quinta-feira, 22 de junho de 2017

CÂMARA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE DATA DO ANIVERSÁRIO DE ITACOATIARA





A Câmara Municipal de Itacoatiara realizou nesse dia 21 de junho de 2017, primeira audiência pública para debater sobre a história de Itacoatiara e sua data de fundação. A reunião foi requerida pelo vereador Francisco Rosquilde e aprovada por todos os seus colegas de parlamento.
O objetivo desses debates é tentar, através de estudos históricos, estabelecer uma nova data para que seja comemorado o aniversário de Itacoatiara, que, segundo pesquisas, seria 08 de setembro de 1683.
Além de autoridades e o povo em geral, foram convidados: o advogado, historiador e escritor, Francisco Gomes da Silva, considerado o maior pesquisador e conhecedor da história de Itacoatiara; o professor, pesquisador e historiador, Frank Chaves e o professor e pesquisador Claudemilson de Oliveira, para exporem suas teses e pesquisas, sobre a data do aniversário de Itacoatiara.
O historiador e escritor, Francisco Gomes da Silva, foi o primeiro a fazer a sua explanação, narrando pormenores da sua pesquisa, acerca da história da fundação de Itacoatiara. Para Gomes, o município de Itacoatiara foi fundado pelos Jesuítas em 08 de setembro de 1683, no dia de Nossa Senhora da Luz, que por esse motivo deveria estar festejando 334 anos e não 143.
O historiador Frank Chaves, que disse ser um discípulo de Francisco Gomes, ressaltou que respeita a tese do seu mestre, porém entende que os fatos históricos são melhores sustentados, quando baseados em documentos, por isso, para ele, se o objetivo é encontrar uma data que acrescente mais anos de idade para Itacoatiara, a data a ser considerada deve ser 1° de janeiro de 1759, dia da fundação da Vila de Serpa, da Prelazia de Itacoatiara e dia em que foi dado posse a Câmara Municipal, que era o órgão que administrava a cidade naquela época. E isso é comprovado pelo documento expedido pela Assembleia Provincial.
Já o professor Claudemilson é adepto da tese do historiador Francisco Gomes.
Todos esses estudos e teses serão encaminhados a Comissão de Constituição e Justiça, que deve analisar e promover nossos debates sobre o assunto.

fonte: Itacoatiara On Line

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA