Membros do COMPACI participam de audiência no Ministério Público, paratratar do tombamento dos bens culturais de natureza material de Itacoatiara





Neste momento, reunido com os membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural do Município no Fórum de Justiça de Itacoatiara, atendendo o chamado do Promotor Público Dr. Ítalo, para finalizar as ações acerca da conclusão do processo de Tombamento do patrimônio histórico de natureza material de Itacoatiara.

No balanço da reunião, verificou-se que os Decretos de tombamento já foram publicados por parte da Prefeitura, faltando somente a produção das placas de identificação de todos os bens tombados, para serem fixadas em todos os locais identificados, para conhecimento público, cujos bens foram formalmente reconhecidos pelo Ministério Público Federal, pela Prefeitura de Itacoatiara e pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Itacoatiara. Vale ressaltar, que essas ações tiveram a parceria da Academia Itacoatiarense de Letras.

Moradores de comunidade do interior do AM fecham rodovia em protesto por serviços de saúde

Uma barricada de pneus em chamas foi utilizada para bloquear a estrada e causou um grande congestionamento.
Foto: Mari Porfirio/Divulgação

Mais de 2 mil moradores da Vila de Lindóia, comunidade a 86 quilômetros de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), fecharam o acesso pela rodovia estadual AM-010, por volta das 16h deste domingo (20), em protesto pelos serviços precários de saúde na localidade, conforme testemunhas. Uma barricada de pneus em chamas foi utilizada para bloquear a estrada e causou um grande congestionamento.
A técnica agrícola Mari Porfírio, 27, voltava de Itacoatiara, quando ficou impedida de seguir para Manaus, no meio da rodovia, pela ação do grupo revoltado. Até as 20h, o protesto continuava em Lindóia e Mari não tinha previsão de voltar para casa.
“O prefeito (de Itacoatiara) Mamoud (Amed Filho), depois que perdeu as eleições (municipais) cortou os benefícios das comunidades rurais, segundo me informaram. Tirou as linhas de ônibus de transporte escolar e fechou postos de saúde. Hoje morreu uma criança deficiente física porque não tinha ambulância para levar ao hospital”, disse.
Moradora há 32 anos da Vila de Lindóia, Socorro Sampaio, 48, afirmou que o protesto vai continuar nos próximos dias, até a Prefeitura de Itacoatiara se manifestar. “Simplesmente, não temos médicos, medicação, ambulância e hoje já faleceu uma pessoa por falta de socorro. Há três dias enterramos um amigo, porque não tinha como levar para o hospital de Itacoatiara ou Manaus”, declarou.
Ainda conforme Socorro, falta assistência médica na comunidade. “A prefeitura tirou tudo que tínhamos. Dizem que não têm dinheiro para consertar a ambulância, que está no ‘prego’. Há três meses, também, não pagam os salários dos motoristas do transporte escolar e ônibus”, afirmou, revoltada, a moradora.
A reportagem tentou entrar em contato com a Prefeitura de Itacoatiara e também ligou para a secretária de Saúde do município, Laene da Conceição Dias, mas as chamadas não foram atendidas.


fonte: Jornal Diário do Amazonas
http://new.d24am.com/noticias/amazonas/moradores-comunidade-interior-fecham-rodovia-protesto-servicos-saude/160622

Triste Fim de Policarpo Quaresma

Livro Triste Fim de Policarpo Quaresma

O romance Triste fim de Policarpo Quaresma foi publicado em 1911 em folhetins no Jornal do Commercio. Em 1915, surgiu o livro. Essa obra de Lima Barreto foi bem recebida pela crítica ao contrário de sua obra de estreia, Recordações do escrivão Isaías Caminha, sendo considerado um novo Machado de Assis. Entretanto, o euforismo passou logo e não serviu para diminuir as dificuldades financeiras do escritor que permaneceu anônimo.


Resumo do livro

Triste fim de Policarpo Quaresma apresenta uma visão agressiva e realista, dotado de veemente crítica ao nacionalismo patético e ufanista, representado na figura do protagonista Policarpo Quaresma. A obra é capaz de despertar em quem a lê sentimentos de amor, ódio, euforismo, melancolia ou piedade, pois é uma fusão entre o cômico e o trágico. É perceptível o caráter comportamental nacionalista do protagonista, mas chega a ser trágico quando ele é condenado por um crime que não cometeu – traição à pátria.

O protagonista é o major Policarpo Quaresma, subsecretário no Arsenal de Guerra, que ama incondicionalmente sua pátria – o Brasil. Esse amor à pátria (nacionalismo) faz com que ele estude violão, um instrumento marginalizado no fim do século XIX, a língua tupi-guarani, o folclore e os usos e costumes dos silvícolas. Desses interesses ele se interessa tanto pelos estudos do tupi que manda à Câmara um requerimento recomendando a língua indígena como idioma oficial do Brasil. Logo mais, escreve em tupi um ofício que provoca grande confusão e por tudo isso é considerado louco, assim, internado em um manicômio. Ao ser considerado melhor, é solto e compra um sítio – “Sossego” – onde residirá com sua irmã Adelaide e o criado Anastácio.
Com o tempo seus ideais nacionalistas voltam e ele começa a plantar em suas terras, acreditando estar na agricultura a chance do país ser a primeira nação do mundo, e enfrenta ervas daninhas e formigas, do mesmo modo que as intrigas políticas.
Com a Revolta Armada, Floriano Peixoto integra Quaresma como major ao batalhão Cruzeiro do Sul. Quase no fim da revolta é designado a carcereiro dos presos políticos na ilha das Enxadas. Em determinada noite, o Itamarati envia alguém para retirar vários presos e fuzila-los. Esse fato deixou Quaresma revoltado, portanto escreve uma violenta carta ao marechal Floriano Peixoto. Então é preso como traidor e condenado à morte, sem julgamento. Apenas Ricardo Coração dos Outros tenta salvar Policarpo, ficando ele à espera do destino.

Estrutura da obra

Dividido em três partes, cada uma contendo cinco capítulos, organizados em ordem relativamente cronológica.
• Foco narrativo. A obra é narrada em terceira pessoa por um narrador onisciente e distante, capaz de entrar na alma do protagonista para desvendar seus sentimentos e pensamentos. Ser distante lhe permite uma análise psicológica precisa e ausência de envolvimento pessoal. Mas, o narrador se envolve afetivamente pela personagem, e simpatiza-se com ela e seus ideais.
• Ação. Vivida por Policarpo Quaresma a ação é dinâmica e contínua. Os fatos acontecem de maneira relativamente cronológica embasados nas atitudes do protagonista, findando em sua condenação à morte por traição à pátria. A linearidade narrativa é quebrada entre o início da loucura, a internação e a saída de Policarpo do manicômio, quando depois de  quatro meses o narrador retoma esse momento para explicar os acontecimentos.
• Tempo. O tempo é cronológico, apreende o período anterior e posterior à Revolta da Armada, em 1893. Precisamente entre 1891 e 1894 – primeiros anos da República e governo de Floriano Peixoto. Essa informação é relevante para caracterizar Triste fim de Policarpo Quaresma como um romance de época, pois elementos sociais, políticos e históricos estão presentes.
• Espaço. O Rio de Janeiro é o espaço para toda a ação do romance. O sítio “Sossego” fica num local denominado vila Curuzu, que constitui espaço secundário da obra.
Por: Miriã Lira

fonte:
http://www.coladaweb.com/resumos/triste-fim-de-policarpo-quaresma-lima-barreto

O Dia da Consciência Negra, é sobre tudo, um dia de reflexão! Conheça expressões racistas usadas no cotidiano

Zumbi dos Palmares é celebrado no Dia da Consciência Negra / Foto: reprodução
Zumbi dos Palmares é celebrado no Dia da Consciência NegraFoto: reprodução

Neste domingo (20), celebra-se o Dia da Consciência Negra. A data marca a morte de Zumbi dos Palmares, escravo que liderou o Quilombo dos Palmares e representa a luta dos negros contra a escravidão que sofriam no Brasil até 1888.
Para relembrar a importância deste dia, o canal de TV History listou, em seu Twitter, expressões comuns no dia a dia brasileiro, mas que tem origem racista.

Conheça algumas dessas expressões abaixo:

1. “A dar com pau”
Segundo o canal History, surgiu nos navios negreiros. Seria uma forma violenta de forçar os escravos a se alimentarem.

2. “Meia tigela”
Para os escravos improdutivos, seria uma forma de punição. Eles recebiam apenas metade da comida.

3. “Cor de pele”
Refere-se a um tom meio rosado, meio bege, mas não representa todas as cores de peles existentes no mundo.

4. “Inveja branca”
Expressão associa a cor branca a algo positivo e o preto a comportamentos negativos.

5. “Cor do pecado”
Costuma ser elogio a quem tem pele negra ou bronzeada, porém se associa ao imaginário da mulher negra sensualizada.

6. “Samba do crioulo doido”
Muito usado, significa confusão ou trapalhada. Na dúvida, fique só no samba mesmo. 

7. “Mulato”
Refere-se ao filhote do cavalo com a jumenta ou do branco com o negro. O canal History aconselha a ser excluído do vocabulário.

8. “Moreno(a)”
Muita gente costuma usar o termo na tentativa de amenizar o “incômodo” de chaar alguém de negro.

9. “Cabelo ruim”
A expressão causa baixa autoestima entre as mulheres negras sem o "desejado" cabelo liso.

10. Outras expressões com "negro"
“Mercado negro”, “magia negra”, “lista negra” e “ovelha negra” associam o negro à negatividade.



Agora conheça algumas frases significativas sobre a consciência negra:

  • Eu tenho um sonho, que os negros e os brancos andassem em irmandade e sentassem-se na mesma mesa em paz. (Martin Luther King)

  • Se o muro que me impede de avançar é o racismo, vou derrubar com minha consciência negra. (Eli Odara Theodoro)

  • Talvez o racismo aconteça, não só pela cor da pele, mas pela nossa cultura que vem crivada na selva de pedra.(Andre tavares)

  • Meu pai era um rapaz branco, minha mãe era uma mulher negra e eu fiquei no meio. Como você sabe, eu não sou nada. Eu só tenho Deus. (Bob Marley)

  • A luta não acabou. Temos que difundir a ideia da consciência negra na sociedade para que tenhamos um estado tolerante onde prevaleça a igualdade racial, sem preconceitos.(Mércio Franklin)

  • Consciência negra? Porque precisamos de um feriado para entender que todos merecem respeito? Viva o dia da consciência humana!(Danilo Silva)

  • Homenagem ao dia da consciência negra: combatermos os estereótipos redobrando a qualidade da vida! (Jorge Sunny)

  • Eu trocaria o dia da consciência negra pelo dia da consciência social.(Cleiton Robson)

  • Nunca estarei satisfeito até que a segregação racial desapareça da América.(Martin Luther King)

  • A cor da pele não define a alma de um ser humano. (Wando Gomes)

  • O que nos faz diferentes uns dos outros não é nossa cor de pele, mas sim o nosso modo de pensar.(Frederic Roosemberg)

  • Por que existe preconceito em relação à cor da pele, se nossas sombras são da mesma cor! (Arthur Sousa Pinheiro)

  • As lutas dos negros contra a escravidão (movimentos de resistência) devem ser lembradas como fatos de muito orgulho pelo povo brasileiro. (Beatriz Suzana L. Leopoldo)
  • A discriminação dos negros está presente em cada momento das suas vidas para lembrá-los que a inferioridade é uma mentira que só aceita como verdadeira a sociedade que os domina. (Martin Luther King)

  • Nada é mais tacanho do que o chauvinismo ou o ódio racial. Para mim todos os seres humanos são iguais; há idiotas em toda parte e tenho o mesmo desprezo por todos. Nada de preconceitos mesquinhos! (Karl Kraus)

  • O Brasil é a mais avançada democracia racial do mundo. (Gilberto Freyre)

  • O preconceito racial é uma “doença” que deve ser eliminada da sociedade brasileira. (João Carlos Soares)

  • Preconceitos, intolerância racial e social, profunda estupidez. Ao final somos e seremos apenas ossos. (Alber Germânio)


fonte:
http://noticias.ne10.uol.com.br/brasil/noticia/2016/11/20/no-dia-da-consciencia-negra-conheca-expressoes-racistas-usadas-no-cotidiano-648628.php

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