terça-feira, 7 de agosto de 2012

Iphan realiza estudos em sítios arqueológicos de Itacoatiara, no AM

Após levantamento, dois sítios serão contemplados com projetos. Locais terão estrutura para visitação pública ao patrimônio arqueológico.

Pesquisadores realizam escavações no sítio arqueológico do Jauari (Foto: Digulgação/Iphan-AM)Pesquisadores realizam escavações no sítio arqueológico do Jauari (Foto: Digulgação/Iphan-AM)

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Amazonas (Iphan-AM) está realizando estudos em sítios arqueológicos existentes na área urbana e rural de Itacoatiara, município localizado a 176 quilômetros de Manaus. Após conclusão do levantamento, dois sítios arqueológicos irão receber estrutura para visitação pública.
Segundo a superintendente substituta do Iphan-AM, Heloísa Martins, desde 2011 o órgão vem coletando informações, o que gerou um plano de ações para registrar 24 sítios arqueológicos em áreas de Itacoatiara.
"A partir desses estudos poderemos executar os dois projetos desenvolvidos por uma equipe de arqueólogos e arquitetos para preparar esses dois sítios arqueológicos à visitação pública. Estamos elaborando o edital para inclusão desses dois sítios para receberem visitantes, dotando toda área com as condições necessárias de acessibilidade de todos os cidadãos", destacou.
A superintendente explicou ainda que o levantamento está previsto para ser concluído neste mês. "Depois dessa etapa daremos início ao processo de licitação para execução dos projetos. A chamada de preços da licitação demanda um certo tempo e se não houver problemas no edital, até setembro a empresa será escolhida, e dentro de oito meses estimamos que as obras sejam realizadas. Por se tratarem de sítios arqueológicos, temos que fazer uma fiscalização rigorosa durante o trabalho da empresa para que não haja comprometimento do material", enfatizou Heloísa Martins.
Durante os estudos, especialistas elaboraram fichas para inclusão das áreas no Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos (CNSA/Iphan). "A equipe ainda não repassou o inventário do material arqueológico encontrado nos sítios de Itacoatiara. Mas os dados serão disponibilizados no site do Iphan", informou a superintendente.
De acordo com o Instituto, com base nos dados oficiais do Sistema de Gerenciamento do Patrimônio Arqueológico (SGPA), 27 sítios estão cadastrados. Para efeitos de inventário foram selecionadas 24 áreas, considerando a importância de cada uma.
Os registros da maioria são baseados em estudos realizados durante os anos 60 por Mário Simões e Peter Hilbert, o que para o órgão justifica a importância de recadastrar os sítios para identificar aqueles que resistiram a ação humana e quais ainda serão descobertos.



fonte: Adneison Severiano Do G1 AM

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA