RETROSPECTIVA DAS NOTÍCIAS DA OBRA DE ROFORMA DO PORTO DE ITACOATIARA.


Obras do porto de Itacoatiara continuam paradas
segunda-feira, 11 de maio de 2009
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Obras do porto de Itacoatiara continuam paradas

As obras do porto de Itacoatiara-AM (distante 175 km de Manaus em linha reta) estão a passos lentos, pois, os operários que trabalham na obra reclamam atraso de três meses no pagamento de seus salários. Isso mais uma vez está gerando o descontentamento dos trabalhadores portuários que continuam “a ver navios” passarem, sem poder ancorar para carregar ou descarregar cargas, devido à falta de estrutura para operar.

O líder dos trabalhadores portuários Fernando Jerry Nelson diz não entender esse descaso das autoridades com a cidade de Itacoatiara, por se tratar de um porto estratégico para a região e que está perdendo dinheiro por conta da demora na entrega das obras. As obras de reforma e ampliação do porto de Itacoatiara foram orçadas em R$ 7.782.229,62, de acordo com Convênio nº 135/2005, assinado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT e a Secretaria de Estado de Infraestrutura do Governo do Estado do Amazonas, em 14 de novembro de 2005, com o prazo de 270 para a conclusão.

Desde a data da assinatura do convênio até hoje, já ser foram 1.264 dias, 934 a mais do que o prometido para a entrega das obras e o porto continua parado. De acordo com o supervisor do porto de Itacoatiara João Bosco Rodrigues, a última promessa que lhe foi feita, pelos técnicos do DNIT, em meados do mês de março deste ano, é que o porto será entregue, pronto para operação, em agosto vindouro. Prazo que é contestado pelo líder portuário Fernando Jerry Nelson. “As obras estão praticamente paradas, além disso – completa Jerry –



todo o maquinário como empilhadeiras, guindastes, caminhões e outros, imprescindíveis para o nosso trabalho, estão sucateados”.
* Floriano Ferreira

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Parte do cais do porto de Itacoatiara desaba
23/03/2010 - 14h28
http://g1.globo.com/Portal/G1V2/img/ico_vc_eleitor.gifEliakim Marques Internauta, Itacoatiara, AM
As informações desta página foram enviadas por um leitor do G1. Quer participar também? Foto: Vc no G1
Estrutura não aguentou o peso de um trator da obra. (Foto: Eliakim Marques/VC no G1)
Parte do cais do porto de Itacoatiara, no Amazonas, vai para o fundo, após estrutura não aguentar o peso de um trator da obra.





 

Foto: Eliakim Marques/VC no G1
Parte do cais do porto de Itacoatiara desabou. (Foto: Eliakim Marques/VC no G1)
  Foto: Eliakim Marques/VC no G1
Trânsito no local está fechado. (Foto: Eliakim Marques/VC no G1)


ASSINADO CONVÊNIO PARA CONSTRUÇÃO DO PORTO
sábado, 27 de março de 2010
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Obra terá investimento de R$30 milhões e deve ficar pronta em 18 meses.

Com a presença do ministro dos transportes Alfredo Nascimento, do ex-ministro da casa civil José Dirceu, dos senadores João Pedro e Jéferson Praia, dos deputados estadual Nelson Azêdo e Sinésio Campos e demais autoridades, o prefeito de Itacoatiara Antonio Peixoto assinou na tarde de hoje, 27, de março, no auditório do Centro Educacional Jamel Amed, o convênio para construção do porto intermodal do município. A obra está orçada em R$30 milhões e deve gerar trezentos empregos diretos durante os dezoito meses previstos para sua construção.

A celebração do convênio garante o repasse da verba para a prefeitura de Itacoatiara, que promoverá a licitação da obra, contratará a empresa e fiscalizará o andamento do projeto. O ministro Alfredo Nascimento disse que ano passado se reuniu com o Prefeito em Brasília, para discutir o projeto e este ano, o contrato para a construção do porto estava sendo assinado. “Esta obra vai mudar o panorama econômico do município”, declarou confiante.

Em discurso marcado pela emoção, Antonio Peixoto, reconheceu a importância da obra não somente para Itacoatiara, mas para toda a região do médio Amazonas. A construção do porto representa umas das propostas de governo do PT, que consiste em transformar Itacoatiara numa cidade portuária, com geração de emprego e renda para a população. Peixoto lembrou que nestes sete anos de governo Lula, o Polo Industrial de Manaus – PIM viveu um crescimento econômico assustador, enquanto Itacoatiara tomava rumo contrário, vendo suas madeireiras fecharem as portas deixando a população desempregada. “Temos que mudar esta situação o mais rápido possível, recolocar o município na rota do desenvolvimento, retomando a segunda colocação no cenário econômico do Amazonas”, refletiu.

SEINF ENTREGA PORTO DE ITACOATIARA A SNPH
terça-feira, 21 de setembro de 2010
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Após ter sua construção concluída, o porto foi entregue a superintendência de portos.

A secretária de infraestrutura do Amazonas Valdívia Alencar entregou oficialmente o porto de Itacoatiara, para ser administrado pela Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias – SNPH.

O novo porto é formado por duas estruturas distintas sendo o retro porto, ou seja, a parte terrestre onde estão as salas de espera para passageiros, guichês, lanchonetes, banheiros e área de convivência. A segunda parte é o porto propriamente dito, formado pela ponte fixa, ponte móvel e a balsa atracadouro que possui 80 metros de comprimento por 20 de largura. A nova estrutura avança 107 metros sobre o rio Amazonas e tem capacidade para receber navios de grande porte.

“Esta obra representa a aceleração do desenvolvimento econômico do município” disse a secretária Valdívia Alencar, para o público formado por secretários do município e populares que acompanhavam a cerimônia. O presidente da SNPH Luiz Gonzaga da Silva Júnior, explicou que o porto vai gerar emprego e renda para o município e disponibilizará salas para uso de secretarias e também para a Polícia Civil. “O porto não será somente um local de carga e descarga, embarque e desembarque de passageiros, também oferecerá muitos outros serviços”, destacou.

De acordo com prefeito em exercício José Augusto Queiróz, o porto vai possibilitar a retomada do desenvolvimento econômico de Itacoatiara, que vai poder explorar sua localização geográfica privilegiada. “Assim vamos gerar emprego para os portuários que estão há mais de quatro anos sem trabalho e também movimentar a economia da cidade”, explanou.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Posto é o primeiro a funcionar em um porto, local de grande movimentação de pessoas.
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Itacoatiara foi o primeiro município do interior do Amazonas a ganhar um Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, que tem a proposta principal de combater o tráfico de pessoas na região. O posto é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Prefeitura de Itacoatiara.
A representante da Secretaria de Justiça, Michele Campos, afirmou que a implantação do posto em Itacoatiara tem a firme proposta de combater o tráfico de pessoas. “Itacoatiara recebe o primeiro posto de uma cidade do interior da Região Metropolitana de Manaus e o primeiro a funcionar em um porto, local de grande fluxo de viajante. Com estas ações vamos combater este crime”, explicou.
De acordo com prefeito Antonio Peixoto a inauguração do posto em Itacoatiara vai ajudar a combater o problema também nos municípios vizinhos. “O tráfico de pessoas é facilitado na região devido às grandes extensões de fronteiras e rios, que facilitam a entrada e saída de pessoas”, observou.

Empurrador da Hermasa segurando o porto da cidade – foto: Frank Chaves 03/05/2012

O empurrador Sapezal da empresa Hermasa, continua desde ontem a noite com suas possantes máquinas controlando o peso do porto de Itacoatiara, que ficou avariado com as fortes corrente da cheia do Rio Amazonas, caso o empurrador saia do lugar e desligue suas máquinas o porto pode ficar a deriva. Se não fosse a empresa proprietária do barco estar socorrendo por mais de 24h a balsa de desembarque do porto, o pior teria acontecido. E até o momento ainda não chegou nenhum guindaste possante de Manaus para colocar novas pointas de estabilização do porto flutuante da cidade. Que, aliás já está a mais de 5 (cinco) anos paralisado para embarque e embarque de carga. Pois o novo projeto trata-se de uma "estação hidroviária", somente para embarque e desembarque de cargas e passageiros. A questão que também foi planejado um Novo Porto no bairro Jaury II, próximo a antiga empresa madeireira Carolina. Mas que até agora não saiu do papel, até mesmo por interferências locais.
A obra de reforma do velho e atual porto da cidade, localizado no centro da cidade, foi entregue em 2010, conforme matérias publicadas pela prefeitura, com direito a ato solene pelo governo do estado do Amazonas, através da SEINF onde estava presente a secretaria de estado Valdívia Alencar representando o governador e entregue a cidade para o administrador do porto SNPH e ao vice-prefeito José Augusto que descerraram a fita inaugural da obra com toda pompa. O fato é que a obra orçada em R$ 7.782.229,62 pelo que tudo indica, não foi atendeu as expectativas esperadas e trouxe foi muito mais transtorno para a operacionalidade do nosso velho porto, que já foi um dos principais portos de exportação do Amazonas. Até quando o descaso com o nosso portal de desenvolvimento que é o nosso porto, vai ficar a deriva das tomadas de decisão dos tomadores de decisão política do nosso estado, município e do governo federal, ISSO É UMA TREMENDA VERGONHA!

CPRM divulga segundo alerta em Manaus e prevê cheia histórica para este ano, o alerta serve também para Itacoatiara.

O nível do Rio Negro pode chegar a 30,13 metros (m), superando em 39 centímetros a enchente de 2009

Manaus – O segundo alerta de cheias do ano foi divulgado nesta quarta-feira (2) pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que prevê enchente recorde em 2012.  Segundo a o CPRM, o nível do Rio Negro pode chegar a 30,13 metros (m), superando em 39 centímetros a maior enchente registrada, em Manaus, em 2009, quando o rio atingiu a cota de 29,77 m. A previsão mínima do nível do rio é de 29,40 m.
No Amazonas 38 municípios já decretaram situação de emergência em função da cheia, incluindo Manaus e Barreinha, os últimos a comporem a lista. A estimativa da Defesa Civil estadual é de que 309.550 pessoas, o equivalente a 64.240 já tenham sido afetadas diretamente pelas águas. Nos municípios de Lábrea e Juruá, o secretário adjunto do órgão, Hermógenes Rabelo, informa que a população já foi atendida e a defesa civil continua acompanhando o comportamento do nível hidrológico que, neste momento vem baixando.
“Do alto ao médio Solimões, nos municípios alagados populações rurais e urbanas e comunidades indígenas estão diretamente sendo atingidas”, disse.
Ainda segundo Rabelo, em Parintins, a previsão é para que entre esta quarta e quinta (3), seja decretada situação de emergência, faltando apenas38 centímetrospara atingir a cheia de 2009. “Nós ainda temos todo o mês de maio e provavelmente de junho para encher a região de Parintins. Então a tendência é ultrapassar essa cota da região”, informou.
Em Anamã, considerado pela defesa civil como o mais vulnerável, o secretário adjunto revela que, devido a subida das águas, o lixão do município está dentro de uma balsa, impossibilitando o descarte do lixo. “O hospital também foi evacuado, a população está sendo atendida dentro de uma balsa”, contou.
Hoje 15 municípios do Estado estão em situação de emergência reconhecida por Brasília em função de desbarrancamento, nesse período. 

Defesa civil Manaus
Em Manaus, atualmente com cota de 29,30 m (55 centímetros acima do nível de 2009, no mesmo período, 28,75 m), segundo o engenheiro da defesa civil municipal, Claudio Belém, desde o primeiro alerta de cheia com previsão máxima de 29,96 m, já havia um plano de contingência.
“Um levantamento foi feito nos 74 pontos de Manaus que poderiam ser alagados, com base na cheia de 2009.
02 Mai 2012 . 13:15 h . Annyelle Bezerra .


E em Itacoatiara, será que a Defesa civil local, está tomando as mesmas medidas, no que tange ao levantamento preventivo sobre os lugares em eminência de serem afetados pela cheia, para que as areas atingidas sejam evacuadas e tomadas as demais medidas de socorro as familias afetadas, ou vão esperar a coisa acontecer naturalmente, conforme a vontade de Deus. (Frank Chaves)

Interditado o porto de Itacoatiara


02 Maio 2012
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A Guarda Portuária acaba de interditar o Porto de Itacoatiara, numa medida preventiva, até que a Marinha do Brasil e a Defesa Civil realizem uma avaliação minuciosa da situação, devido ao rompímento das correntes de segurança que ligam a ponte ao cais, como, também, o cabo de sustentação (poita de ré). Em face desse incidente, houve o afastamento do porto, em sua posição original, de um metro, o fator principal para a interdição. É verdade! Se já não bastasse o problema na rodovia Am-010, na ponte da Poranga, agora é o porto da cidade que, há muito tempo vem sofrendo problemas, sem que haja uma solução definitiva. Imaginem se não fosse Itacoatiara o principal corredor fluvial e rodoviário do Estado. O isolamento está prestes, se não houver providências urgentes. E notem: As eleições estão próximas! 

Rebocador ligado, segurando o Porto de Itacoatiara - foto: Frank Chaves - 22:00h de 02/05/12

Neste momento, em que  a situação ficou extremamente crítica, um rebocador da Hermasa, está segurando a balsa do porto, com as suas máquinas a toda força para evitar um acidente maior. Além disso, ha um pequeno movimento na balsa do porto, onde alguns homens estão tentando fazer uma espécie de amarração provisória, que os navegantes chamam de través, utilizando as antigas correntes do porto para segura-lo, como ação emergencial, enquanto amanhã possa chegar reforço da capital do estado, para que possam tomar medidas mais seguras, envolvendo a engenharia naval e a capitania dos portos. Pois o rebocador da Hermasa, não vai poder ficar 24h segurando as pontas da péssima obra de engenharia que realizaram na reforma do velho porto de nossa cidade. E nesse momento trágico, não vejo ninguém gritando, ninguém se justificando e ninguém apontando uma solução para o problema, o qual precisa não de reparos, mas sim de um novo e decente projeto, a altura da importância da nossa cidade, que historicamente tem vocação portuária e não merece isso, chega de remendos, de obras superfaturadas, de construtoras incompetentes, de mal caso com o patrimônio público, de construtoras incompetentes, de improbidade adminstrativa e de descaso com a nossa cidade e com o nosso povo! (Frank Chaves)

ITACOATIARA: Águas da enchente: tristezas & alegrias

 ITACOATIARA: Águas da enchente: tristezas & alegrias
Enquanto para uma parcela da população a subida das águas é motivo de transtornos e preocupações, para outros é uma oportunidade de lazer e entretenimento, pois é uma época em que a cidade de Itacoatiara ganha alguns balneários temporários como o “piscinão do Bairro da Paz”, a Rua Beira Mar e tantos outros locais nos arredores de Itacoatiara. Porém, a população, sobretudo aquelas que moram as margens dos rios do entorno da cidade, precisa preservar esses locais, não canalizando seus esgotos para os rios e não jogando lixo, porque assim, todos os anos no período da enchente a natureza nos brindará com esses balneários.

fonte: CMI

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