terça-feira, 7 de agosto de 2012

Justiça condena Amazonas Energia a indenizar famílias em Itacoatiara


Motivo seria danos ambientais causados por uma Usina Termelétrica. Empresa recorreu da decisão da Justiça Federal no Amazonas.

A Eletrobras Amazonas Energia foi condenado pela Justiça Federal no Amazonas a indenizar famílias que vivem no bairro Iracy, na cidade de Itacoatiara (distante 176km de Manaus), por prejuízos decorrentes de danos ambientais provocados pelo funcionamento da Usina Termelétrica da cidade. Os valores das indenizações podem chegar a R$ 5 mil.
Além das indenizações individuais, a empresa foi condenada ainda a pagar R$ 80 mil em danos morais coletivos, valor a ser revertido para o fundo estadual de Meio Ambiente. A Amazonas Energia recorreu da decisão ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
Segundo o Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM), autor da ação civil pública que resultou na indenização, apontou que os moradores do bairro foram expostos a níveis de ruído acima do adequado e a trepidações frequentes causados pela Usina Termelétrica.
Além disso, relatório do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) afirma que o empreendimento apresenta diversas irregularidades técnicas e estruturais no funcionamento da usina, como, por exemplo, a ausência de medidas para diminuição de impactos causados por vazamentos e derrames de óleo.
As famílias interessadas em saber quais são as providências cabíveis devem procurar a Defensoria Pública, localizada na Praça 14, Zona Sul de Manaus, segundo o MPF/AM.

fonte: G1 AM

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA