domingo, 19 de abril de 2015

Conselho Municipal de Cultura publica edital de convocação para eleição

comculturaedital (2)

O Conselho Municipal de Cultura (Concultura) se prepara para a eleição de seus novos membros, votação que acontece no próximo mês, em Manaus. Este ano, a eleição irá funcionar da mesma forma que é feita nas eleições do Executivo e Legislativo: com direito à urna eletrônica e coordenação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Com a publicação do edital, começa a fase de cadastro dos eleitores e entre os dias 24 e 30 de abril, os candidatos devem comparecer à sede da Manauscult, na avenida André Araújo, Aleixo, para preencher o formulário. Para participar do pleito, eleitores e candidatos devem comprovar que possuem no mínimo três anos de experiência na área artística, por meio de contratos de trabalho, matérias de jornal, certificado de curso superior, etc.

Para os candidatos, é necessário levar também: certidão de antecedentes criminais, certidão de quitação junto à Justiça Eleitoral e uma foto no tamanho passaporte (7×5 cm). Esses são requisitos de admissão para a candidatura. A eleição acontecerá no dia 22 de maio na Biblioteca Municipal João Bosco Evangelista, no Centro, e o resultado será publicado na primeira semana de junho. A posse dos oito novos conselheiros (um por segmento artístico) acontece no dia 1º de julho.

Segundo o presidente do Conselho, Márcio Souza, o trabalho do conselheiro exige conhecimento de diversas modalidades dentro do mesmo segmento e dedicação para conseguir pensar a cultura como um todo. “O Conselho não é igual à Câmara Municipal, onde eles criam as leis. E também não somos os responsáveis por promover festivais folclóricos. Nosso trabalho vai muito além disso. É trazer de volta uma cultura que há muito tempo foi deixada de lado e esquecida pela população. É um resgate cultural por meio do debate de problemas ligados à essa área”, afirmou Márcio Souza. A referência é ao projeto “Memória Reencontrada”, cujo intuito é resgatar a produção cultural do passado com o restauro de filmes clássicos do cinema amazonense. A publicação de dois livros de mitologia indígena e um sobre a contribuição dos italianos para a cultura do Amazonas estão entre os trabalhos desenvolvidos pelo conselho.

O edital será disponibilizado no endereço eletrônico manauscult.manaus.am.gov.br e na sede da ManausCult (av. André Araújo, n° 2767, Aleixo).
 
fonte: Reportagem: Leonardo Fierro - Fotos: Arlesson Sicsú

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA