segunda-feira, 14 de maio de 2012

EDITAL DO CONCURSO PARA PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE ITACOATIARA - 2012

EDITAL DO CONCURSO PARA PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE ITACOATIARA

  • Professor de Ensino Fundamental e Professor de Informática
  • Prefeitura Municipal de Itacoatiara, AMAZONAS.
  • Período de inscrição: 07 de maio a 28 de maio
  • Data da prova: 10 de junho de 2012
  • Local da prova: a definir
A seleção tem como objetivo preencher 211 vagas de nível médio e superior na área de educação. Os salários iniciais variam de R$ 1.006,12 a R$ 1.629,08. As vagas são para o cargo de professor de ensino fundamental - nível médio e superior, e professor de informática – nível superior.
O prazo para as inscrições vai até o dia 28 de maio. O valor da taxa é de R$ 48,00 para todos os cargo. O processo seletivo do Concurso da Prefeitura de Itacoatiara consistirá em provas objetivas para todos os cargos e avaliação de títulos. A primeira etapa ocorrerá dia 10 de junho.

ATENÇÃO CANDIDATOS

Procurando manter uma política de transparência de informações, a Avcon vem a público comunicar aos candidatos que houve erro na data de publicação do "Edital de Homologação", descrito no EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ITACOATIARA. A data correta a ser publicado o "Edital de Homologação" será dia 04/06/2012.

CARGOS:

PROFESSOR ENSINO FUNDAMENTAL

  • ZONA RURAL - 40 HORAS - PRÉ-ESCOLA 1º AO 5º ANO
  • Número de vagas: 176
  • Pré requisitos: Nível Médio ou Superior
  • Remuneração: Inicial R$ 1.629,08 podendo chegar até R$ 3.697,74
  • Taxa de inscrição: R$ 48,00

PROFESSOR ENSINO FUNDAMENTAL

  • ZONA URBANA - 40 HORAS - 6º AO 9º ANO
  • Número de vagas: 20
  • Pré requisitos: Nível Superior
  • Remuneração: Inicial R$ 1.623,17 podendo chegar até R$ 3.617,35
  • Taxa de inscrição: 48,00

PROFESSOR DE INFORMÁTICA

  • ZONA URBANA - 20 HORAS - 6º AO 9º ANO
  • Número de vagas: 15
  • Pré requisitos: Nível Superior
  • Remuneração: Inicial R$ 1006,12 podendo chegar até R$ 2.085,21
  • Taxa de inscrição: 48,00
Baixe o Edital completo n o site: http://www.avcon.net.br/concurso.php?menu=2


Consciência de classe

O problema da educação e da qualidade de vida dos professores. Está na falta de consciência de classe. Por isso os médicos e outros profissionais ganham muito mais que os professores, eles tem consciência do seu papel e importância na sociedade, por isso apertam o sistema, e não se deixam ser reféns e nem se deixam ser massacrados por ele.

Magistério da Mediocridade


 A história nos fala sobre uma professora récem formada que tem a tarefa de alfabetizar 34 crianças e utiliza para ministrar as  suas aulas um roteiro que foi usado pela sua avó.  Logo as crianças não compreendem o que era falado . A educação tem que acompanhar a evolução dos tempos.


O diretor Modernoso


O diretor que se dizia moderno, falava muito em construtivismo e não sabia realmente o que era, utilizava o construtivismo em sua escola como matéria para ser aplicada pelos professores.



Predestinação


O gosto da leitura não vem de berço é um processo que é adquirido através de estímulos  e a sala de aula é um ótimo local para que a criança  tenha por  hábito a leitura.



Que Pierce Durma em Paz


Num curso sobre metodologia do ensino ao anunciar o 2º tópico da unidade do curso, uma professora mostra o seu problema. Informa que a turma não consegue entender o que ela está ensinando, já fez de tudo e a turma não consegue chegar ao aprendizado. Após perguntas e investigações descobre-se que o que está sendo ensinado para turma é a metodologia do ensino. Que deveria servir de base para as suas aulas.



Negação da experiência Pedagógica: O muito pelo pouco


O curso de extensão oferecidos aos professores na forma de reciclagem ou treinamento, precisa ser repensada. Os cursos oferecidos mudam constantemente e as novas práticas pedagógicas apresentada  podem ser até interessantes para os professores mais nem sempre para o aluno.



Diretora no Divã


A diretora no divã é uma históra séria que é vivida por muita diretores das instituições de ensino.Ao ver um professor récem formado, alegre , cheio de entusiamo e esperanças chegar na instituição, se dá para os alunos e tenta dar o melhor de si, porém  vê esse entusismo  se acabar com o passar dos anos. Os professores mais antigos todos acomodados também colaboram para esse desânimo. A diretora vê essa situação sem nada poder fazer , sem poder aumentar os sálarios, sem poder dar uma condição melhor na instituição, acaba ficando sem forças para lutar para contra essa situação.



Pacto da Mediocridade  “O ensino”


A Professora finge que ensina e os alunos fingem que aprendem. A professora chega atrasada em sala de aula, anda de um lado para o outro, chama a atenção dos mais bagunçeiros, se preocupa com a sua imagem e depois algums minutos “joga” a matéria no quadro negro.Quando resolve explicar o contéudo da aula, o sinal toca para o término da mesma .



Pacto da Mediocridade  “a aprendizagem”


A dissertação de uma aluna da 2º série do 2º grau conta a sua história escolar,a história se passa com três professores que não estam preocupados com o mágisterio. O 1º professor se preocupa com  avaliação e com quem está colando . O 2º que fala , fala e nada diz. O 3º é aquele professor que marca o ponto e pronto.Depois de algumas horas de aula, finalmente o professor  aparece, que torna as aulas interessantes e utéis.



Carbono para planejamento


Todo ano é a mesma coisa, a entrega do planejamento escolar ao diretor , e ele como sempre dá uma verificada e guarda na gaveta. Alguns professores acomodados ,que nem sabe para que serve o planejamento escolar paga a alguém para datilografar e depois de pronto tira uma cópia e guarda para o próximo ano.



Dinheiro para gastar


Depois de pedir o ano todo verbas para a manutenção escolar e reciclagem dos professores a delegada escolar recebe a verba, sem nenhuma correção monetária. A verba que foi recebida não dava para resolver os problemas pendentes. Através de uma reunião com a equipe pedagógica chegaram a seguinte conclusão:Que todos teriam que ter múltiplas funções e também contariam com a colaboração de alguns recursos utilizados no ano passado.E isso sem contar que deveriam dizer graças a Deus pela verba recebida.



O sacana do mágisterio


Alguns profissionais de educação devido a problemática do descasso com essa área, vem se desvalorizando, não desempenhando um bom trabalho nas instituições e não se importando com os alunos que são os mais prejudicados. Com isso a classe de educadores vai ficando mais desvalorizada.



Mediocridade Polivalente


Um canditado que foi participar de um processo seletivo para um curso de mestrado, em seu curriculo tinha várias habilidades. Depois de algumas perguntas descobriram que por necessidade o professor passou a ser polivalente. Passou a ensinar máterias que tão pouco conhecia, só estudou o necessário para aquele momento e não tinha maiores interesses em aprender .



O jargão da Mediocridade


Uma sátira sobre a vida do mágisterio que está desvalorizada e os professores que chegam com entusismo logo acabam perdendo por falta de insentivo e por falta de um sálario digno para a sua sobrevivência.






ESTUDOS COMPLEMENTARES




Determinantes do Trabalho Pedagógico Hoje


A Prática pedagógica nas escolas exigem necessariamente, consideração a respito dos fundamentos, conhecimentos e rumos que orientam o trabalho docente. Esse trabalho se une a vontade do professor ensinar e ao dos alunos aprenderem. Os aspectos que condiciona o bom funcionamento da escola, vem da qualidade do ensino proposto. E o professor é o responsável por essa qualidade. Qualidade que  muitas das vezes se torna debilitada devida a problematização do magistério, tais como baixos salários, a formação nem sempre adequada, as multíplas funções exercidas, entre outras. Alguns professores diante dessas situações despejam as suas frustrações nas relações pedagógicas, ou seja nos alunos e este se apresenta como fraco , desnutrido, interessado apenas na merenda oferecida. Esses fatores são atitudes enganosas, pois o conhecimento que se resulta de um ensinamento crítico em sala de aula conduzido por um professor leva os alunos a participarem de lutas contra o fracasso escolar.



Por uma Educação de Cárater


A educação escolarizada faz diferença no valor do individuo, esse fenômeno passa a influir diretamente nas decisões sobre o destino dessa pessoa . O professor é o portador de valores e conhecimentos e também interfere no destino desse grupo de pessoas com quem trabalha e ensina. A relação entre o trabalho pedagógico e o destino do aluno, faz com que o professor reflita sobre o que ensinar ,  e para que ensinar.O papel do professor é atribuido  a de um guardião escolar que controla o destino de todas as pessoas que mais ou menos participaram de uma educação escolar.



Leitura crítica no Âmbito Escolar


A leitura como uma prática social não pode ser compreendida isoladamente , mais sim e somente na totalidade das relações que dinamizam a sociedade.A promoção da leitura está condicionado a fatores econômicos e politicos. O descaso da área da promoção da leitura está sem dúvida ligado a questões da desqualificação do trabalho escolar como um todo . Os que estão no poder não estão interessados pela formação de leitores, a medida que a população lê e entende a população constesta e crítica a realidade do país.



Conclusão:


O livro nos apresenta uma visão geral e real do magistério em nosso país. São professores desinteressados devido aos baixos salários, a falta de  recursos que não são oferecidos para o trabalho, as intituições precárias,  enfim vários problemas que se passa constantemente.  Os que  têm  a esperança de mudar esse quadro, muitas vezes não são apoiados e também são abraçados pelo comodismo. Cabe a nós que estamos aqui tentar mudar essa realidade , porque se acomodarmos com a situação atual e não batalharmos juntos  para alcançar o nosso objetivo sempre vai ser a mesma coisa. Para os que estão no poder  é bom ter o  país com muitas pessoas “ignorantes”, sem uma visão crítica,  pois assim  fica mais fácil de serem  manipuladas .

Por: Ana Paula
 

A EDUCAÇÃO DO FINGIMENTO - "Os professores fingem que ensinam e os alunos fingem que aprendem e o governo finge que controla"


ISSO INFELIZMENTE É UM FATO NA EDUCAÇÃO EM ITACOATIARA, QUE TIPO DE PROFISSIONAL E CIDADÃO ESTAMOS QUERENDO OFERTAR A SOCIEDADE, COM ESSA SITUAÇÃO POLÍTICA DE ESTATISTA EDUCACIONAL ENGANOSA. POR MOTIVOS BANAIS COMO ESTE QUE AS VEZES ME DÃO VERGONHA DE SER AMAZONENSE E ITACOATIARENSE!
ISSO SE ASSEMELHA MUITO BEM COM A CRÍTICA FEITA PELO EX-MINISTRO DA EDUCAÇÃO CARLOS CHIARELLI EM 1992 "OS PROFESSORES FINGEM QUE ENSINAM, OS ALUNOS FINGEM QUE APRENDEM E O GOVERNO FINGE QUE CONTROLA", QUANDO NA VERDADE DEVERÍAMOS ASSUMIR O PAPEL DE EDUCADOR E TRANSFORMADOR DA SOCIEDADE, E NÃO DE MEROS FABRICANTES DE MASSA DE MANOBRA PARA OS POLITIQUEIROS DE PLANTÃO.

CONVITE - Audiência Pública na Câmara de Itacoatiara - Programas do Ministério da Pesca e Aqüicultura direcionados para o Município de Itacoatiara - Dia 15/05/2012



O Presidente da Câmara Municipal de Itacoatiara
Dr. Raimundo Silva
tem a honra em convidar a população itacoatiarense e os profissionais da área da pesca, para participarem Audiência Pública de autoria do vereador Francisco Rosquilde,
onde serão tratados assuntos referentes aos
Programas do Ministério da Pesca e Aqüicultura
direcionados para o Município de Itacoatiara,
que será realizada dia 15 de maio de 2012 (terça-feira),
no Plenário da Câmara cidadã, a partir das 17:00h.


Atenciosamente

Raimundo Silva
Presidente

domingo, 13 de maio de 2012

Homenagem ao Dia das Mães




MEUS OITO ANOS
(Casemiro de Abreu)

 
Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!
Como são belos os dias
Do despontar da existência!
— Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar é — lago sereno,
O céu — um manto azulado,
O mundo — um sonho dourado,
A vida — um hino d'amor!
Que aurora, que sol, que vida,
Que noites de melodia
Naquela doce alegria,
Naquele ingênuo folgar!
O céu bordado d'estrelas,
A terra de aromas cheia
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar!
Oh! dias da minha infância!
Oh! meu céu de primavera!
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã!
Em vez das mágoas de agora,
Eu tinha nessas delícias
De minha mãe as carícias
E beijos de minha irmã!
Livre filho das montanhas,
Eu ia bem satisfeito,
Da camisa aberta o peito,
— Pés descalços, braços nus
— Correndo pelas campinas
A roda das cachoeiras,
Atrás das asas ligeiras
Das borboletas azuis!
Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas,
Brincava à beira do mar;
Rezava às Ave-Marias,
Achava o céu sempre lindo.
Adormecia sorrindo
E despertava a cantar!
................................
Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
— Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras
Debaixo dos laranjais!

sábado, 12 de maio de 2012

Mais uma formação para o meu curriculo profissional "Agente de Patrimônio", responsável pelo Patrimônio Histórico do Município de Itacoatiara/AM, realizado de 07 a 11.05.2012

Turma do II Seminário de Educação Patrimonial para o Município de Itacoatiara
Recebendo o Certificado de Rodrigo Polari do IPHAN
 
O evento foi promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, representação do Ministério da Cultura no Amazonas, com participação da Prefeitura de Itacoatiara. Foi muito bom o curso, a instrutora Vladia, a palestra do historiador Francisco Gomes, a organização e a estrutura do evento foi de excelente qualidade. Além do fato do compartilhamento de conhecimento e das novas amizades que conquistamos. Certamente a partir de agora, se já me sentia responsável pelo patrimônio histórico de Itacoatiara, agora mais responsável e conhecedor do meu dever enquanto cidadão e amante dos elementos que compõem o nosso acervo arquitetônico, material, imaterial, natural e paisagístico de nossa cidade aumentaram consideravelmente. E certamente os demais colegas também estão preparados de igual forma. E como membro do Conselho do Patrimônio Histórico do Município, não vou poupar esforços para propor medidas factíveis para preservar e proteger o patrimônio histórico de Itacoatiara.

O diretor do Departamento de Patrimônio Material (DEPAM-IPHAN), Andrey Rosenthal Schlee, declarou estar surpreso com a nossa cidade e com o numero de patrimônio existente no município. Além de chamar atenção pelo fato de ter ficado surpreendido em ter visto em pleno domingo uma Galeria de Artes aberta, coisa que o deixou surpreso, pois nem em Brasília, sede d IPHAN e sua terra natal, era possível encontrar uma Galeria de Artes aberta em pleno final de semana a noite. Também ficou surpreso de ter visto a veiculação de um cinema na Orla do Rio Amazonas. Isso me deixou muito lisonjeado, pois foi preciso vir uma autoridade de Brasília reconhecer o trabalho que fazemos, enquanto algumas autoridades locais são indiferentes a ação cultural que desenvolvemos.

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA