As obras de revitalização da Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro, começam na próxima segunda-feira, 5, no primeiro trecho que vai da rua Monsenhor Coutinho até a 24 de Maio. Nesta quinta-feira, 1°, representantes dos órgãos da Prefeitura de Manaus envolvidos no projeto se reuniram com lojistas para definir e detalhar a execução dos serviços.
De acordo com o subsecretário de Obras Públicas da Seminf, Antônio Nelson, o projeto é caracterizado pelo resgate do pavimento original da avenida Eduardo Ribeiro. “Com a retirada das camadas de asfalto da via, o nível das pedras originais, como as do tipo lioz e paralelepípedo, será elevado. Vamos reintegrar os paralelepípedos nos cruzamentos e faixas laterais próximas ao meio-fio. Na pista, eles serão complementados com paver (peças pré-moldadas de concreto destinadas à pavimentação intertravada)”, explica.
 
Obra seccionada
Os trabalhos serão divididos em etapas. O primeiro trecho da operação na Eduardo Ribeiro vai da Monsenhor Coutinho a 24 de Maio, deixando livre a passagem de veículos nas duas vias (Monsenhor Coutinho e 24 de Maio).  Nessa fase serão bloqueados os seguintes acessos da rua José Clemente para a avenida Eduardo Ribeiro e da rua Dez de Julho para a avenida Eduardo Ribeiro.
Antes e durante a interdição, agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) vão atuar no ordenamento do espaço para que seja causado menos impacto ao trânsito no local, sinalizando rotas e caminhos alternativos à população. As rotas alternativas já estão sendo definidas pelo órgão.
 
Screen Shot 2014-11-17 at 2.00.00 PM
 
Segundo o presidente do Implurb, Roberto Moita, os tapumes para delimitar o perímetro da obra serão colocados de sarjeta à sarjeta na Eduardo Ribeiro. Sem comprometer a calçada. Inicialmente serão feitos os trabalhos de raspagem do asfalto, buscando recuperar os antigos paralelepípedos na via.
Os trabalhos na calçada só serão realizados após o fechamento das lojas, durante o período noturno. Já durante o dia, o trecho da calçada que estiver com obra em andamento será fechado com pranchões de madeira e o fluxo de pedestres ocorrerá normalmente.
Conforme o trecho for sendo finalizado na pavimentação e drenagem, a área será liberada. Na sequência, os trabalhos seguem para os demais quarteirões da Eduardo Ribeiro, descendo até chegar à avenida Marquês de Santa Cruz.
 
Screen Shot 2014-11-17 at 1.59.14 PM
 
Recursos
A nova Eduardo Ribeiro tem orçamento de R$ 9,2 milhões, sendo os recursos provenientes do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU), que compõe a estrutura do Implurb. A obra será executada pela empresa Progresso e os trabalhos serão fiscalizados pela Seminf.


Blog da fLoresta - -