segunda-feira, 16 de maio de 2016

Escola Estadual Maria Ivone Leite é novamente assaltada






Segundo informações de uma professora, além de arrobarem os armário e espalharem os pertences dos professores da escola, furtaram uma TV e um violão. O fato ocorreu da noite do 15 para o dia 16 de maio de 2016.

"Violaram os direitos dos professores... pois tivemos os nossos pertences revirados... 
Onde vamos parar com tanta insegurança". "O vigilante foi rendido com um terçado no pescoço. ... o que fazer"? disseram assutadas as professoras da escola.


sexta-feira, 13 de maio de 2016

Academia Itacoatiarense realiza eleição de novo membro neste final de semana


A eleição será realizada no próximo domingo (15 de maio) na sede da Academia Acadêmicos Itacoatiarenses de Letras, localizada na Rua Rui Barbosa - centro.

Quem votou em Dilma votou em Temer, confira!

Vamos torcer para dar certo, assim como torcemos para os que foram eleitos de forma direta. Vale ressaltar que os vices, também foram votados. Pois na hora de votar no presidente, governador e prefeito, você vota também no vice, pois seus nomes e fotografias também constam no painel de votação da urna eletrônica. E todos assumiram pela força da constituição e foram votados pelos deputados federais e senadores, que no congresso nacional, são representantes legítimos do povo, pois foram eleitos em suas bases para representa-los.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Política: O que é ser esquerda, direita, liberal e conservador?

Nas eleições presidenciais e estaduais de 2014, o Brasil assistiu a uma onda de discursos agressivos, especialmente nas redes sociais, que se dividiam em dois lados: os de esquerda e os de direita, associadas pela maioria aos partidos PT e PSDB, respectivamente. 
Definir um posicionamento político apenas pelo viés partidário pode ser uma armadilha repleta de estereótipos, já que essa divisão binária não reflete a complexidade e contradições da sociedade. O fato é que não existe um consenso quanto a uma definição comum e única de esquerda e direita. Existem “várias esquerdas e direitas”. Isso porque esses conceitos são associados a uma ampla gama de pensamentos políticos. 

Origem dos termos

As ideologias “esquerda” e “direita” foram criadas durante as assembleias francesas do século 18. Nessa época, a burguesia procurava, com o apoio da população mais pobre, diminuir os poderes da nobreza e do clero. Era a primeira fase da Revolução Francesa (1789-1799). 
Com a Assembleia Nacional Constituinte montada para criar a nova Constituição, as camadas mais ricas não gostaram da participação das mais pobres, e preferiram não se misturar, sentando separadas, do lado direito. Por isso, o lado esquerdo foi associado à luta pelos direitos dos trabalhadores, e o direito ao conservadorismo e à elite. 
Dentro dessa visão, ser de esquerda presumiria lutar pelos direitos dos trabalhadores e da população mais pobre, a promoção do bem estar coletivo e da participação popular dos movimentos sociais e minorias. Já a direita representaria uma visão mais conservadora, ligada a um comportamento tradicional, que busca manter o poder da elite e promover o bem estar individual. 
Com o tempo, as duas expressões passaram a ser usadas em outros contextos. Hoje, por exemplo, os partidários que se colocam contra as ações do regime vigente (oposição) seriam entendidos como “de esquerda” e os defensores do governo em vigência (situação) seriam a ala “de direita”. 
Para o filósofo político Noberto Bobbio , embora os dois lados realizem reformas, uma diferença seria que a esquerda busca promover a justiça social enquanto a direita trabalha pela liberdade individual. 
Após a queda do Muro de Berlim (1989), que pôs fim à polarização EUA x URSS, um novo cenário político se abriu. Por isso, hoje, as palavras ‘esquerda’ e ‘direita’ parecem não dar conta da diversidade política do século 21. Isso não quer dizer que a divisão não faça sentido, apenas que ‘esquerda’ e ‘direita’ não são palavras que designam conteúdos fixados de uma vez para sempre. Podem designar diversos conteúdos conforme os tempos e situações.
"Esquerda e direita indicam programas contrapostos com relação a diversos problemas cuja solução pertence habitualmente à ação política, contrastes não só de ideias, mas também de interesses e de valorações a respeito da direção a ser seguida pela sociedade, contrastes que existem em toda a sociedade e que não vejo como possam simplesmente desaparecer. Pode-se naturalmente replicar que os contrastes existem, mas não são mais do tempo em que nasceu a distinção", escreve Bobbio no livro "Direita e Esquerda - Razões e Significados de uma Distinção Política".
No Brasil, essa divisão se fortaleceu no período da Ditadura Militar, onde quem apoiou o golpe dos militares era considerado da direita, e quem defendia o regime socialista, de esquerda. 
Com o tempo, outras divisões apareceram dentro de cada uma dessas ideologias. Hoje, os partidos de direita abrangem conservadores, democratas-cristãos, liberais e nacionalistas, e ainda o nazismo e fascismo na chamada extrema direita. 
Na esquerda, temos os social-democratas, progressistas, socialistas democráticos e ambientalistas. Na extrema-esquerda temos movimentos simultaneamente igualitários e autoritários.
Há ainda posição de "centro". Esse pensamento consegue defender o capitalismo sem deixar de se preocupar com o lado social. Em teoria, a política de centro prega mais tolerância e equilíbrio na sociedade. No entanto, ela pode estar mais alinhada com a política de esquerda ou de direita. A origem desse termo vem da Roma Antiga, que o descreve na frase: "In mediun itos" (a virtude está no meio).
A política de centro também pode ser chamada de "terceira via", que idealmente se apresenta não como uma forma de compromisso entre esquerda e direita, mas como uma superação simultânea de uma e de outra.
Essas classificações estariam divididas no que podemos chamar de uma “régua” ideológica:
EXTREMA-ESQUERDA | ESQUERDA | CENTRO-ESQUERDA | CENTRO | CENTRO-DIREITA | DIREITA | EXTREMA-DIREITA
Para os brasileiros a diferença entre as ideologias não parece tão clara. Em 2014, durante as eleições, a agência Hello Research fez um levantamento em 70 cidades das cinco regiões do Brasil perguntando como os brasileiros se identificavam ideologicamente. Dos 1000 entrevistados, 41% não souberam dizer se eram ideologicamente de direita, esquerda ou centro.
A porcentagem dos que se declaram de direita e esquerda foi a mesma: 9%. Em seguida vem centro-direita (4%), centro-esquerda e extrema-esquerda, ambas com 3%, e extrema-direita (2%). Quando a pergunta foi sobre a tendência ideológica de sete partidos (DEM, PT, PSDB, PSB, PMDB, PV, PDT, Psol, PSTU), mais de 50% não souberam responder.
Em determinados momentos da história, ambas as ideologias assumiram posturas radicais e, nessa posição, tiveram efeitos e atitudes muito parecidas, como a interferência direta do Estado na vida da população, uso de violência e censura para contra opositores e a manutenção de um mesmo governo ou liderança no poder. 
Ao longo do século 20, parte do pensamento de esquerda foi associada a bases ideológicas como marxismo, socialismo, anarquismo, desenvolvimentismo e nacionalismo anti-imperialista (que se opõe ao imperialismo). 
O mesmo período viu florescer Estados de ideologias totalitárias como o nazismo (1933-1945), fascismo (1922-1943), franquismo (1939-1975) e salazarismo (1926-1974), que muitas vezes se apropriaram de discursos da esquerda e da direita. 
Outro tema fundamental para as duas correntes é a visão sobre a economia. Os de esquerda pregam uma economia mais justa e solidária, com maior distribuição de renda. Os de direita seriam associados ao liberalismo, doutrina que na economia pode indicar os que procuram manter a livre iniciativa de mercado e os direitos à propriedade particular. Algumas interpretações defendem a total não intervenção do governo na economia, a redução de impostos sobre empresas, a extinção da regulamentação governamental, entre outros. 
Mas isso não significa que um governo de direita não possa ter uma influência forte no Estado, como aconteceu na Ditadura. Em regimes não-democráticos, a direita é associada a um controle total do Estado. 
O termo neoliberalismo surgiu a partir dos anos 1980, associados aos governos de Ronald Reagan e Margareth Thatcher, que devido à crise econômica do petróleo, privatizaram muitas empresas públicas e cortaram gastos sociais para atingir um equilíbrio fiscal. Era o fim do chamado Estado de Bem-Estar Social e o começo do Estado Mínimo, com gastos enxutos. 
Para a esquerda, o neoliberalismo é associado à direita e teria como consequências a privatização de bens comuns e espaços públicos, a flexibilização de direitos conquistados e a desregulação e liberalização em nome do livre mercado, o que poderia gerar mais desigualdades sociais. 
O liberalismo não significa necessariamente conservadorismo moral. Na raiz, o adjetivo liberal é associado à pessoa que tem ideias e uma atitude aberta ou tolerante, que pode incluir a defensa de liberdades civis e direitos humanos. Já o conservador seria aquele com um pensamento tradicional. Na política, o conservadorismo busca manter o sistema político existente, que seria oposto ao progressismo. 
Direita e esquerda também têm a ver com questões morais. Avanços na legislação em direitos civis e temas como aborto, casamento gay e legalização das drogas são vistas como bandeiras da esquerda, com a direita assumindo a defesa da família tradicional. Nos Estados Unidos, muitos eleitores se identificam com a chamada direita cristã, que defendem a interferência da religião no Estado.
No entanto, vale destacar que hoje muitos membros de partidos tidos como centro-direita defendem tais bandeiras da esquerda, exceto nos partidos de extrema-direita (como podemos observar na Europa), que são associados ao patriotismo, com discurso forte contra a imigração (xenofobia). 
Andréia Martins


fonte: 
http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/politica-o-que-e-ser-esquerda-direita-liberal-e-conservador.htm

quarta-feira, 27 de abril de 2016

A CIDADE - Texto poético itacoatiarense, faz uma análise sobre a cidade a um século e continua levantando reflexão!



A  C I D A D E

Como te conheci !...
Eras bela, florescente, esplendorosa...
Tuas ruas e tuas praças primavam pela limpeza e pela elegância tua arborização era bem cuidada e teu povo era alegre, unido e forte...
A brancura nívea da tua casaria compacta,
emulava ciosa da alvinitência deslumbradora da areia das tuas ave­nidas largas e extensíssimas...
Teu progresso era visível e tua fama enchia o mundo, levada por essa garbosa flotilha estrangeira que embelezava o teu modesto ancoradouro...
Teus habitantes, sóbrios e despidos de tolos precon­ceitos, num amplexo de larga fraternidade, trabalhavam só para ti, só pelo progresso e pela tua grandeza, que já se delineavam no avanço que ganhastes á frente das outras cidades tuas irmãs...
Tudo em ti era grandioso, tudo era esperança, tudo era altruísmo; o entusiasmo atingira ao delírio, seu má­ximo expoente.
Se em teus bailes não se via o esplendor que afetam hoje, numa ostentação de fementida riqueza, havia, entre­ tanto, neles uma música mais suave, de ritmos mais cadenciados, de acordes mais impressionantes; era a harmonia social, a harmonia das amizades, tão diferentes das de hoje pelo cunho indelével da sinceridade que resumbrava de todas as afeições daqueles belos tempos. Era a musica do coração...
E tu evoluías n'um andar gigantesco de filha privilegiada do destino.
Hoje! como mudaram-se os tempos! Ó tempore! ó amores!
A ti fizeram o que costumam fazer ás noivas quando elas, recebendo no altar sagrado o ente amado, devolvem-se á sala sumptuosa da festa nupcial...
Tiraram-te os botões alegóricos de tua grinalda nunca maculada e destribuiram-nos pelos convivas refalsados, que te olhavam de soslaio ao calcarem, maldosos, sob os pés, o símbolo de tua pureza virginal...
Poluíram sem dó, com indizível insídia, a candidez arminia, de tuas vestes pulcras...
E deixaram-te assim...
Parece que sobre tí desencadearam-se, implacáveis, todos os males que continha o maldito relicário de Pandora !
Onde aquela fraternidade, aquela concórdia, aquela coesão de vistas que faziam de todos os teus habitantes uma só força, uma só alavanca do teu progresso sempre crescente ?
Que é feito daquela boemia cativante e amorável que era indistintivamente; o característico apanagial do teu povo que tinha sempre o coração aberto em descomunal diástole às grandes empresas, ás generosas e grandes ações ?
Tuas ruas, transformadas em vastos matagais, foram
prezas  indefesas do furor indômito das chamas ateadas pela malvadez doentia de desnaturados seres, que, como o joio, nos trigais, insinuam-se pérfidos e maldosos nos meios mais seletos; que como o miasma deletério, atrofiam o mais puro ambiente...
E ei-las, as tuas ruas, negras, vestidas de intenso luto, como se tivessem a consciência de sua grande desventura...
Nem a tua necrópole, deposito inestimável de tantas relíquias sagradas; nem a santa morada daqueles que foram os teus antepassados, nada respeitou a faina violenta e destruidora do elemento ígneo.
Como se um rastilho houvesse minado toda a tua superfície, nem uma rua, nem um quintal dos teus subúrbios, escaparam ás conseqüências da perversidade atroz.
Quem te governa? Sabei-la tu? A que mãos sacrílegas confiaram os teus destinos?
Os destroços mutilados de tua grandeza d’outrora são o atestado vivo do abandono em que deixaram-te.
A intriga e as discórdias, fruto das perseguições desumanas de que tens sido teatro, impeliram-te para essa queda moral de que não te levantarás tão cedo; a desídia a Incompetência e a ignorância daqueles cujos carinhos fostes confiada, arrastaram-te a isso que, materialmente és: uma velha cidade, sem estética, sem limpeza, sem luz sem higiene!
O teu povo é o mesmo: bom e generoso. Expele do regaço os maus, e terás o teu ressurgimento, belo e grandioso...
Na celebre boceta aberta por Epimethéo ficara ainda a esperança...
Ainda bem que tens a esperança oh! abençoada Itacoatiara, que eu adoro sempre.


04 de setembro de 1916

JUSTUS


Fonte:  Queiroz, Joaquim Francisco. O Município de Itacoatiara – 
Os inimigos do seu progresso e sua administração municipal. 
Livraria Clássica. 1916

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Confira o Placar do Impeachment na Câmara e no Senado Federal

Resultado de imagem para camara federal logo 

Click abaixo e confira se o seu representante é a favor, contra ou está em cima do muro na votação do Impeachment da Presidente Dilma.







Atual cenário do Amazonas, falta confirmar na votação!


fonte: 
http://www.estadao.com.br/infograficos/

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Amazonense de Itacoatiara é aprovada em mestrado de uma das melhores universidades alemãs



Emmanuelle Moraes Ribeiro passará os próximos dois anos na Alemanha cursando a pós-graduação em nível de mestrado na Universidade de Tübingen, ao sul do país. Em contagem regressiva, a estudante se prepara para dar continuidade à formação iniciada na graduação em Farmácia no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), em Itacoatiara.]

Com um currículo invejável, a formanda comemora a aprovação para uma das instituições de alto nível na área de Farmácia da Alemanha, que é um dos países referência em fármacos no mundo. Com quatro anos de experiência em projetos de iniciação científica e mais de 20 resumos publicados em anais de congressos, Emmanuelle afirma que ser cientista é um sonho de infância e que a UFAM proporcionou a concretização dele. “A UFAM foi muito importante na minha vida. Sou do interior. Não tinha nada de perspectiva para mim depois do Ensino Médio. De repente, surge um campus da UFAM em Itacoatiara. Era o que eu precisava”, revela, ao comentar seu amor pela ciência e pelo curso de Farmácia. “Me apaixonei por Farmácia. Meu ex-orientador, professor Anderson Guimarães, foi fundamental para me identificar com o curso. Ele foi muito importante para minha formação”, reconhece.

Não é a primeira vez que Emmanuelle estuda na Alemanha. O país europeu e a Universidade de Tübingen entraram em sua vida em 2012, quando foi selecionada para o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) do governo federal. Nos dois anos que passou lá, a amazonense pôde aprender ainda mais sobre sua área de atuação e estabelecer contatos com pessoas não só da Alemanha, mas também de outros países. “Como a Alemanha é muito bem conceituada em termos de indústria farmacêutica e eles dão muito suporte à pesquisa, isso me chamou a atenção. A Universidade de Tübingen foi escolhida por ser uma das 12 instituições de excelência da Alemanha, oferecer o meu curso e ter convênio com CsF”, informou.

Segundo a jovem pesquisadora, além disso, o domínio da língua alemã, adquirido em Tübingen, foi fundamental para o bom resultado na seleção do mestrado em Ciências Farmacêuticas e Tecnologia. “Para a primeira viagem, estudei sozinha porque em Itacoatiara não tem curso de alemão. Fui com o básico da língua. Já na Alemanha, fiquei sabendo como funcionava a seleção, que precisaria da proficiência. Então, aproveitei bem o período lá para estudar o idioma e atingir uma nota bem alta no teste”, comentou.

Com passagem marcada para o dia 1º de abril, Emmanuelle está nos últimos preparativos para viver a nova fase que mostrará infinitas possibilidades no âmbito profissional. “Eu sempre sonhei com isso”, disse. “Sempre quis experimentar coisas novas e quando houve a oportunidade, corri atrás”, expôs. “Essa experiência vai me abrir muitas portas, se eu fizer um bom trabalho lá. Quero tentar o doutorado também”, adianta. “Meu plano é voltar para o ICET e participar da Semana de Ciência e Tecnologia, como palestrante dessa vez. E contribuir para inspirar outros alunos”, finalizou.


fonte: PORTAL DO HOLANDA

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