se deve
concebê-lo como uma parte da paisagem urbana"
Ralf Amann
De acordo
com Ralf, o principal interesse durante a concepção do estádio é criar um
espaço para os espectadores, onde eles se sintam bem. Isso inclui uma série de
atributos arquitetônicos, mas também uma fácil orientação.
- Além
disso, a construção de estádios se tornou mais qualitativa na medida em que
eles também ganham uma ênfase maior como marco urbanístico. Portanto, o estádio
não deve ser projetado apenas como uma edificação funcional, mas também se deve
concebê-lo como uma parte da paisagem urbana, na qual ele se integra
harmonicamente ou cria destaques arquitetônicos.
Sistema
especial de fachadas
O projetista
da Arena da Amazônia explicou que como Manaus é uma cidade quente, foi criado
um sistema especial, composto por fachadas climáticas e elementos de
sombreamento, o que propicia uma ventilação natural das arquibancadas.
- Devo
lembrar também que a gestão ativa da água aumenta a sustentabilidade do estádio.
Através da utilização de materiais de construção de origem predominantemente
local, reduz-se a poluição ambiental resultante do transporte de materiais.Além
disso, os arquitetos da GMP confiaram na competência existente no setor da
construção civil brasileira, como, por exemplo, na construção com concreto.
Esses dois aspectos resultam em um efeito econômico favorável na região, bem
como em um balanço ecológico positivo sob o ponto de vista do ciclo total de
vida da construção – frisou Ralf.
Iluminação
O projetista
explicou que as áreas de acesso público receberão um sombreamento eficaz
tornando possível uma máxima utilização da luz diurna e que o consumo de
energia para a iluminação artificial no interior do prédio ficará abaixo das
exigências com vidros de proteção da luz do sol reduzindo a entrada de raios
solares e de calor.
- Através da interação com as aberturas na fachada, surge uma ventilação
natural que propicia um microclima agradável. Além disso, um sistema de
refrigeração sem CFC e um ar condicionado controlado de forma descentralizada
contribuem para temperaturas agradáveis com uma elevada eficiência energética.
O equipamento técnico do prédio, bem como os sistemas acústicos e de iluminação
são controlados através de automação inteligente do prédio, podendo ser utilizados
por setor e separadamente, algo que reduz ainda mais o consumo de energia –
destacou Ralf.
Espaços internos projetados para a Arena da Amazônia (Foto: GloboEsporte.com)
Baixo consumo de água
Outro ponto que difere a Arena da Amazônia é como será feita a utilização da
água nas dependências do estádio. As vigas da cobertura do estádio atuam como
grandes calhas para captar enormes quantidades de água das chuvas. Com isso, a
água é recolhida e será usada na descarga dos banheiros, reduzindo o consumo de
água potável em 45%. Além disso, foram projetadas torneiras controladas eletronicamente
e a irrigação do gramado será feita com a água pluvial recolhida. Sem contar
que o estádio possui uma estação interna de esgoto.
- Para nós,
em uma edificação no clima quente tropical da Amazônia, está em primeiro plano
não apenas a proteção da estrutura da construção, mas também obter temperaturas
interiores agradáveis. Para reduzir as cargas de resfriamento com um mínimo
possível de consumo de energia e de trabalhos técnicos, mesmo diante das
condições climáticas extremas, nós criamos pré-requisitos favoráveis para
atingir temperaturas ambientes agradáveis – revelou Ralf.
antes da criação do projeto
Manaus conseguiu a vaga na Copa do Mundo. Mas o que foi feito pelo governo antes de chegar no projeto da Arena da Amazônia? De acordo com o ex-secretário Denis Minev, que assumiu a frente do projeto, ao lado da GMP, após o trabalho ser iniciado pela Secretaria de Estado de Cultura, o projeto levou cerca de oito meses para ser elaborado, desde o seu processo de criação até o momento da oficialização da candidatura.
- O Brasil
foi selecionado em dezembro de 2007 e, no primeiro semestre de 2008, foi
decidido que Manaus iria se candidatar a ser uma das cidades sedes. Já em
fevereiro de 2009 tinha que ser entregue todo o projeto que inicialmente ficou
com a Secretaria de Cultura e em seguida veio para a Seplan, já no segundo
semestre de 2008 – explicou, ao ressaltar que, na época, a candidatura de
Manaus era vista com o uma "necessidade" para o Estado.
- Naquele
momento se viu a necessidade da candidatura de Manaus a Copa do Mundo, pois se
sabia que com ela se viria vários investimentos que ajudaria o Amazonas, com
obras além da Arena da Amazônia. Mas acho que o que fez Manaus ganhar de fato,
além do projeto e tudo mais, foi o turismo, localização e o PIB da cidade que
era mais alto que o de Belém – emendou.
Projeto gráfico da Arena da Amazônia (Foto: Divulgação)
Um dos
pontos mais criticados na época, sobre o projeto de Manaus para a Copa, era a
demolição do estádio Vivaldo Lima, principal palco do futebol amazonense. Para
Denis, foi observada a necessidade da demolição do estádio, pois “se fosse
fazer os reparos no Vivaldo Lima padrões Fifa, se gastaria o mesmo valor ou até
mais um pouco”.
- Na nossa avaliação, Manaus estava muito competitiva com Belém e avaliando
todos os requisitos da Fifa, se viu que o Vivaldão não se enquadrava nos
padrões que eram exigidos, como ângulo das cadeiras e até mesmo os camarotes
que são exigências. Como a reforma teria que mudar isso e outras coisas. Uma
obra de reforma muito profunda sairia mais caro do que demolir e fazer outro
estádio – justificou.
UGP Copa
Logo após o processo de criação e início das
obras na Arena da Amazônia, já em dezembro de 2010, foi criada a Unidade
Gestora da Copa (UGP-Copa), com objetivo de coordenar as ações do mundial que
até então eram lidaredas pela Seplan. - Como a Seplan tem um objetivo especifico com o planejamento do Estado, o governador viu a necessidade de que precisava de uma estrutura para focar em todas as coisas que iriam ser feitas. Que envolviam não só a construção da Arena da Amazônia, mas também a preparação da segurança da cidade como o a instalação do centro integrado de segurança – disse o coordenador da UGP Copa, Miguel Capobiango.
Copa além do estádio
Realizar uma Copa do Mundo não depende apenas de um grande projeto de estádio. A infraestrutura de uma cidade também pesa na escolha. O projeto de Manaus também abraçou outros setores. Infelizmente, nem tudo previsto na matriz de responsabilidade da Copa foi executado, como é o caso da mobilidade urbana. Parte das outras obras previstas ainda está a caminho.
Projetos | Propostas | |
CATs | Ampliação e qualificação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Praça Tenreiro Aranha e a implantação de dois novos CATs (um na Ponta Negra e outro na Rodoviária de Manaus). | |
Porto de Manaus | Melhorias na infraestrutura portuária da capital amazonense estão na matriz de responsabilidade da Copa. | |
Sinalização de vias | O projeto de revitalização da sinalização de ruas, avenidas e de pontos históricos de Manaus para Copa do Mundo de 2014 prevê a instalação de 400 placas com informações em dois idiomas (português e inglês), de acordo com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur). | |
CICC | Um novo Centro
Integrado de Comando e Controle (CICC)
funcionará ao lado do Centro Integrado de Operações (Ciops), em Manaus. É
o principal projeto voltado ao monitoramento de segurança na capital. | |
Centro de Convenções | O Centro de Convenções do Amazonas (CCA) será usado como suporte aos órgãos que atuarão na Copa
do Mundo. Foi erguido ao lado da Arena da Amazônia. | |
Reforma do aeroporto internacional | O projeto, orçado em R$ 444,46 milhões, foi idealizado para a Copa de 2014. A capacidade de passageiros deve subir de 6,4 milhões para 13,5 milhões de passageiros por ano. | |
Hotéis | É projetada para a Copa 2014 uma oferta de 23.373 leitos considerando a oferta de hotéis de municípios da Região Metropolitana de Manaus, 20 hotéis de selva e opções de hospedagens alternativas (barcos de turismo e hotéis de luxo). A expectativa é que Manaus receberá 120 mil turistas no período do mundial. | |
Fifa Fan Fest | O Fifa Fan Fest utilizará estruturas temporárias e a infraestrutura existente da Praia da Ponta Negra, em Manaus. O espaço de 36 mil m² do Fifa Fan Fest terá capacidade para receber um público aproximado de 35 mil torcedores, por dia, durante o evento. | |
Comunicação 4G | Manaus passa a contar com quatros redes de banda larga de quarta geração de operadoras de telefonia. |
globoesporte.com
Parabéns as mulheres guerreiras do Amazonas
08 de março, dia Internacional das mulheres. E neste dia queremos
homenagear as Mulheres Guerreiras Amazônidas, seja ela rural, seja ela
urbana, seja ela índia, seja ela branca.
Parabéns Mulheres da nossa
Floresta!
Polo mineral a um passo da concretização, diz José Melo
Omar Aziz e José Melo durante inauguração da fábrica de calcário |
O Amazonas tem
condições de abastecer o planeta nos itens estratégicos da produção do
agronegócio, disse o vice-governador durante a inauguração da primeira
planta fabril que vai beneficiar calcário dolomítico no Estado.
O vice-governador José Melo disse nesta sexta-feira (7) que, com a
inauguração da primeira indústria de beneficiamento de calcário
dolomítico, o Amazonas dá um grande passo para a criação do polo
mineral, que deverá significar em mais uma alternativa para o
desenvolvimento econômico da região.
Melo explicou que o produto extraído da mina Jatapu, localizada a
pouco mais de 680 quilômetros da capital, no município de Urucará, vai
beneficiar inicialmente pelo menos dez mil produtores rurais, uma vez
que chegará com valor mais acessível graças à redução em mais de 70% no
valor de mercado, garantida a partir da isenção do Imposto Sobre
Circulação de Mercadoria de Serviço (ICMS). Segundo o vice-governador, a
contrapartida oferecida pelo Estado também vai compensar os custos de
logística no transporte do calcário da mina até o município de
Manacapuru, onde se encontra a planta industrial que irá beneficiar e
distribuir o calcário agrícola.
“O Amazonas tem condições de abastecer o planeta nos itens
estratégicos da produção do agronegócio, os preciosos fertilizantes
tanto de origem vegetal como orgânico, para uma agricultura sustentável.
O calcário extraído do Jatapu será vendido ao preço de R$ 145 a
tonelada, bem abaixo dos R$ 455 pagos pelo produtor atualmente. Este é
um acontecimento emblemático. Daqui pra frente, é só trabalhar e afirmar
essa tardia vocação”, explicou. Polo de fertilizantes Melo fez questão
de frisar que a mina de calcário do Jatapu está diretamente relacionada
às políticas de incentivo para a geração de matrizes econômicas,
sugeridas pelo governador Omar Aziz.
A inauguração da fábrica de beneficiamento em Manacapuru,
concretizada no avanço da exploração ordenada de potássio na região,
segundo o vice-governador, tira do papel o projeto de fazer do Estado um
grande polo produtor de fertilizantes. “A Superintendência da Zona
Franca de Manaus (Suframa) já tem desenhado o projeto de um grande polo
gasoquímico, aproveitando o gás de Urucu, o potássio da foz do Rio
Madeira e fosfato do Sul da Amazônia, o que fecha a cadeia de
matérias-primas para o setor. Isso tudo mostra as vantagens de se
investir no Amazonas, um Estado que tem grande potencial econômico e
turístico”, asseverou.
O economista Álvaro Smont explica que o Amazonas tem realmente grande
capacidade de montar em curto espaço de tempo uma nova matriz
econômica, que substituiria parte da arrecadação perdida com a possível
escolha de setores industriais de migrar para outras regiões, longe da
Zona Franca de Manaus. Ele considera que a produção de fertilizantes,
conhecidos pelo nome técnico de NPK (sigla para nitrogênio, potássio e
fósforo), abre um leque de possibilidades de novos setores rentáveis
para o Estado.
“O nitrogênio é extraído do gás natural, que já chegou a Manaus, há
três anos, com a inauguração do gasoduto Coari-Manaus. Com a
interligação da cidade à Usina de Tucuruí, no Pará, deve haver sobra de
parte do gás que seria destinado às usinas térmicas. A exploração de
potássio está sendo retomada às margens do Madeira e o fósforo pode ser
achado em Estados vizinhos, como Mato Grosso, Tocantins e Pará, além de
Goiás, que já explora o mineral. Está tudo aí, à mão. Resta promover a
instalação da infraestrutura de desenvolvimento, porque demanda existe”,
disse Smont.
A planta da Calnorte, cuja sede fica na cidade de Caracaraí, em
Roraima, está localizada no quilômetro 55 da rodovia AM-070
(Manaus-Iranduba) e demandou investimentos de R$ 600 mil. Esta é a
primeira unidade no Amazonas e a quarta em toda a região Norte. A
fábrica vai processar até 250 toneladas por dia, mas tem capacidade para
até 400 toneladas diárias, oportunizando 25 empregos diretos em
Manacapuru. fonte: (Blog da Floresta - Publicado 8 de março de 2014 | Por Mario Dantas)
Para
quem não sabe, em Itacoatiara, existe uma fábrica de beneficiamento de
calcário a mais de 6 anos. Está instalada no Guajará, ao lado da empresa
Hermasa e da Serraria do prefeito Mamoud Amed. A empresa de calcário de
Itacoatiara, extrai o calcário do
Jatapú, do município de São Sebastião do Uatumã, e se tivesse um olhar
mais dedicado do governo estadual e federal, essa produção estaria
também sendo transportada pela estrada AM-010, que alias, está
abandonada, só fazem tapa-buraco, impedindo essa importante rodovia, de
ser um grande corredor de exportação para o polo industrial de Manaus.
Sem contar com o porto, da cidade, que assiste toda produção do Estado,
passar ao largo, ficando Itacoatiara literalmente a ver navios, quanto
poderia ser também desembarcada no Porto da Velha Serpa, aproveitando o
corredor natural de acesso ao Estado, que é o Rio Amazonas.
Itacoatiara
não pode ficar para trás do processo de desenvolvimento do Estado. Por estar localizada em um ponto de referência estratégico do Estado do
Amazonas. Historicamente, Itacoatiara tem sido suporte político, econômico e estratégico da capital do Estado do Amazonas, desde sua fundação, e merece mais consideração da Metrópole, que parece só enchergar para a ponte Rio Negro, e esquece os demais municípios de sua área de cornubação. Por isso, lá está instalada a empresa de Navegação e
exportação de grãos Hermasa, e a empresa de petróleo Equador Log. (Frank
Chaves - historiador)
FELIZ 8 DE MARÇO
Neste dia memorável minha amiga, você e todas
as mulheres do mundo, merecem todo aplauso, consideração, respeito, amor
e o pleno reconhecimento, por sua luta diária, seja no trabalho
doméstico, seja no serviço público ou privado. Em todas as atividades
humanas, você é peça fundamental e célula máter da sociedade. Parabéns
por este dia e por todos os dias de sua existência!
Blog Frank Chaves
Blog Frank Chaves
Escola Estadual Dep. Vital de Mendonça, colhe frutos do conhecimento!

"Por isso que me orgulho de ser educador, meus ex alunos, hoje todos na
Ufam no Curso de Quimica Industrial, retornam a Escola para socializar o
conhecimento aprendido na Academia. Isso sim e cidadania. Isso que
ensinamos no Vital de Mendonca. Escola Publica: Laboratorio de Vida"
Prof. Eduardo César Oliveira Batista - Diretor da Escola Estadual Dep. Vital de Mendonça.




Comentário do facebook:
Ester Figueiredo Araujo Araujo Feliz por fazer parte desta história, e saber que o lema das escolas estaduais foi incorporado e tornou -se realidade.
sexta-feira, 7 de março de 2014
'Nojo', diz mulher em rodoviária no AM a poucos metros de estádio da Copa
Às vésperas do mundial, Manaus segue com rodoviária em estado precário.
SMTU diz que quer transferir rodoviária para outro local, mas não cita data.
Camila Henriques*
Do G1 AM
11 comentários
verdade, é tudo velho', criticou o pedreiro Luiz
Caranha, de 49 anos (Foto: Jamile Alves/G1 )
não é muito diferente dos de outros terminais da
América do Sul (Foto: Camila Henriques/G1 AM)
E não são só os frequentadores da Rodoviária que sofrem com os problemas apontados. Os funcionários do local também reclamam das condições do local e pedem melhorias. Uma cobradora de ônibus - que preferiu não ser identificada - disse que a atual situação do terminal é 'vergonhosa'. "É uma imundice! Sinceramente, tenho nojo daqui! Você vai ao banheiro e se depara com baratas e até pombos. Isso sem falar que não há policiamento. A segurança aqui é inexistente e quem sofre somos nós", lamentou. "Essa situação também está acabando com os ônibus, que têm que desviar de buracos. Quando chove, é outro inferno. É triste. Isso está desse jeito desde quando eu me entendo por gente", acrescentou.
Procurada pelo G1, a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) confirmou a existência de um projeto de reforma do prédio, previsto para ser executado neste ano. No entanto, a pasta afirma que, "para a realização das obras, será necessário transferir a rodoviária para outro local". "Atualmente, está em discussão onde poderá funcionar o Terminal Rodoviário", finalizou a nota emitida pelo órgão.
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