Aeroporto Eduardo Gomes deixa de ser o segundo pior na satisfação geral de usuários


O Relatório Geral dos Indicadores de Desempenho Operacional em Aeroportos do terceiro trimestre mostra que Manaus subiu uma posição no ranking dos Estados apontados na pesquisa

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Aeroporto Internacional Eduardo Gomes é o segundo pior do país diz pesquisa
Aeroporto Internacional Eduardo Gomes é o segundo pior do país diz pesquisa (Arquivo / AC)
Numa escala de 1 a 5, o brasileiro atribuiu nota de 3,79 aos aeroportos brasileiros no período entre julho e setembro de 2013. Dos 15 pesquisados, o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes recebeu nota 3,58, ocupando o 13º lugar no ranking.
Lançada no ano passado e realizada a cada três meses, a pesquisa foi feita junto a 19.850 pessoas, todas usuárias da aviação civil, no momento em que estavam dentro dos aeroportos. Delas, 72% esperavam vôos nos terminais domésticos. Os restantes 28% responderam aos questionários nas áreas de embarque internacionais.
Os passageiros foram instados a atribuir notas a itens como preço do estacionamento, disponibilidade de carrinhos para bagagem, tempo de espera na fila, cordialidade no atendimento, limpeza dos banheiros, restituição de bagagem, informação de voo, internet e também a satisfação geral com o aeroporto. 
"Com os dados coletados dos usuários, nós passamos a exigir de cada aeroporto que apresente um plano de gestão para melhorar o desempenho exatamente naquilo que o cliente está reclamando", explica o ministro-chefe da SAC, Moreira Franco.
"Nossa missão é atualizar a parâmetros do século 21 o funcionamento da aviação civil brasileira, construída em meados do século passado", completou o ministro.
No item limpeza de banheiro somos o terceiro mais sujo com nota 3,68, já em limpeza geral do aeroporto ficamos em último lugar com nota 3,39.
Mas para a nossa surpresa no item internet/wi-fe estamos em 5º lugar com nota 3,27, ocupam a 1ª posição o aeroporto de Brasília e o 2º lugar fica com aeroporto Galeão do Rio de Janeiro.
A amostra foi colhida em 15 dos maiores aeroportos do país - Manaus (AM), Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), Brasília (DF), Salvador (BA), Cuiabá (MT), Confins (MG), Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Viracopos (SP), Curitiba (PR), Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ) e Porto Alegre (RS).

Com informações da Aviação Civil

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Cabo Maciel cobra providências do Dnit para que o Porto de Itacoatiara permaneça aberto



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Deputado Cabo Maciel declarou, da tribuna da Aleam, que o o Porto passou dez anos fechado em virtude de uma obra mal elaborada. (Foto: Alberto César Araújo/Aleam)
O deputado Cabo Maciel (PR), em seu pronunciamento na manhã desta quinta-feira (6), durante o Pequeno Expediente, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam),  solicitou o apoio do presidente da Casa, deputado Josué Neto (PSD) para cobrar do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), dirigido por membros do seu próprio partido o PR, o memorial descritivo e a planta de reforma, assinada por um engenheiro naval, como itens imprescindíveis para o pleno funcionamento do Porto de Itacoatiara, que esta operando com prazo  provisório, estipulado em 180 dias.
Segundo o parlamentar  “sem estes documentos, o porto de Itacoatiara permanece sem um alvará, podendo ser interrompido seu funcionamento, vencido o prazo provisório, caso o Dnit não libere os documentos que faltam” alertou.
Maciel vê como descaso e falta de compromisso do Dnit, numa tentativa de prejudicar o povo de Itacoatiara, pois já passaram cinco meses e “a situação continua a mesma, ou seja, nenhum passo foi dado pelo Dnit  na tentativa de sanar a pendência, segundo um dos seus dirigentes”, informou.
Segundo o deputado, o Porto passou dez anos fechado em virtude de uma obra mal elaborada. Depois de reaberto, está funcionando e permitindo entre outros, o escoamento de hortifrutigranjeiros, que vão para o mercado central distante apenas 150 metros do porto, o embarque e desembarque de passageiros nos barcos regionais, que antes passavam ao largo, o fluxo de mototaxistas, que transportam pequenas cargas e pessoas. “Caso a Capitania decida por fechar o porto pela falta dos itens restantes, principalmente o memorial descritivo e a planta de reforma assinada por um engenheiro naval, não  terei o menor receio de repudiar os dirigentes do Dnit, mesmo eles fazendo parte do meu partido” finalizou.

Ministério Público abre inquérito civil sobre o trânsito em Itacoatiara

Juíza Ana Lorena e o Promotor Ítalo Nascimento  realizam trabalho em conjunto para cumprimento das leis de trânsito
Juíza Ana Lorena e o Promotor Ítalo Nascimento realizam trabalho em conjunto para cumprimento das leis de trânsito

Da Redação – O Ministério Público representado pelos promotores Itálo Klinger Nascimento (1ª Promotoria), Valber Diniz (2ª Promotoria) e Leonardo Abinader Nobre (3ª Promotoria) instaurou Inquérito Civil para averiguar a real situação do trânsito em Itacoatiara.  Depois de fazer levantamento sobre a organização e operacionalização do trânsito, uma comissão promovida pela promotoria com apoio da 1ª Vara Civil da Comarca de Itacoatiara que tem como titular a Juíza Ana Lorena Teixeira, realizou uma audiência pública presidida pelo Promotor Dr. Ítalo Nascimento que solicitou a presença de órgãos, instituições, representantes do Poder Executivo, Legislativo, Polícia Civil, Polícia Militar e população para discutir soluções emergenciais para que o Código de Transito possa ser cumprido nas vias públicas da zona urbana do município.
Dentro do que foi constatado é notório ver motociclistas dirigirem sem capacete, sem carteira de habilitação, de menores dirigindo carros e motos, três ou mais pessoas em uma mesma motocicleta, estacionar em locais proibidos, andarem em cima de calçadas e outras infrações que acontecem cotidianamente. Dentro desta realidade em 2013, de janeiro a outubro foram registrados 2.386 acidentes, sendo 2.010 somente aqueles envolvendo motos, 1.647 pessoas lesionadas, 16 mortes e em uma faixa etária entre zero a 18 anos foram 644 pessoas acidentadas. Itacoatiara tem aproximadamente 20.000 veículos, destes 6.000 circulam devidamente licenciados e 14.000 são irregulares pelas ruas da Velha Serpa.

As irregularidades no trânsito são vistas todos os dias e a falta de fiscalização é um incentivo
As irregularidades no trânsito são vistas todos os dias e a falta de fiscalização é um incentivo

Para o Ministério Público é dados alarmantes pela população que tem Itacoatiara, o que transparece falta de fiscalização total. Diante dos fatos a Promotoria do Ministério Público decidiu nesta quarta-feira (05) no auditório do Fórum de Justiça Desembargador José Rebelo de Mendonça reunir com representantes do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), Departamento de Trânsito do Amazonas (DETRAN), Prefeitura, Câmara de Vereadores, Defensoria Pública, Policia Militar e Civil para em conjunto realizar uma força tarefa para fazer valer a lei do trânsito em Itacoatiara.
Para a Juíza da 1ª Vara Civil, Dra. Ana Lorena Teixeira “a gente espera que haja união do judiciário, do ministério público e de todos os órgãos competentes para que a gente possa dar uma melhoria de vida pra população de Itacoatiara e resolver o problema da segurança no trânsito que tem matado crianças, jovens, tudo que a gente não quer. Então a gente espera que a população entenda as medidas que vão ser tomadas daqui por diante, lembrando que isto a gente estar fazendo pra dar segurança à população”.
Condutores de motos são os principais infratores do Código de trânsito e os maiores causadores de acidentes na cidade
Condutores de motos são os principais infratores do Código de Trânsito e os maiores causadores de acidentes na cidade

Dr. Ítalo Nascimento, Promotor do Ministério Público, comentou o seguinte: “Nós conclamamos a população a já se direcionar neste sentido, sobretudo os condutores de veículos já comecem a adquirir os capacetes por que nós teremos ai um prazo pequeno pra cobrança dessa regra de transito, mais tudo isso será divulgado numa campanha e em audiências publicas em que a população terá oportunidade de participar também, mais o fato é que existe uma legislação e que ela deve ser cumprida”.

Agora atitudes por parte do poder público (executivo, legislativo e judiciário) terá ações para coibir a prática cultural de irregularidades no trânsito na terra da Pedra Pintada, utilizando-se principalmente de punições cabíveis na lei. Nos dois meses próximos será realizada mais uma campanha de conscientização de segurança no trânsito com a participação de todos os órgãos e instituições envolvidas. Prioritariamente, a cobrança do uso do capacete, a coibição de menores dirigindo veículos e a regularização de associações de motos-taxistas, como também o profissional qualificado para o serviço de transportar pessoas também será uma situação a ser solucionada, pois segundo informações, já há uma lei que regulamenta o serviço na cidade./// Texto e Fotos: Sérgio Azevedo

Fora da ZFM


Fala Sério


Fora da ZFM
Pernambuco, estado natal do presidente Lula, terá a primeira fábrica de motos Shineray fora da China. A unidade começa a operar em março e poderá montar 150 mil veículos por ano, somados aí ciclomotores, motos, triciclos de carga e quadriciclos. O investimento feito foi de R$ 140 milhões. “A fábrica não tem capital chinês, é 100% brasileira”, explica o diretor executivo da Shineray do Brasil, Paulo Perez.


Começo do fim (?)


Isso significa que os incentivos de duas rodas já não seguram os investimentos em Manaus? Aqui, por diversas razões, que incluem a inflação, o fracasso da política econômica, a redução do crédito e a queda do poder aquisitivo, o polo de duas rodas faz água.


Euforia da Suframa



O faturamento dos tablets, que bombou no segundo semestre, esconde crise em vários setores, incluindo o já capenga de duas rodas e o de TV, com margem de lucro mínima, e decrescente, apesar da Copa. Será que o que andam dizendo por aí que tudo está às mil maravilhas?


Peças vêm da China


Inicialmente, a Shineray montará três ciclomotores e um triciclo de carga. Os quadros dos veículos serão soldados no Brasil e as peças virão da China. A unidade fica no Complexo Industrial Portuário de Suape, no Cabo de Santo Agostinho. Segundo a Shineray, a fábrica vai gerar 600 empregos diretos no primeiro ano de operação.


Tudo no jeito


A Shineray tem 700 pontos de venda e 150 concessionárias. Em 2013, foi a quinta marca em volume de emplacamentos, com 10,8 mil unidades. As vendas efetivas foram bem superiores a isso, mas ficaram fora das estatísticas do Renavam porque poucos de seus ciclomotores são lacrados.


Logística competitiva


O que importa para os chineses e para a empresa brasileira é a estrutura logística do porto de Suape, uma estrutura moderna, computadorizada até o talo, com custos enxutos e transparentes, diferentes de Manaus, onde a máfia portuária morde 20% dos recursos. A direção da empresa espera fechar 2014 com 120 mil unidades vendidas. Os operários que vão trabalhar na Shineray já recebem treinamento.


Ninguém merece


• A empresa vem utilizando equipamento que simula uma linha de montagem dentro do centro de distribuição da marca, no Cabo de Santo Agostinho.
• Tudo com navio cargueiro, uma cabotagem que os ingleses sacaram há mais de 100 anos e viabilizou o Ciclo da Borracha e o poderio britânico.
• Aqui, no Amazonas, o roll-on caboco é precário e caro, supõe estradas esburacadas, piratas, seguros, custos elevados. Por isso ficamos a ver Cuba lançar seu novo porto.
• Fosse o governo comunista e cobrasse do Planalto petista uma solução, quem sabe a ZFM ganhasse uma estrutura parecida com a logística de Cuba.
 
Blog do Maskate

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