Av. Ruy Barbosa - 1928 |
Avenida Torquato Tapajós - Dec. 70 |
Nomes anteriores:
1 - Av. Cons. Ruy barbosa
2 - Av. Plínio Ramos Coelho
3 - Av. Torquato Tapajós
A nossa Avenida Parque, também conhecida como túnel verde, foi projetada e iniciada em 1928 pelo ex-prefeito judeu Isaac Peres, depois foi dada continuação por vários outros prefeitos que o sucederam, destacando o ex-prefeito Chico do Incra que com recurso próprios da Prefeitura construiu sozinho 05 passarelas. Na época de sua construção inicial, foi denominada de Avenida Ruy Barbosa, e depois: Plínio Ramos Coelho, Torquato Tapajós e finalmente Avenida Parque.
Na época de sua construção, foram plantados os primeiros oitizeiros (licania tomentosa), pois trata-se de uma árvore natural do cerrado brasileiro, que é ideal para sombreamento de praças e jardins, o seu fruto é comestível e sua madeira pode ser aproveitada para a construção civil. Essa árvore que foi chamada localmente de bejaminzeiro. Hoje se transformou na principal árvore de sombreamento de logradouros públicos e residencial da cidade de Itacoatiara.
Tudo pelo efeito magnífico que suas árvores dispostas em linha de um lado e de outro da passarela central de nossa Avenida Parque.
O patrimônio histórico e paisagístico da cidade, recebeu um projeto de iluminação orçado em R$ 479.133,25 e que foi iniciado em outubro de 2010 através de convênio entre a Prefeitura de Itacoatiara e o Governo do Estado, o qual resultou em um projeto mal sucedido que desde o ano passado até agora não foi concluído, o início da obra mal feita deu curto, queimando a rede elétrica, a qual foi entregue as pressas pelo administrador da época no Natal de 2010.
Um comentário:
Avenida Parque, uma viagem no tempo, na história e no descaso!
Postar um comentário