Polo mineral a um passo da concretização, diz José Melo

Omar Aziz e José Melo durante inauguração da fábrica de calcário
Omar Aziz e José Melo durante inauguração da fábrica de calcário
O Amazonas tem condições de abastecer o planeta nos itens estratégicos da produção do agronegócio, disse o vice-governador durante a inauguração da primeira planta fabril que vai beneficiar calcário dolomítico no Estado.
O vice-governador José Melo disse nesta sexta-feira (7) que, com a inauguração da primeira indústria de beneficiamento de calcário dolomítico, o Amazonas dá um grande passo para a criação do polo mineral, que deverá significar em mais uma alternativa para o desenvolvimento econômico da região.
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Melo explicou que o produto extraído da mina Jatapu, localizada a pouco mais de 680 quilômetros da capital, no município de Urucará, vai beneficiar inicialmente pelo menos dez mil produtores rurais, uma vez que chegará com valor mais acessível graças à redução em mais de 70% no valor de mercado, garantida a partir da isenção do Imposto Sobre Circulação de Mercadoria de Serviço (ICMS). Segundo o vice-governador, a contrapartida oferecida pelo Estado também vai compensar os custos de logística no transporte do calcário da mina até o município de Manacapuru, onde se encontra a planta industrial que irá beneficiar e distribuir o calcário agrícola.
“O Amazonas tem condições de abastecer o planeta nos itens estratégicos da produção do agronegócio, os preciosos fertilizantes tanto de origem vegetal como orgânico, para uma agricultura sustentável. O calcário extraído do Jatapu será vendido ao preço de R$ 145 a tonelada, bem abaixo dos R$ 455 pagos pelo produtor atualmente. Este é um acontecimento emblemático. Daqui pra frente, é só trabalhar e afirmar essa tardia vocação”, explicou. Polo de fertilizantes Melo fez questão de frisar que a mina de calcário do Jatapu está diretamente relacionada às políticas de incentivo para a geração de matrizes econômicas, sugeridas pelo governador Omar Aziz.
A inauguração da fábrica de beneficiamento em Manacapuru, concretizada no avanço da exploração ordenada de potássio na região, segundo o vice-governador, tira do papel o projeto de fazer do Estado um grande polo produtor de fertilizantes. “A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) já tem desenhado o projeto de um grande polo gasoquímico, aproveitando o gás de Urucu, o potássio da foz do Rio Madeira e fosfato do Sul da Amazônia, o que fecha a cadeia de matérias-primas para o setor. Isso tudo mostra as vantagens de se investir no Amazonas, um Estado que tem grande potencial econômico e turístico”, asseverou.
O economista Álvaro Smont explica que o Amazonas tem realmente grande capacidade de montar em curto espaço de tempo uma nova matriz econômica, que substituiria parte da arrecadação perdida com a possível escolha de setores industriais de migrar para outras regiões, longe da Zona Franca de Manaus. Ele considera que a produção de fertilizantes, conhecidos pelo nome técnico de NPK (sigla para nitrogênio, potássio e fósforo), abre um leque de possibilidades de novos setores rentáveis para o Estado.
“O nitrogênio é extraído do gás natural, que já chegou a Manaus, há três anos, com a inauguração do gasoduto Coari-Manaus. Com a interligação da cidade à Usina de Tucuruí, no Pará, deve haver sobra de parte do gás que seria destinado às usinas térmicas. A exploração de potássio está sendo retomada às margens do Madeira e o fósforo pode ser achado em Estados vizinhos, como Mato Grosso, Tocantins e Pará, além de Goiás, que já explora o mineral. Está tudo aí, à mão. Resta promover a instalação da infraestrutura de desenvolvimento, porque demanda existe”, disse Smont.
A planta da Calnorte, cuja sede fica na cidade de Caracaraí, em Roraima, está localizada no quilômetro 55 da rodovia AM-070 (Manaus-Iranduba) e demandou investimentos de R$ 600 mil. Esta é a primeira unidade no Amazonas e a quarta em toda a região Norte. A fábrica vai processar até 250 toneladas por dia, mas tem capacidade para até 400 toneladas diárias, oportunizando 25 empregos diretos em Manacapuru.       |


FELIZ 8 DE MARÇO

Neste dia memorável minha amiga, você e todas as mulheres do mundo, merecem todo aplauso, consideração, respeito, amor e o pleno reconhecimento, por sua luta diária, seja no trabalho doméstico, seja no serviço público ou privado. Em todas as atividades humanas, você é peça fundamental e célula máter da sociedade. Parabéns por este dia e por todos os dias de sua existência!

Blog Frank Chaves

Escola Estadual Dep. Vital de Mendonça, colhe frutos do conhecimento!



"Por isso que me orgulho de ser educador, meus ex alunos, hoje todos na Ufam no Curso de Quimica Industrial, retornam a Escola para socializar o conhecimento aprendido na Academia. Isso sim e cidadania. Isso que ensinamos no Vital de Mendonca. Escola Publica: Laboratorio de Vida" 

Prof. Eduardo César Oliveira Batista - Diretor da Escola Estadual Dep. Vital de Mendonça.

 




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Ester Figueiredo Araujo Araujo Feliz por fazer parte desta história, e saber que o lema das escolas estaduais foi incorporado e tornou -se realidade.
 

'Nojo', diz mulher em rodoviária no AM a poucos metros de estádio da Copa

Às vésperas do mundial, Manaus segue com rodoviária em estado precário.
SMTU diz que quer transferir rodoviária para outro local, mas não cita data.

Camila Henriques* Do G1 AM
11 comentários
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Segundo cobradora de ônibus, coletivos também sofrem os efeitos do descaso na Rodoviária (Foto: Jamila Alves/G1)Segundo cobradora de ônibus, coletivos também sofrem os efeitos do descaso na Rodoviária (Foto: Jamile Alves/G1)
A poucos meses da realização de quatro jogos da Copa do Mundo em Manaus, a cidade vive às voltas com inaugurações de obras pensadas para o mundial de futebol. No entanto, parte da população ainda mostra-se insatisfeita com a falta de melhorias no Terminal Rodoviário da capital amazonense, localizado no bairro de Flores, Zona Centro-Sul de Manaus, a poucos metros da Arena da Amazônia. Na opinião dos entrevistados pelo G1, o local precisa passar por uma reforma urgente. Segundo a Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Amazonas (Arsam), mais de 700 pessoas utilizam os serviços da Rodoviária por dia.
Descaso na rodoviária já havia sido denunciado pelo G1 em 2011 (Foto: Muniz Neto/G1 AM)Acúmulo de lixo localizado próximo a área de embarque e desembarque de passageiros (Foto: Muniz Neto/G1 AM)
As reclamações não são diferentes das ouvidas pela reportagem do G1 em 2011, quando frequentadores e funcionários criticaram a falta de manutenção e reparos na estrutura antiga, assentos desconfortáveis, pouca iluminação, esgotos entupidos e lixo pelas calçadas.
'Parece que tudo é improvisado, mas, na verdade, é tudo velho', criticou o pedreiro Luiz Caranha, de 49 anos (Foto: Jamila Alves/G1 )'Parece que tudo é improvisado, mas, na
verdade, é tudo velho', criticou o pedreiro Luiz
Caranha, de 49 anos (Foto: Jamile Alves/G1 )
O pedreiro Luiz Caranha, de 49 anos, mora em Itacoatiara ( a 176 km de Manaus), mas visita a capital amazonense pelo menos três vezes ao ano. Ele criticou a rodoviária e afirmou que o local está "caindo aos pedaços". "Essa rodoviária é muito antiga. Desde os anos 90, quando eu vinha pra cá visitar meus parentes já era essa estrutura, o teto, os bancos, o chão, o telhado.O embarque é feito de qualquer jeito, você vê o lamaçal por onde nossas bagagens têm que passar pra entrar no ônibus. Parece que tudo é improvisado, mas, na verdade, é tudo velho.  Em feriado isso fica uma coisa horrível porque falta ônibus pra uma quantidade de gente", afirmou.
Frequentadores da rodoviária reclamam de estado dos banheiros do local (Foto: Rômulo de Sousa/G1 AM)Frequentadores da rodoviária reclamam de estado dos banheiros do local (Foto: Rômulo de Sousa/G1 AM)
Já o lavrador Antonio Laurentino, de 48 anos, acredita que o maior problema da rodoviária seja a falta de higiene. "O banheiro é 'seboso', não tem nem porta. Fico imaginando [durante o período de Copa do Mundo] a má impressão que os turistas vão ter daqui. Muitos vão precisar passar por essa rodoviária. E agora?", questionou Laurentino. "Com um lugar porco desse só trocando e colocando outra no lugar. Não é pensado de forma alguma no conforto dos passageiros. Em dias de sol, por exemplo, isso vira uma estufa, pois não tem ventilador e às vezes a gente passa horas esperando pelo ônibus. É um quadro de abandono e não é difícil perceber. É raro se ver alguém fazendo serviço de manutenção, como varrer o lixo do chão. Até a Copa eu não vejo como isso mudar, a não ser que passem uma pintura, façam uma maquiagem pra deixar 'visível' pros turistas", completou o eletricista Riudiley Carneiro, de 27 anos.
Imagens mostram cenário precário da estação rodoviária (Foto: Romulo Sousa/G1 AM)Imagens mostram cenário precário da estação rodoviária (Foto: Romulo Sousa/G1 AM)
Casal francês afirmou que estado da Rodoviária não é muito diferente dos de outros terminais da América do Sul (Foto: Camila Henriques/G1 AM)Casal francês afirmou que estado da Rodoviária
não é muito diferente dos de outros terminais da
América do Sul (Foto: Camila Henriques/G1 AM)
Para o casal de turistas franceses Antoine Thonon, 29, e Laurianne Cauchy, 30, o estado da rodoviária é precário, mas não surpreende, já que viajam muito. "É um lugar sujo, mas não é diferente do que já vimos nesses meses que estamos percorrendo a América do Sul. Faz parte", diz Antoine, sem esboçar nenhuma surpresa com o local. "Pelo menos o ônibus que vamos usar parece estar limpo. Espero que façam algo por esse lugar, porque não são todos os turistas que vão achar isso normal", ponderou Laurianne.
E não são só os frequentadores da Rodoviária que sofrem com os problemas apontados. Os funcionários do local também reclamam das condições do local e pedem melhorias. Uma cobradora de ônibus - que preferiu não ser identificada - disse que a atual situação do terminal é 'vergonhosa'. "É uma imundice! Sinceramente, tenho nojo daqui! Você vai ao banheiro e se depara com baratas e até pombos. Isso sem falar que não há policiamento. A segurança aqui é inexistente e quem sofre somos nós", lamentou. "Essa situação também está acabando com os ônibus, que têm que desviar de buracos. Quando chove, é outro inferno. É triste. Isso está desse jeito desde quando eu me entendo por gente", acrescentou.
Área interna da rodoviária tem infiltração e apresenta sujeira em algumas partes (Foto: Jamile Alves/G1 AM)Área interna da rodoviária tem infiltração e apresenta sujeira em algumas partes (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Estação Rodoviária de Manaus fica a 1 km da Arena da Amazônia (Foto: Reprodução/Google Street View)Estação Rodoviária de Manaus (ponto A) fica a 1 km da Arena da Amazônia (Foto: Reprodução/Google Street View)
Resposta da SMTU
Procurada pelo G1, a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) confirmou a existência de um projeto de reforma do prédio, previsto para ser executado neste ano. No entanto, a pasta afirma que, "para a realização das obras, será necessário transferir a rodoviária para outro local". "Atualmente, está em discussão onde poderá funcionar o Terminal Rodoviário", finalizou a nota emitida pelo órgão.
Fachada da Estação Rodoviária de Manaus (Foto: Muniz Neto/G1 AM)Fachada da Estação Rodoviária de Manaus (Foto: Muniz Neto/G1 AM)
Rodoviária deve passar por reforma, segundo SMTU (Foto: Jamile Alves/G1)Rodoviária também é alvo de reclamações de funcionários do local (Foto: Jamile Alves/G1)
SMTU confirmou planos de reforma para estação rodoviária (Foto: Rômulo de Sousa/G1 AM)SMTU confirmou planos de reforma para estação rodoviária (Foto: Rômulo de Sousa/G1 AM)
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Acúmulo de lixo nas proximidades da rodoviária também foi criticado (Foto: Rômulo de Sousa/G1 AM)Acúmulo de lixo na rodoviária também foi criticado (Foto: Rômulo de Sousa/G1 AM)
*Colaboraram Jamile Alves e Romulo Sousa, do G1 Amazonas.

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