domingo, 19 de agosto de 2012

Programação de comemoração aos 80 anos da Batalha Naval de Itacoatiara






















BATALHA NAVAL DE ITACOATIARA

O escritor Anísio Jobim, relata com detalhes os fatos decorrentes da batalha Naval de Itacoatiara. Os revoltosos tenentistas chefiados pelo civil, comissionado no posto de coronel, Alderico Pompo de Oliveira, pelo general Bertholdo Klinger, iniciaram uma revolta desde a fortaleza de Óbidos e pretendiam tomar as cidades ribeirinhas e ocupar Manaus, excelente ponto estratégico e de abastecimento.

Em 21 de agosto de 1932, chegava a notícia de que os navios “Andirá” e “Jaguaribe” haviam sido tomados pelos rebeldes. Partindo de Óbidos em direção à Manaus, logo chegaram a Parintins, cidade desguarnecida que não apresentou nenhuma resistência aos revoltosos. A notícia da tomada de Parintins causou um abalo enorme na população de Itacoatiara que já esperava o pior.

Os navios chegaram a região de Itacoatiara. Mandando um emissário a terra para um entendimento com as forças legais, tiveram resposta de absoluta intransigência, pelo que resolveram conceder um prazo de duas horas para que as famílias se retirarem daquela cidade, quando então começariam os bombardeios. Antes de decorrido o prazo, chegaram
ao porto de Itacoatiara os navios legais “Baependi” e “Ingá”, que entraram imediatamente

No dia 24 de agosto de 1932, ao avistar as forças legais, os inimigos manobraram em atitude de combate. Toques de cornetas estrugiram a bordo e a deflagração começou de ambas as partes. Os canhões troavam e as metralhadoras crepitavam terríveis.

Os vapores legalistas avançavam. No meio da refrega o “Ingá” foi de proa em cima do “Jaguaribe” em poucos minutos o “Jaguaribe” estava adernando e em seguida foi a pique. O Andira” hostilizava impiedosamente os navios legais a tiros de fuzil e de metralhadoras pesadas. Porém, um tiro certeiro de metralhadora destruiu a ponte de comando do “Andirá”. O “Baependi” atirou-se então sobre ele, alcançando-o de popa e
partindo-o ao meio.

A feroz batalha naval de Itacoatiara chegou ao fim após breves quarenta minutos de luta pesada. As tropas fiéis ao governo de Getúlio Vargas inscreveram, incontestavelmente, uma
página de bravura em defesa da ordem, por outro lado, os revoltosos foram os grandes protagonistas do evento, por se rebelarem contra a ditadura imposta por Vargas, e fazerem Itacoatiara entrar para a história, como única batalha naval ocorrida em águas internas de nosso país.

A tela de fundo mostra o momento em que o Ingá bate no casco  do Jaguaribe, revelando o maior fato histórico de Itacoatiara, a obra foi pintada pelo artista plástico Elizeu Braga, e se encontra exposta na Galeria de Artes Terezinha Peixoto.

Contribuição: Historiador - Frank Chaves
___________________________________________________


PROGRAMAÇÃO DAS FESTIVIDADES ALUSIVAS AOS 8º ANOS DA BATALHA NAVAL DE ITACOATIARA E DA FEIRA LITERÁRIA DA CIDADE

Nesta sexta-feira (24), dois eventos importantes para a cultura do município. Às 7h30 da manhã será dado início ao aniversário de 80 anos da Batalha Naval de Itacoatiara – Revolução Constitucionalista de 1932. Às 14h será realizada a I – Feira Literária e Cultural Túnel Verde – FLICULTUV.

Programação do Dia da Batalha Naval.
07h – Concentração na avenida Parque – próximo a Caixa Econômica Federal;
08h – Início da caminhada com destino a Orla Municipal;
08h40 – Inauguração do Memorial;
09h – Palestra com o escritor Francisco Gomes;
09h30 – Apresentação da Banda do Comando Militar do Amazonas – CMA;
10h – Apresentação de poesias e
10h15 – Encerramento com a fanfarra dos Desbravadores.

I – Feira Literária e Cultural Túnel Verde – FLICULTUV – local: Quarteirão entre as ruas Eduardo Ribeiro e Dr. Luzardo Ferreira de Mello – Avenida Parque.

16h – Início;
Mostra de livros de literatura infantil, juvenil, regional e de nível superior;
Apresentação do Projeto Mania de Ler;
Projeto Trilhas;
Projeto Toda Criança Lendo;
Mostra de desenho livre;
Apresentação de história com fantoches;
Palestra com escritores itacoatiarenses.

fonte: PMI/SEC

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA