domingo, 3 de dezembro de 2023

A Arvore de Natal do Manoel padeiro vai para o noticiário Nacional!

A notável arvore de Natal do Manoel padeiro, que esta semana foi matéria bastante prestigiada pelo Programa da TV Amazonas Partiu Amazonas com a apresentadora Julia, agora vai para o noticiário nacional com a jornalista Patrícia Poeta.

A imagem mostra o Manoel e sua moto posando em frente a sua obra prima

O Sr. Manoel de Oliveira Santos, popularmente conhecido como Manoel Bruno ou Manoel padeiro, platou a árvore da espécie oiti em 1976 e cuida dela desde então. Hoje está com 47 anos e ele mesmo faz a poda e dá a manutenção da árvore, que tem 19 metros de altura, com 5 copas circulares, iluminadas com mais de 600 lâmpadas de 15w, de largura tem 9 metros e 50cm. A manutenção é feita em média em 3 meses e tem um custo operacional médio de 3.700 reais, custeado pelo Manoel com muito esforço.


A árvore é acesa tipicamente no mês de dezembro para as festividades Natalinas, mas também é acesa na festa junina, no aniversário da cidade, no dia da procissão da padroieira, no dia que a seleção brasileira joga e etc.

Por sua exuberância e gincatismo, acabou se tornando atração turística da cidade de Itacoatiara, sendo visitada por turistas de outros municípios, estados e estrangeiros. 

A fotografia mostra em segundo plano o Manoel no interior de sua padaria, quando ainda funcionava, com uma produção das famosas cabeças de macaco, localizada no bairro de Santo Antonio, que fica ao lado de sua casa e da icônica árvore, com seu medalhão da estrela de São Salomão no peito e logo a frente, eu e atrás do Manoel o primo Julio.

E pelo seu protagonismo natural e por ser acesa praticamente o ano inteiro, iluminando as festividades da cidade, do Estado e do Brasil, a arvore de Natal se torna única de sua categoria da região norte e do país, graças a dedicação do Sr. Manoel que é digno de reconhecimento e aplusos pelo seu notável feito.

Nota de pesar - Desembargadora Marinildes Costeira de Mendonça Lima


Com pesar noticiamos o falecimento da Desembargadora Marinildes Costeira de Mendonça Lima, no dia 2 de dezembro, em São Paulo aos 83 anos. 

Nascida em Itacoatiara e tendo iniciado sua trajetória no Judiciário como juíza titular da Comarca de Boca do Acre, a magistrada aposentada foi a primeira mulher a presidir o Tribunal de Justiça do Amazonas, depois de já ter ocupado os cargos de corregedora-geral de Justiça e de vice-presidente do Tribunal. 

Casada com o economista José Marcelo Castro Lima, a desemba
rgadora deixa os filhos Rebeca de Mendonça Lima, juíza titular do Juizado da Infância e da Juventude Cível da Comarca de Manaus, atualmente designada como juíza auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); e José Marcelo Castro Lima Filho, notário e registrador e ex-presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM).

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas, Marinildes Costeira de Mendonça Lima foi a primeira mulher a galgar os mais altos cargos da carreira jurídica do Estado, tendo construído uma brilhante trajetória.

Promovida a desembargadora em 1989, foi a primeira mulher a assumir a presidência do Judiciário amazonense, ficando no comando da Corte Estadual entre os anos de 2002 e 2004. Antes, já havia ocupado os cargos de corregedora-geral de Justiça e de vice-presidente da Corte.

De 2000 a 2002 exerceu a titularidade da Corregedoria-geral de Justiça do Amazonas; foi a primeira juíza a exercer o cargo de corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (em 1995) e ocupou, também, a vice-presidência e a presidência da Corte Eleitoral. Presidiu a primeira eleição informatizada do Estado do Amazonas, em 1996.

A magistrada registra ainda, em seu currículo, o fato de ter sido a segunda mulher a exercer constitucionalmente o Governo do Estado do Amazonas.
Por todo seu legado, nos solidarizamos com os familiares, filhos e amigos, na certeza de que o criador traga o conforto a todos neste momento de irreparável perda.

OBS.: O velório da ex-presidente do TJAM, des.ª Marinildes Costeira de Mendonça Lima, ocorrerá no Plenário Des. Ataliba Davi Antonio, na Sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (na Av. André Araújo, Aleixo), a partir das 6h da próxima segunda-feira (04/12).

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Inteligência Artificial (IA) nos mostra como as figuras históricas realmente se pareciam

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA