HISTÓRIA DO DIA DO TRABALHO

 

História do Dia do Trabalho

Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América.
Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
Em 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países.
Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiu que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.

 

Dia do Trabalhador no Brasil

Até o início da Era Vargas (1930-1945) certos tipos de agremiação dos trabalhadores fabris eram bastante comuns, embora não constituísse um grupo político muito forte, dado a pouca industrialização do país. Esta movimentação operária tinha se caracterizado em um primeiro momento por possuir influências do anarquismo e mais tarde do comunismo, mas com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, ela foi gradativamente dissolvida e os trabalhadores urbanos passaram a ser influenciados pelo que ficou conhecido como trabalhismo.
Até então, o Dia do Trabalhador era considerado por aqueles movimentos anteriores (anarquistas e comunistas) como um momento de protesto e crítica às estruturas sócio-econômicas do país. A propaganda trabalhista de Vargas, sutilmente, transforma um dia destinado a celebrar o trabalhador no Dia do Trabalhador. Tal mudança, aparentemente superficial, alterou profundamente as atividades realizadas pelos trabalhadores a cada ano, neste dia. Até então marcado por piquetes e passeatas, o Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e celebrações similares. Atualmente, esta característica foi assimilada até mesmo pelo movimento sindical: tradicionalmente a Força Sindical (uma organização que congrega sindicatos de diversas áreas, ligada a partidos como o PDT) realiza grandes shows com nomes da música popular e sorteios de casa própria. Na maioria dos países industrializados, o 1º de maio é o Dia do Trabalho. Comemorada desde o final do século XIX, a data é uma homenagem aos oito líderes trabalhistas norte-americanos que morreram enforcados em Chicago (EUA), em 1886. Eles foram presos e julgados sumariamente por dirigirem manifestações que tiveram início justamente no dia 1º de maio daquele ano. No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes.
Aponta-se que o caráter massificador do Dia do Trabalhador, no Brasil, se expressa especialmente pelo costume que os governos têm de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo. Outro ponto muito importante atribuído ao dia do trabalhador foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, em 01 de maio de 1943.

Parintins vai receber ampliação do porto atual e construção de mais um novo porto e Itacoatiara fica a ver navios

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O município de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, ganhará nos próximos meses, obras de melhoria no Terminal Hidroviário da cidade, que passará a receber navios de grande porte, como transatlânticos. Outra novidade é a construção de um moderno porto na comunidade Vila Amazônia, no interior de Parintins. A comunidade ganhará espaço apropriado para atracação de navios de turismo e ampliar o escoamento da produção rural para outros municípios da região do Baixo Amazonas.

O anúncio das obras foi feito nesta segunda-feira (30), pelo superintendente de Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental, Sabá Reis, durante reunião com o deputado estadual Tony Medeiros e o vice prefeito de Parintins, Messias Cursino. (fonte: Blog da Floresta)





















É isso mesmo, a cidade de Itacoatiara parece estar sendo castigada por todas as forças da natureza e daqueles que deveriam promover o seu desenvolvimento. Pois no mesmo período em que Parintins reformou o seu porto, o antigo porto de Itacoatiara estava sendo reformado. A diferença que o de lá, foi bem feito e preparado para receber navios turísticos de grande porte, e não sofreu nenhuma interferência dos artistas das mentes mais privilegiadas da cidade. Já o porto de Itacoatiara, sofreu uma reforma chinfrim em uma estrutura totalmente ultrapassada e que aliás, perdeu sua capacidade anterior de 60 toneladas para 30. E tudo sob o olhar e as hostes de algumas correntes partidárias locais. Em quanto isso o tal porto novo, projetado para ser construído no bairro do Jauary, próximo ao terminal da empresa Equador Log, teve seu projeto arquivado, pela indecisão local da administração publica, que tem posicionamento contrario ao local projetado pelo Ministério dos Transportes, e quanto ao valor investido na infraestrutura da área, mais especificamente no projeto do aterro do referido porto, já orçado pelo DNIT e a disposição pronto para dar inicio a obra. Por conta da indecisão e das interferências locais quanto ao local e a detalhes técnicos da obra, o porto novo não saiu do papel. Isso travou a liberação dos recursos e a construção do novo porto de Itacoatiara. Enquanto isso, a ilha Tupinabarana da show de articulação e não interfere nos projetos que venham a beneficiar e prejudicar o seu município. Os gestores públicos parintinenses não interferem nos projetos, não travam o andamento das obras e não ficam dando uma de donos da verdade, ao contrário de Itacoatiara, que por muitas vezes praticam uma articulação política amadora, porque não dizer burra de mais, ou tão inteligente, que sabem mais do que os engenheiros do DNIT e do Ministério dos Transportes, alias, deveríamos exportar esse pessoal para Brasília, pois estão se perdendo aqui, ou simplesmente estão botando a perder a vocação portuária de Itacoatiara, por causa das mentes iluminadas que gravitam na mais alta esfera de Poder e permeiam os corredores pragmáticos do paço municipal, enquanto isso continuamos com um porto velho, praticamente perdemos o novo e a população itacoatiarense fica a ver navios. (Por: Frank Chaves)

Carro cai na frente do cais do porto de Itacoatiara

Na madrugada de sabado pra domingo a equipe do Itacoatiara Acontece, flagrou um carro que saiu da pista e caiu no rio, bem no cais da cidade b: Centro, felizmente ninguém se feriu, e o flagra foi de Renato Rodrigues Moreira, nosso cinegrafista. Foi usado um caminhão com guindaste, para a retirada do veículo da água, especula-se que que o acidente aconteceu por motivo de embriagues no volante, devido o motorista estar em alta velocidade, o mesmo não foi identificado.
O motorista se chama Paulo do novo horizonte comandante na hermasa o mesmo foi salvo pelo taberebá transportes que conseguiu empurrar o carro de lancha até a beira do rio e em seguidada o funcionario do Amarildo em ação entrou no rio e consegui tira-lo cm vida, onde teve apenas um pequeno baque no rosto, graças a deus tudo saio bem.

Agradecimento a todos amigos e amigas, pelas mensagens e parabenizações do meu aniversário


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ALBUM DE ITACOATIARA