terça-feira, 16 de outubro de 2012

CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROBLEMA DA FALTA DE ABASTECIEMNTO DE ÁGUA EM ITACOATIARA, OCASIONADO PELO ROMPIMENTO DE UMA ADUTORA DO SAAE.




1. A imagem:
A imagem fala por sí só, estive lá no local, onde estourou dia 13/10/2012, afetando a principal adutora de abastecimento de água da cidade de Itacoatiara, localizada na esquina da rua N.Sra. do Rosário com a Rua Manaus. O problema deixou mais de 15 bairros da cidade 3 (três) dias sem abastecimento regular de água. A fotografia foi tirada hoje as 12:30h, no exato momento em que os funcionários do SAAE estavam fazendo mais uma tentativa de solucionar o problema.

2. O fato e as causas:
O problema foi ocasionado pela forte pressão d’água, ocasionando o rompimento da adutora,  uma antiga tubulação de amianto, que estava fixada em uma conexão de ferro da mesma época, provavelmente da década de 60. Essa rede hidráulica distribui água para toda cidade. Para desobstruir o local foi colocada uma máquina retro-escavadeira, a qual abril um buraco para manutenção e acabou por romper mais o restante da tubulação, segundo informações de moradores próximos do local que presenciaram o fato.  Foi então que os funcionários do SAAE entraram em ação. Porém a coisa se agravou pelo fato de não terem disponível peças de reposição, especificamente para essas bitolas de conexão que foram rompidas. Observei também que a malha hidráulica da cidade, é toda conectada, de poço a poço, sem registros que possam isolar um bairro, ou mesmo o centro da cidade, isso tornou o serviço de manutenção quase que impraticável, pois a água corre solta sem controle para efetuar o serviço de manutenção.

3. Reconhecimento aos técnicos hidráulicos do SAAE (encanadores)
Estive lá estes três dias olhando o serviço dos funcionários do SAAE em horários diferentes, que, aliás, são verdadeiros heróis em estarem trabalhando sem as mínimas condições materiais, são merecedores de nosso reconhecimento pelo esforço humano empreendido para tentar resolver o problema. Todavia, não posso deixar de observar as suas condições de trabalho, desprovidos de equipamentos especializados, utilizando ferramentas rudimentares. Quem estava lá viu, utilizaram serrotes para cortar cano, terçado para cortar gravetos de cabo de vassoura para calçar os encaixes da tubulação. Tiro o chapéu pra eles, mais não posso aplaudir quem os lidera, pela falta de apoio logístico apropriado e até mesmo pela falta de um engenheiro hidráulico para monitorar a ação, tinha horas que via o cansaço estampado nos olhos deles, pelo fato de estarem trabalhando sem as mínimas condições operacionais para desenvolver o trabalho acontento, notadamente um cenário desesperador. Não vi em nenhum momento alguém levar um lanche ou ate mesmo um copo com água para eles.
No final de cada dia, a notícia de que já estavam chegando os tubos e as conexões de Manaus, tranqüilizava os funcionários do SAAE e enchiam de esperança os populares, que presenciavam o serviço.Hoje completou o terceiro dia, e novamente a notícia de que estaria chegando novamente as ditas peças, e já são 22:00h, e até agora nada, mas vamos torcer para que cheguem mesmo e o problema seja solucionado o mais rápido possível.

4. Solução a curto e médio prazo:
Para solucionar esse problema a meu ver, é necessário que o SAAE faça uma reavaliação de suas ações e principalmente um reavaliamento da rede hidráulica da cidade, contratação de técnicos e engenheiros hidráulicos, de preferência concursados. É necessário que seja feito um plano de ação e preventivo para equacionar problemas dessa natureza. Que seja produzido o mapa hidráulico da cidade, identificando as bitolas das tubulações, postos de abastecimento com suas características e técnicas operacionais, de igual forma, fazer o levantamento e mapeamento da rede de esgotos da cidade.
Providenciar a troca de toda tubulação antiga e, providenciar registros de isolamento da rede hidráulica em todos os bairros da cidade, conjuntos habitacionais, inclusive do centro. Para evitar racionamento quase que total de água na cidade, como está acontecendo neste momento. Isso evitaria maiores transtornos, e caso ocorresse um rompimento de uma adutora de um bairro, esse logradouro seria isolado para manutenção, e os funcionários do SAAE não teriam tanta dificuldade para trabalhar.
Contratar um engenheiro hidráulico para o SAAE, para acompanhar e gerenciar a rede de abastecimento da cidade e do interior, para criar mecanismos modernos para dinamizar o serviço de abastecimento de água em nossa cidade, para desenvolver projetos e para acompanhar os serviços de maior relevância, como o que se apresenta.
Providenciar treinamentos regulares de segurança do trabalho e principalmente, a efetivação regular de cursos de atualização de técnicas hidráulicas para os técnicos hidráulicos do SAAE.
Prover o SAAE de equipamentos modernos, bombas d’água de emergência de grande capacidade de vazão, para sugar água de buracos em manutenção, bombas subcelentes para eventuais panes das bombas dos poços artesianos da cidade gerenciados pelo SAAE.
Equipar o SAAE e os seus técnicos hidráulicos, com ferramentas modernas, refletores com astes reguláveis para trabalhos noturnos, serras elétricas, EPI’s.  Máquina hidráulica própria, provida com braço mecânico para fazer atracamento, articulação e manutenção de equipamentos pesados.
Providenciar barreiras luminosas próprias do SAAE, para isolamento de áreas em serviço. Colocar inclusive placas de sinalização a pelo menos 200mts, chamando atenção dos condutores de veículos e pedestres.
Providenciar um carro pipa de médio porte, ou tanques de alta capacidade sobre carrocerias de um caminhão, com bomba d’água, para servir a população nos bairros afetados, em caso de escassez do precioso liquido.
Redimensionar as bombas dos poços artesianos dos bairros da cidade, conforme o número de residências e consumidores existentes, para evitar racionamento contínuo do serviço. Fornecendo água potável sem interrupção em toda cidade.

5. Considerações finais:
Essas são as minhas ponderações sobre o problema do rompimento da adutora do SAAE, que esta afetando a cidade de Itacoatiara a 3 dias, com a falta do fornecimento de água. Neste contexto, ouso chamar atenção e indicar algumas providencias, para que o SAAE e a Prefeitura tomem, para evitar problemas dessa natureza e dinamizar o serviço de abastecimento de água de Itacoatiara, deixando a população bem servida e satisfeita, sem deixar nenhuma residência itacoatiarense sem o precioso líquido em sua mesa e para nutrir suas necessidades básicas.

Em 15/10/2012
Por:
Frank Queiroz Chaves

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA