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segunda-feira, 5 de agosto de 2013
Cabo Maciel cobra Luz para Todos para o rio Arari
Cabo Maciel quer levar solução para os moradores.
O líder do Partido da República na Assembleia Legislativa do Amazonas(ALEAM), deputado Cabo Maciel reúne com a direção da Eletrobrás Amazonas Energia para cobrar o cumprimento do Programa Luz para todos visando atender a população ribeirinha das comunidades do Rio Arari/Itacoatiara (distante 265km de Manaus), que aguardam por esse benefício.
Maciel disse que pretende visitar
outras comunidades do Rio Arari levando um representante da Amazonas Energia
para que ele possa se comprometer com os moradores sobre a data da implantação
da rede.ão beneficiadas.
domingo, 4 de agosto de 2013
sexta-feira, 2 de agosto de 2013
Movimento Pró-Logística avalia portos brasileiros para identificar ineficiências no escoamentos de grãos
Foto: Reprodução/Assessoria - Movimento Pró-Logístico avaliam os portos brasileiros para identificar as ineficiências em escoamentos de grãos |
De acordo com a assessoria da Aprosoja, esta é a segunda rodada técnica para identificar os gargalos logísticos brasileiros. Outro objetivo da expedição é estreitar o relacionamento e aprofundar estudos sobre os principais terminais portuários do Brasil. Também serão realizados reuniões técnicas com representantes das empresas responsáveis pelos portos.
O diretor executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz, comentou que os três portos são importantes para o produtor mato-grossense e que grande parte da produção do Oeste do Estado é levada para o porto de Itacoatiara. Um dos portos, localizado no estado de Porto Velhos é utilizado para movimentar a soja que é produzida em Mato Grosso e é composta por três berços que permitem a atração de barcaças fluviais (foram embarcados aproximadamente 4 milhões de toneladas de soja no porto de Itacoatiara na última safra).
Para Edeon Vaz, durante as visitas foi possível verificar as ineficiências dos portos. “Notamos que alguns portos estão trabalhando no limite e que as cargas estão levando muito tempo para serem embarcadas, na maioria dos terminais”, concluiu.
O porto de Santos (SP) é responsável pelo escoamento de 58% da produção de soja e 69% do milho de Mato Grosso, na avaliação do diretor, não apresentou problemas na capacidade e instalação. Trabalha com capacidade média de carregamento de 2.500 toneladas/horas. O grande problema está no acesso dos navios aos terminais e do caminhão e ferrovias aos portos.
No porto de Paranaguá - segundo maior destino da produção de Mato Grosso -, foram verificados problemas na capacidade de carregamento. A média de embarque está em 700 toneladas/horas. É preciso dragar bacias portuárias também para que os navios possam sair com maior volume de carga.
Os Portos
O sistema portuário brasileiro é composto por 36 portos públicos, entre marítimos e fluviais. São 16 delegados concedidos ou tem sua operação autorizada à administração por parte dos governos estaduais e municipais. Existem ainda 42 terminais de uso privativo e três complexos a portuários que operam sob concessão à iniciativa privada.
Vanessa Alves (http://agro.olhardireto.com.br/noticias)
Deputado Cabo Maciel na luta para reabrir o Porto Público de Itacoatiara
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Dep. Maciel reunido com o Capitão César e Ten. Kenedy na Capitania dos Portos em Manaus. |
Reunião na capitania dos portos com o comandante Capitão Cézar e sua assessoria tratando da reabertura do Porto de Itacoatiara, onde foram expostas as exigências da capitania para reabrir o Porto:
1.Memorial Descritivo do processo, sem nada a opor a referida reabertura, contemplando o sistema de amarração e fundeio;
2.Certificados estatutários dentro do prazo de validade;
3.Todo projeto naval assinado por um engenheiro responsável com ART e CREA;
4.Documentação fotográfica devidamente atualizada;
5.Agendar junto a agência fluvial de Itacoatiara, a emissão de laudo pericial de localização.
Com certeza! Como se trata de porto, posso também dizer que tem muito capim na palheta. Mas acredito na determinação do Dep. Maciel em resolver esse problema. A final, é inadmissível Itacoatiara estar com um porto fechado a mais de 08 (oito) anos. Isso representa um grande atraso econômico para o município. Por isso apoio integralmente essa ação, que de certo vem resgatar a vocação portuária de Itacoatiara, que está localizada em um ponto estratégico para navegação no Amazonas, que tem calado fluvial navegável o ano inteiro, coisa que nem Manaus possui. Mas parece que isso incomoda alguns, que tem interesses contrários a isso, talvez por isso, tanta dificuldade se apresenta para que o nosso porto volte a funcionar. Mas tenho certeza que com a determinação do Deputado, do prefeito, dos vereadores, com o meu apoio e com a força da comunidade itacoatiarense, vamos conseguir destravar essa parada. A final, Itacoatiara não pode ficar eternamente a ver navios!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! (Frank Chaves)
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