Cachoeira de Lindóia - Rio Urubu |
Visando a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. A data foi criada no dia 22 de março de 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre esse tema. No mesmo período, foi feita a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos a seguir:
1- A água faz parte do patrimônio do planeta;
2 - A água é a seiva do nosso planeta;
3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;
8 - A utilização da água implica respeito à lei;
9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra."
O Estado do Amazonas tem grande importância neste contexto, pois A bacia do rio Amazonas representa cerca de 20% de toda a reserva de água doce do mundo. O Rio Amazonas é o rio mais caudaloso do planeta, com uma vazão média de 210 mil metros cúbicos de água por segundo. E isso aumenta a responsabilidade de cada cidadão amazonense em reservar esse legado que Deus e a natureza nos deu. Mas lamentavelmente, muita gente não dá a devida importância a isso e o resultado, se vê claramente nesse período de inverno amazônico, onde a capital do Estado e a área urbana de vários de seus municípios, são afetados com desbarrancamento de encostas, desmoronamentos, entupimento de boieiros e alagamentos de bairros e vias públicas, que tem gerado muitos prejuízos a muitas pessoas, principalmente as que mora em áreas de risco.
Além do fato, que a água é essencial a vida, a qualidade de vida! Por isso devemos preservar as fontes de água potável, preservando limpos e cuidando do meio ambiente, sem dispersar copos, garrafas descartáveis e qualquer outro tipo de resíduo poluente líquido ou sólido no meio ambiente.
Vamos ajudar a preservar e conservar as nossas fontes de água potável, evitar o desperdício no uso da água servida em nossas casas e repassar essa ideia, principalmente para as crianças, orientando elas de não dispersar lixo dentro de sua própria casa e não jogar lixo na rua, na escola, nos espaços públicos, a não ser, dentro das lixeiras.
Em Itacoatiara não é diferente, pois é aqui que o Rio Amazonas recebe seu nome e o meio ambiente local, está sujeito ao impacto causado pelo descarte indevido dos resíduos sólidos, tendo em vista que a cidade é permeada por igarapés, aningais e cercada por uma frondosa área verde. Não é atoa, que o hino da cidade faz menção ao nosso belo ecossistema: vestida bem de verde com a esperança e que é filha de um grande Amazonas. Mas para que vivamos e sejamos felizes, precisamos cada um de nós, fazer a por merecer tudo isso e repassar esse legado as crianças, ajudando elas a entenderem desde cedo a importância da água e do papel de todos com a saúde de nossa cidade e de nosso planeta.
Afinal temos o grande Rio Amazonas, que nasce no Peru e deságua no oceano Atlântico, banha nossa cidade, o rio Urubu, o grande lago lago do Canaçari, o rio Arari, o lago de Serpa, onde está o Mirante de Serpa, o Jacarezinho, onde está o banho do Raimundinho Almeida, o igarapé do Doca Rattes, que divide o Bairro da Colônia com o Centenário, a ilha do Risco que possui mais de 10 lagos no seu interior, a Ilha do Soriano, a ilha da Maquira, a cachoeira de Lindóia, o rio Carú onde está o banho do Jordão, as praias de areias brancas e limpas da região do rio Urubu, em fim, o município de Itacoatiara, conta com um imenso potencia hídrico e turístico que precisa ser preservado. E cada cidadão da cidade e do interior e visitante desses e demais locais com esse potencial, tem que ajudar a preserva-los, tendo o mínimo de consciência ambiental para ajudar a preservar nossas fontes hídricas e todos os nossos recurso naturais e as crianças, precisam de orientação nesse sentido.
Orienta-las a não desperdiçar água, pois as plantas, os animais e os serem humanos, em fim tudo e todos, precisam de água e um ambiente limpo e saudável para a preservação da vida no planeta. Se cada um fizer a sua parte, teremos um meio ambiente melhor e água pura e em abundância para as futuras gerações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário