Informações Gerais

O Município conta com quatro agências bancárias: Banco do Brasil; Bradesco; Caixa Econômica Federal e Banco da Amazônia S/A – BASA. Dispõe de uma importante rede comercial, supermercados de grande porte e lojas de nível regional como: Bemol; Armazém Paraíba, Facilar e Esplanada.
A cidade exporta madeira beneficiada, com destaque na exportação de soja através da empresa Hermasa do Grupo Maggi.
No setor primário, o município se apresenta como o maior produtor de abacaxi, cupuaçu, maracujá, laranja e graviola. Destaca-se também na produção bovina e na criação de peixes em cativeiro.
A principal atividade econômica do município é o trabalho com as indústrias madeireiras que, apesar de estarem passando por sérias dificuldades nos últimos anos, ainda respondem pelo maior índice de geração de emprego e renda para a população. Itacoatiara possui também um enorme porto graneleiro voltado para a exportação da soja produzida no cerrado mato-grossense. A pecuária é outra atividade econômica de fundamental importância para o município, que possui o quinto maior rebanho bovino do Amazonas, cerca de 85 mil cabeças, entre bovinos e bubalinos.

INFRA-ESTRUTURA SOCIAL
Saúde: A Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM, mantém na sede do município, duas Unidades Mistas, destinado a prestarem atendimentos de pronto-socorro, maternidade, cirúrgico, odontológico e hospitalar. Possui laboratórios de análises clínicas e têm à disposição da população local e da periferia, ambulâncias para o transporte de emergências.
Educação: A Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino – SEDUC mantém na sede do município treze estabelecimentos, ministrando ensino médio e fundamental.
Segurança: A Polícia Militar é encarregada da segurança da população local e periferia. O 2º Batalhão de Polícia Militar está sediado no município, sob o comando de um Coronel (Comandante), com um efetivo de 50 soldados??, destinados à manutenção da ordem e segurança pública. (Lembrar que dependem do Batalhão de Itacoatiara municípios como Urucurituba, Silves, Etc. Ver dados no Batalhão.

INFRA-ESTRUTURA BÁSICA
A cidade possui excelente plano viário planejado originalmente em 1911 pelo engenheiro francês Legeandre Decluy, depois reconfigurado pelo engenheiro Casseano Secundo. No governo do ex-prefeito Isaac Peres (1926-1929), a cidade foi muito bem cuidada, foi renovado o seu código de posturas, uma versão antiga do atual plano diretor. Nessa mesma época foi criado o calçadão principal abrigado sobre oitizeiros, com duas pistas laterais, com a denominação de Rua Ruy Barbosa, atual Avenida Parque, que se destaca hoje como um dos principais cartões postais da cidade de Itacoatiara, por sua beleza cênica e pelo agradável abrigo que dá aos seus transeuntes, sob um majestoso túnel verde com mais de 2 quilômetros de extensão.



Avenida Parque - Centro da Cidade
A zona urbana é composta de 24 bairros e o distrito de Amatary. A zona rural tem 04 vilas estruturadas: Lindóia; Novo Remanso; Engenho e Batista, conta ainda com 300 comunidades rurais.
Suas ruas são largas e o traçado urbano central lembra um tabuleiro de xadrez, por apresentar ruas retas cruzando-se em paralelas horizontais e verticais quase que perfeitas, distribuídas em 24 bairros.
Abastecimento d'água: A captação e o abastecimento de água estão sob a responsabilidade do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itacoatiara, com captação feita através de oito poços tubulares. A água é armazenada em um reservatório com capacidade para 500m3 e distribuída aos consumidores, também em fase de expansão. Falta atualizar esses dados. Verificar junto ao SAAE.
Comunicações: Os serviços de telefonia no Município estão a cargo da operadora OI, antiga TELEMAR, que mantém uma estação semi-automática mantida por técnicos de uma empresa terceirizada, para oferecer o serviço de telefonia para o município, a qual opera com os serviços de DDD, com o prefixo (92). A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT mantêm uma agência para receptação e distribuição de correspondências, bem como os serviços postais necessários à população. Em 2011 o município ganhou novo CEP e cada bairro e a maioria das ruas tem um código de endereçamento postal diferente, ficando o  número (69.100-970) na agência dos correios de Itacoatiara.
Operam na cidade as seguintes empresas de telefonia móvel: VIVO, TIM, OI e Amazônia Celular, está em fase de implantação a operadora CLARO.
A cidade disponibiliza de Provedores de Internet:
Proamazon - Vivo banda larga - TIM banda larga - Associação Comercial - Itanet - Itadata Amazonas Digital (Governo - sinal público) - Gesac (fechado, apenas liberado para algumas escolas públicas).
O município conta com 03 emissoras de Rádio FM, 01 AM e 07 canais (repetidores) de televisão:
Rádio Difusora FM – frequência 94,5 MHz.
Rádio Panorama FM – frequência 95,3 MHz.
Rádio Comunitária Pedra Pintada FM – frequência 104,9 MHz.
Rádio Difusora AM – frequência 720 kHz.
TV Cultura – canal 3
Rede TV (RBN) – canal 6
Rede Vida – canal 8
Rede Record (TV Acrítica) – canal 9
Rede Globo (TV Itacoatiara)- canal 11
Rede Bandeirantes (TV Rio Negro)- canal 13
Amazonsat (Rede Amazônica) – canal 33


Características Geográficas
Distante de Manaus 177 km em linha reta por via fluvial 204 km.
Área geográfica: 8.949,2 Km2 , com participação relativa sobre a área total do Estado de 0,57%.
Limites: Municípios de Itapiranga, Silves, Urucurituba, Boa Vista do Ramos, Maués, Nova Olinda do Norte, Autazes, Careiro, Manaus e Rio Preto da Eva.
População: 89.440 habitantes (87% urbana; 13% rural; 52,07% mulheres e 47,93% homens)
Festas Religiosas: São João Batista (24 de Junho, Festa de Nossa Senhora do Rosário (23 de Outubro a lº de Novembro). Santo Padroeiro: Nossa Senhora do Rosário. Aniversario da Cidade, Carnaval, festival folclórico e FECANI.
Rios principais: Amazonas e Urubu.
Povos Indígenas: Mura.
Limites:


Ao Norte: Municípios de Silves e Itapiranga
Ao Sul - Nova Olinda do Norte e Autazes.
À Leste - Urucurituba, Boa Vista de Ramos e Maués.
Á Oeste – Manaus e Rio Preto da Eva.

Coordenadas Cartesianas: Latitude Sul: 3o 08' 54" - Altitude: 18 metros acima do nível do mar.
Clima: Quente e úmido de 33,8 ºC e mínima de 21,1 ºC. Chovendo normalmente de dezembro a maio.
Calado Fluvial: 18m (Porto)
Situação: Margem esquerda do Rio Amazonas, nas proximidades da foz do Rio Madeira.

Um comentário:

Sebastião Fernandes da Silva Junior disse...

Sou Sebastião Fernandes da Silva Junior, Func Publ Federal aposentado, residente em Lorena - SP, visitei a comunidade de São Sebastião as margens do Rio Urubu, na cidade de Itacoatiara - AM, adorei o local, pessoas muito receptivas e aconchegantes. Deixo aqui meus cumprimentos e agradecimentos pela acolhida dispensada pela Sra. Beth e Sr. João, pelo Thiago, Gu com sua esposa e filha, Edmar e outros que não consigo lembrar os nomes mas me mostraram como conviver em comunidade. Deus os abençoe.

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA