sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Docente do CESIT representa UEA no 12º Encontro Nacional de Educação Tecnológica


O professor do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (CESIT), Luiz Sergio de Oliveira Barbosa, representou a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no 12º Encontro Nacional de Educação Tecnológica (ENETEC), na última quarta-feira (7). O docente apresentou a palestra intitulada 'Ferramentas Digitais no Ensino a Distância' e destacou a criação de Blogs nos Projetos de Extensão do CESIT, Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), onde ressaltou a relevância da UEA como instituição educacional na Amazônia e as atividades realizadas no AVA/UEA.

Em função da pandemia, a edição 2020 aconteceu na forma de um Webinário com a temática 'O Papel das Tecnologias Educacionais em Tempo de Pandemia'. Por fim, o docente relatou sobre o Desenvolvimento de Projetos utilizando o Software de Autoria Visual Class e a Plataforma Virtual de Ensino Visual Class Net, bem como as diversas publicações de artigos em eventos nacionais e internacionais em razão do uso das ferramentas.

Na utilização do Visual Class e da Plataforma Virtual de Ensino Visual Class Net, houve destaque para o desenvolvimento de aulas com recursos multimídia, provas, simulados e sistemas de georreferenciamento, além da nova ferramenta para criação de cursos online para serem utilizados neste momento de pandemia. O professor é detentor de três títulos consecutivos nos anos de 2017, 2018 e 2019, em participação no ENETEC, na categoria Professor Multimídia.

O ENETEC 2020 contou com uma intensa participação online, chegando a ultrapassar 1.000 participantes e contou com um excelente quadro de palestrantes. Para visualizar as palestras dessa edição, acesse os links abaixo.

O professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, foi um dos palestrantes convidados da 12º edição do Encontro Nacional de Educação Tecnológica (ENETEC). A exposição teve como tema os “Desafios da Alfabetização em tempos de COVID-19” e apresentou algumas ações do Instituto Alfa e Beto em função da pandemia.

Para ilustrar as iniciativas do Instituto, João Batista falou sobre o programa Alfa e Beto na TV, que estreia no dia 26, na Rede Vida. “Além das crianças que estão ou deveriam estar concluindo a alfabetização no final deste ano, o programa pode beneficiar também as crianças que estão na pré-escola ou as que estão em séries mais adiantadas, mas não foram alfabetizadas adequadamente”, explicou.

Com foco em Língua Portuguesa/Alfabetização e Matemática, o programa terá 95 episódios de 45 minutos de cada disciplina que serão transmitidos entre outubro e fevereiro. João Batista lembrou, ainda, que o Instituto Alfa e Beto possui ampla experiência no tema, e por isso aceitou o desafio de produzir o programa. “Trabalhamos há 20 anos no campo da alfabetização e possuímos um conjunto de materiais muito consistentes, como livros, softwares e cursos de EAD. O desafio será grande, mas temos as credenciais para realizá-lo com sucesso”.

Transmitido de forma virtual por meio do YouTube, o evento “O Papel das Tecnologias Educacionais em Tempo de Pandemia” contou também com a participação de Anderson Gomes (Titular da UFPE e Ex-Secretário de Educação de Pernambuco), Luiz Sérgio Barbosa (Universidade do Estado do Amazonas e Mestrando pela Must University da Flórida), Afonso Luciano (Coordenador de Tecnologia da Secretaria de Educação de Manacapuru) e José Eduardo Creste (Pró-Reitor Acadêmico da Unoeste).

Assista ao evento completo nesse link.


fonte:

http://www1.uea.edu.br/home.php?dest=noticia&notId=65591

https://www.alfaebeto.org.br/2020/10/09/enetec-joao-batista-oliveira-alfa-e-beto-na-tv/

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA