O serviço faz parte do contrato firmado entre o Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC/MInfra), e a Infraero para o desenvolvimento de três aeroportos da Região Amazônica: Itacoatiara, Maués e Fonte Boa.
O material a ser usado em Itacoatiara está a caminho por meio de balsas pelo Rio Amazonas. No total, 2.000 m³ de areia e brita estão sendo transportadas para compor a mistura do novo pavimento do aeroporto.
Governo Federal anuncia pacote de obras nos aeroportos do Amazonas – Foto: revista Flap Internacional. |
Melhorias
As intervenções no Aeroporto de Itacoatiara foram iniciadas em dezembro de 2021, com os trabalhos de limpeza, cercamento operacional, terraplenagem e licenciamento ambiental.
Essas etapas iniciais prepararam o caminho para a renovação da pista de pouso propriamente dita, a qual tem previsão de conclusão em junho deste ano. No total, são investidos R$ 10 milhões, provenientes do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac).
Todas as etapas desse empreendimento previstas em contrato estão em desenvolvimento pela Infraero, o que inclui estudos preliminares, planejamento, projetos executivos, licenciamento ambiental, licitação e fiscalização das obras, até sua homologação.
Em breve, Itacoatiara será melhor e mais rápido viajar de avião para Manaus, do que enfrentar a estrada AM-010. Também será possível pegar uma avião em Itacoatiara e saltar no aeroporto de Santarém (PA), incentivando o turismo regional.
Prefeito Mario Abrahim, representante da INFRAERO e o Sec. Jeordane da SEMDE - Foto: ASCOM/Ney |
Parabéns ao prefeito Mário Abrahim, que tem se empenhado desde os primeiros dias de seu governo, a destravar e por em prática o projeto de reativação do aeroporto de Itacoatiara, completando o modal aéreo do município, que já conta com o terrestre e fluvial.
fonte: Infraero com contribuição do Blog Frank Chaves
Nenhum comentário:
Postar um comentário