domingo, 14 de setembro de 2014

Porto de Lenha é a cara de Manaus!

http://visitbrasil.com/visitbrasil/export/sites/default/portalembratur/.content/images/AM_MANAUS_ARQUITETURA/AM_Manaus_ImgHeaderArquitetura.jpg

PORTO DE LENHA
Letra: Aldísio Filgueiras
Música: Torrinho

Porto de lenha
Tu nunca serás Liverpool
Com uma cara sardenta
E olhos azuis
Um quarto de flauta
Do alto Rio Negro
Pra cada sambista
Para-quedista
Que sonha o sucesso
Sucesso sulista
Em cada navio, em cada cruzeiro

Das quadrilhas de turista


'Porto de Lenha' é a cara de Manaus!
Esta foi a manchete do caderno Bem Viver do Jornal A Crítica, de 24 de outubro de 2012. O jornal fez uma enquete, durante uma semana, para escolher a música que melhor representasse a cidade de Manaus, a partir de uma lista de 10 músicas indicadas por artistas e personalidades ligadas à cultura na cidade de Manaus. Ao todo foram 1.200 votos e o resultado final foi o seguinte:

1. 41,2% - Porto de Lenha..Torrinho e Aldísio Filgueiras ... 495 votos
2. 14,7% - Deixa meu sax entrar ...... Teixeira de Manaus .................. 176 votos
3. 10,9% - Amazonas moreno ......... Osmar Gomes e Cedo Braga .... 130 votos
4.  8,75 - Marapatá ...................... Aníbal Beça e Armando de Paula.. 104 votos
5.  8%   - Domingo de Manaus ......... Chico da Silva .........................   97 votos
6.  5,1%- Argumento(Não mate a mata) ... Adelson Santos ...............   62 votos
7.  4,85 - Canção de Manaus ..........  Áureo Nonato .........................   57 votos
8.  3,3% - Subindo pelas paredes ...... Nunes Filho .............................   40 votos
9.  1,7% - Rodar na Bica ................... Alaídenegão ............................   20 votos
10. 1,6% - Churrasco de gato ............ Os Tucumanus ........................   19 votos

Trechos do jornal:

"O poeta e compositor Aldísio Filgueiras ficou feliz com o resultado e até hoje acha difícil explicar a empatia que as pessoas nutrem por "Porto de lenha". "Talvez seja porque ela vai direto ao assunto, não apela muito para sentimentos. É muito bom saber que as pessoas têm muito respeito por esse trabalho", declarou."

"Porto de Lenha" se tornou um sucesso estrondoso já no fim dos anos 1970, quando fez parte da peça "Tem piranha no pirarucu", que Márcio Souza dirigiu no palco do Teatrinho do Sesc."

"Teve uma época em que me enchia o saco entrar num barzinho e ouvir "Porto de lenha". Hoje, a reação é outra. Para os padrões de Manaus, é interessante que uma música continue consumida depois de todo esse tempo", afirmou Aldísio Filgueiras."

Notas pessoais:
Essa declaração final do poeta Aldísio Filgueiras me fez lembrar da música do Zeca Baleiro "Toca Raul", que conta exatamente uma história assim: de tanto não suportar mais ouvir pedir "Toca Raul", não lutou mais contra, aceitou o sucesso que continua passando de geração em geração. Penso que essa música tem isso. É nossa consciência do que nunca seremos... Pois, como diz o poeta, ela vai direto ao ponto: "Porto de lenha tu nunca serás Liverpool, com uma cara sardenta e olhos azuis". É isso!

fonte:
http://acritica.uol.com.br/vida/Manaus-Amazonas-Amazonia-cotidiano-cultura-Porto_de_Lenha-Aniversario_Manaus-musica-enquete-resultado_0_797920209.html

Um comentário:

Unknown disse...

Professor Frank, conheci seu blog hoje e quero lhe parabenizar pela iniciativa. Sei que não é recente, mas dadas as condições de internet aqui em Itacoatiara, acho corajoso e louvável tentar publicar conteúdo de qualidade. Lhe desejo sucesso!

Iane B. Gomes

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA