Arborização de Manaus antiga, fazia jus a capital da maior floresta equatorial do mundo, onde o verde predominava o centro histórico da cidade.

Manaus antiga - 1935, colorizada digitalmente.

Antiga arborização de Manaus, com seus oitizeiros meticulosamente podados com muito capricho, vistos do plano inclinado da rua 7 de setembro. Porém, atualmente a cidade tem ficado cada vez mais desnuda de verde, com árvores sendo subtraídas dos corredores e calçadões do centro histórico, perdendo sua garbosa arborização que se incorporava perfeitamente, a capital da maior floresta equatorial do mundo! Um contrassenso! Ao fundo, no cruzamento com famosa Av. Eduardo Ribeiro, surge o bucólico bondinho da Manáos Railway Company, cortando os trilhos de aço inglês, que serpenteava o centro da cidade, que um dia já foi chamada de Paris dos trópicos! A direita, em primeiro plano, quase desapercebido, o paredão dos fundos da Catedral metropolitana de N. Sra. da Conceição, padroeira do Amazonas.

Deputado Thiago Abrahim destina R$ 50 mil para Casa do Idoso São Vicente e destaca lei de combate ao etarismo no Amazonas


O deputado estadual Thiago Abrahim (União Brasil) reforçou, nesta semana, seu compromisso com a valorização da pessoa idosa e o enfrentamento ao etarismo no Amazonas.  Por meio de emenda impositiva, o parlamentar destinou R$ 50 mil para a realização do projeto “Rejuvenescer: promovendo o envelhecimento ativo no acolhimento”, executado pela Casa do Idoso São Vicente de Paulo, em parceria com a Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas).

O recurso vai viabilizar ações que estimulem a qualidade de vida, o bem-estar físico e emocional e a inclusão social dos idosos atendidos pela instituição.

“Valorizar os idosos é reconhecer toda uma trajetória de vida e garantir que eles tenham acesso a projetos que promovam saúde, integração e dignidade. Essa é uma prioridade do nosso mandato”, afirmou Thiago Abrahim.

Além da destinação da emenda, o deputado também destacou a sanção da Lei nº 7.211/2024, de sua autoria, que cria uma política estadual de combate ao etarismo. A nova legislação permite que empresas e instituições públicas e privadas em todo o Amazonas promovam ações internas de combate à discriminação por idade, garantindo igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, além de combater o preconceito em serviços e relações comerciais.

“Infelizmente, o etarismo ainda é uma forma silenciosa de preconceito que impacta milhares de pessoas no nosso estado. A lei é um passo importante para mudar essa realidade e criar uma cultura de respeito a todas as faixas etárias”, destacou o parlamentar.

Segundo Thiago Abrahim, a luta contra a discriminação por idade precisa envolver toda a sociedade. “O envelhecimento da população é uma realidade. Precisamos construir políticas públicas e iniciativas privadas que valorizem a experiência, o conhecimento e a capacidade de contribuição das pessoas idosas em todos os espaços”, finalizou.

Avião usado na Segunda Guerra Mundial vira atrativo turístico e é alvo de projeto de torna-lo patrimônio cultural de Itacoatiara.


Avião está abandonado há mais de 40 anos — Foto: Liam Cavalcante/Rede Amazônica
 
Avião usado na Segunda Guerra Mundial vira atrativo turístico no interior do AM

Bimotor modelo Curtis C-46 Commando teve como principal função o transporte militar durante a Segunda Guerra Mundial pela Força Aérea Americana, em 1943, e está há pelo menos 40 anos no Amazonas.

Em Itacoatiara, município do interior do Amazonas, um avião modelo Curtis C-46 Commando, que era usado para operação de transporte de tropas na Segunda Guerra Mundial, tornou-se um atrativo turístico da cidade. A carcaça da aeronave está localizada na estrada do Aeroporto Municipal Mariano Arico Barros, onde moradores e turistas costumam ir para tirar fotos e realizar atividades ao ar livre.

O bimotor teve como principal função o transporte militar, principalmente durante a Segunda Guerra Mundial, em 1943, pela Força Aérea dos Estados Unidos, que o operou até 1960, quando foi vendido e convertido em aeronave civil.

O avião possui 23,26 metros de comprimento, com uma altura de 6,63 metros. O alcance de voo chegava a 3.880 Km/h e uma altitude máxima de 8.410 metros. Somente o avião pesava quase 14 toneladas e tinha uma autonomia de 8h50 minutos.

Segundo o historiador Frank Chaves, após o serviço aéreo militar, o modelo foi convertido em aeronave civil em 1960 e chegou a voar por três empresas distintas de aviação civil por quase duas décadas.

"Foi convertido como aeronave civil em 1960 e voou para a LB Smith Aircraft Corp. Foi então vendido à Navegação Aérea Brasileira em 1960 e, em fevereiro de 1962, foi repassado à VASP. Em junho de 1968 foi arrendado ao Serviços Aéreos do Vale Amazônico, depois comprado pela mesma. Seu certificado de aeronavegabilidade expirou em 1976", explica o historiador.
Em agosto de 2023, a Câmara Municipal de Itacoatiara aprovou um requerimento para a revitalização do avião e também a construção de uma praça ao entorno da atração, o que, na prática, nunca saiu do papel. No pedido consta que o modelo chegou na cidade há mais de 40 anos, quando teve que realizar um pouso de emergência.
Cenário histórico
Felipe Assunção, reside no município de Itacoatiara — Foto: Arquivo pessoal

Hoje sem utilidade para voos, a aeronave ganhou uma nova função: servir de inspiração para fotografias. O engenheiro de software Felipe Assunção, de 27 anos, já visitou o local para fazer fotos próprias para as redes sociais e diz que o avião também é cenário para muitas histórias serem imortalizadas em imagens.
"Considero este avião um marco para o município porque faz parte da história de Itacoatiara. Não é apenas a trajetória do velho avião da Segunda Guerra Mundial, mas também a das pessoas que o visitam. O avião carrega as histórias daqueles que passaram por ele — por meio de fotografias, das marcas deixadas em sua lataria ou dos piqueniques realizados no gramado", destacou Felipe.
Fotógrafo já realizou ensaios onde o avião está localizado — Foto: Janderson Balbi/Arquivo pessoal

O fotógrafo itacoatiarense Janderson Balbi relatou ao g1 que realizou um ensaio fotográfico tendo o avião como cenário. Pra ele, usar a aeronave como plano de fundo para as fotos foi como estar registrando um "personagem vivo".
"Como fotógrafo, estar diante dele é como estar diante de um personagem vivo. A luz batendo nas estruturas antigas, o desgaste do tempo, a imponência dele parado ali tudo isso me inspira. É um lembrete do poder que a imagem tem de contar histórias. Poder fazer isso na minha cidade, com algo tão único, é um privilégio que levo com muita responsabilidade e carinho", explicou o fotografo.

No dia 02 de junho de 2025, o vereador e presidente da Câmara Arialdo Guimarães, apresentou projeto de Lei ao executivo municipal, para que torne o antigo avião, patrimônio da cultura material do município, em razão do que o referido bem representa para a história, memória e para o turismo da cidade de Itacoatiara. 
Visto que mesmo na situação em que se encontra, é alvo de curiosidade e interesse da população local e de turistas, que acabou tornando o velho avião, em um dos espaços instagramáveis do município. O projeto visa além da proteção, também o restauro da estrutura da aeronave e aguarda sanção do prefeito Mario Abrahim, que preliminarmente, já declarou apoio ao projeto. 




Fonte:

Por Lucas Macedo, Liam Cavalcante, g1 AM, Rede Amazônica — Itacoatiara
Historiador Frank Chaves

Vereador Arialdo Guimarães, chama atenção da importância da doação de sangue, para salvar vidas!

 

A escolha do dia 14 de junho como Dia Mundial do Doador de Sangue não foi sem motivo. A data celebra, também, o aniversário de Karl Landsteiner, médico e biólogo responsável pela classificação dos grupos sanguíneos, o sistema A B O e descobridor do fator RH.

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Quem pode doar e como doar?

Pessoas com idade entre 16 e 69 anos (sendo exigido apresentação do consentimento formal do responsável legal em casos de menores de 18 anos);

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