sábado, 31 de março de 2018

INAUGURADA LINHA DE ÔNIBUS MANAUS – ITACOATIARA

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Seis horas, este seria o tempo que o ônibus da Empresa Ana Cássia levaria para percorrer a AM – 1, atual AM-010, em direção ao município de Itacoatiara. As viagens ocorreriam 3 vezes por semana, com saída da estação do ônibus no centro de Manaus. As passagens seriam vendidas no Tabuleiro da Baiana a preços mais baratos que o transporte fluvial.

Resultado de imagem para balsa rio urubu

"O jornal só omitiu que além das 6 horas de viagem em estrada de barro, ainda tinham as duas famosas balsas do rio urubu, que eram inicialmente puxadas a cabo no meio do caminho, para dar mas emoção a viagem, nos velhos ônibus que faziam a linha só duas vezes por semana, na segunda e na quarta-feira."

Coletânea de curiosidades e fatos históricos ocorridos na década de 1960, publicados pela imprensa de Manaus.


Fonte: Durango Duarte in. Jornal A Crítica de 27 de setembro de 1966.

FELIZ PÁSCOA!


Pink Floyd - Coming Back to Life - London (1994) legendado

domingo, 25 de março de 2018

Participe da audiência pública que discutira o DESENVOLVIMENTO DO TURISMO EM ITACOATIARA





Todo o trade Turístico de Itacoatiara, está convidado a participar: Hotéis, bares, restaurantes, organizadores de Feiras de Negócios, agências de viagens e turismo, empresas de transporte, lojas de suvenir's, artesãos, proprietários de pousadas, operadores de pesca esportiva, proprietários de balneários e todas as atividades comerciais do setor turístico da cidade de Itacoatiara. É amanhã, as 14:30 na Câmara de Itacoatiara.

Alguém sabe identificar que imagem é essa ?



É uma peça de madeira, datada da segunda metade do século XIX, mas não consegui identificar de que Santa se trata.

quinta-feira, 15 de março de 2018

Secretaria Municipal de Infraestrutura conclui ponte no bairro Eduardo Braga II

A imagem pode conter: planta, árvore, grama, atividades ao ar livre e natureza









A equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura, concluiu a recuperação de mais uma ponte na zona urbana do município. Desta vez, os trabalhos foram realizados no Bairro Eduardo Braga II. A ação realizada pela Prefeitura Municipal só foi possível graças a parceria e apoio da empresa Mil Madeiras Preciosas, que fez a doação de toda madeira utilizada. 

Itacoatiara faz adesão ao programa Internet para todos

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé
O Prefeito de Itacoatiara, Antonio Peixoto, esteve em Brasília no início da semana seguindo agenda de trabalho. Na ocasião participou da assinatura do termo de compromisso, que possibilitará acesso a internet para a zona urbana do município e para mais 10 comunidades da zona rural.
• Lago do Batista;
• São José do Amatari;
• São José do Piquiá;
• Vila do Engenho;
• Vila de Novo Remanso;
• Vila de Lindóia;
• Comunidade Monte Cristo - Rio Arari;
• Comunidade Vila Fátima - Rio Arari;
• Comunidade Santa Luzia - Ilha Grande do Soriano;
• Comunidade Machado de Assis - Ilha do Risco.
O Internet para Todos tem o objetivo de levar banda larga a regiões e municípios sem acesso ou com acesso precário à internet. Os municípios que entraram na primeira fase do Internet para Todos começarão a receber as antenas em maio, de acordo com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC, que prevê instalar 200 antenas por dia.
Em declaração o Prefeito afirmou sua satisfação com mais esta conquista "Quero reconhecer o tamanho da importância desse projeto. Hoje nós sofremos com problemas de falta ou baixa qualidade da internet no hospital, em todas as UBS's, na rede de educação, na assistência social, bem como em todas as secretarias. Com a tecnologia vem a eficiência e a economia!" - Antonio Peixoto.

Egresso de Itacoatiara é 1º lugar no vestibular da UFAM

Almir Chaves Lopes Neto iniciará seus estudos no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara/Foto: Divulgação









Esforço, comprometimento e dedicação são ingredientes fundamentais para aqueles que estão na vida acadêmica, principalmente, para os alunos finalistas que enfrentam processos seletivos de alta concorrência como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Processo Seletivo Contínuo (PSC) dentre outros. E se somarmos o fator amazônico nessa equação, o desafio torna-se ainda maior.
Hoje, destacamos a história de Almir Chaves Lopes Neto, 18 anos, aluno recém formado do curso de Informática, do IFAM Campus Itacoatiara que na última sexta-feira, 9 de março, foi homenageado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) pelo 1º lugar, após ter alcançado o melhor resultado do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (ICET/UFAM) no curso Sistemas de Informação.
Criado pelos avós, Almir comenta que sempre gostou de estudar e segue um conselho precioso dado pelo avô. “Meu avô me ensinou que o estudo é o melhor caminho que eu posso seguir”, disse ele. E para continuar estudando, Almir encontrou “anjos” pelo caminho. “Sempre fiz de tudo para tirar boas notas na escola. Conclui meu ensino fundamental na Escola Ellis Ribeiro, em Itacoatiara e após isso fiz o processo seletivo para estudar no IFAM. Lembro que não tinha o dinheiro para pagar a inscrição e minha professora de Matemática, Mônica, acabou pagando para mim. Fiz a prova e passei para o curso de Informática”, relembra.
Perguntado sobre qual o segredo para ser um aluno nota 10, o estudante é enfático. “Eu acredito que quando a gente faz por merecer, a gente faz valer a pena. Sabia que não ia ser fácil no IFAM, então busquei me esforçar ao máximo e ao longo do tempo fui me destacando e subindo no ranking dos melhores alunos. No IFAM eu aprendi a amar a área de Tecnologia da Informação. Gosto muito de Informática e é o que quero seguir na minha formação profissional”, disse o recém ingressado no curso de Sistemas da Informação ao ressaltar que empenho, esforço, dedicação e força de vontade são os ingredientes principais para se ter sucesso.
Homenageado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM)/Foto: Divulgação
Almir é admirado por professores e alunos no campus. “O Almir se destacou no período em que esteve estudando no Campus Itacoatiara. Era um ótimo estudante-pesquisador e revelou-se um bom atleta durante os Jogos do IFAM. Acabou fazendo da dificuldade um combustível para continuar lutando e hoje teve sucesso ao ser aprovado em primeiro lugar para o curso de Sistemas de Informação na UFAM”, disse orgulhoso Marcelo Silva dos Santos, professor de Educação Física do Campus Itacoatiara e orientar de projeto de pesquisa “Lazer e Política Pública: uma análise crítica em Itacoatiara/AM”.
Compromisso do IFAM em ofertar ensino de qualidade no interior do Amazonas
Segundo o reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, romper barreiras e preconceitos por meio da educação acaba sendo um dos maiores presentes para a instituição. “É sempre uma alegria muito grande ver nossos alunos tendo êxito na vida e serem reconhecidos por instituições importantes. A homenagem ao Almir comprova nossa luta de que no interior do Amazonas é possível ofertar educação de qualidade e isso o IFAM tem feito ao longo dos anos com tantos ex-alunos tendo destaque no mercado de trabalho, na área acadêmica e até no exterior. Não posso deixar de parabenizar professores, diretores e familiares que estão a frente deste esforço coletivo”, salientou Castelo Branco.
A diretora-geral do IFAM Campus Itacoatiara, Leonor Toro, parabenizou o egresso pela conquista e ressaltou o comprometimento da instituição em prover ensino de qualidade no município. “Todos nós do Campus estamos muito felizes com a conquista do Almir. Ele sempre foi um exemplo de dedicação e força de vontade com os estudos e este resultado exitoso é reflexo disso. Além disso, comprovamos que quando unimos o empenho de quem estuda e o compromisso de quem ensina, o resultado final sempre será positivo”, destacou ela.


fonte: https://correiodaamazonia.com

quarta-feira, 14 de março de 2018

Reforma e reativação do Aeroporto de Itacoatiara trás expectativa de reduzir em 25% custo de tíquete médio de voos para o interior do Amazonas.

Show avia  o foto
Pelas regras da aviação, é preciso voar sempre com combustível suficiente para chegar num aeroporto alternativo (Foto: Renato Queiroz/ACrítica)

Custo do tíquete de voos para o interior do Amazonas pode reduzir em até 25%

O presidente da Amazonastur afirmou que uma pista em Itacoatiara permitirá que os aviões voem com menos combustível e, consequentemente, mais passageiros

O presidente da Amazonastur, Orsine Oliveira Junior, anunciou a construção de uma pista alternativa de pouso para balizamento e abastecimento em Itacoatiara que pode reduzir em até 25% o custo de tíquete médio de voos para o interior do Amazonas. Segundo ele, a obra já foi autorizada pelo governador Amazonino Mendes.

Orsine explica que a pista em Itacoatiara permitirá que os aviões voem com menos combustível e, consequentemente, mais passageiros. E quanto mais passageiros, menor é o custo do voo.

Pelas regras da aviação, é preciso voar sempre com combustível suficiente para chegar num aeroporto alternativo, caso o destino original esteja com problema, e mais meia hora de segurança. Hoje, o aeroporto alternativo de Manaus é Santarém. Se Itacoatiara tiver capacidade de receber voos desviados do Eduardo Gomes, o volume de combustível embarcado será menor, pois a cidade é mais perto de Manaus.

Um exemplo é o ATR que faz Manaus-Tabatinga. Com 48 lugares, hoje só se pode vender 33 bilhetes porque ele tem de levar o combustível da viagem da ida, da volta (pois lá, como em todo o interior do Estado, não há operação de abastecimento) e mais o suficiente para chegar no aeroporto alternativo. “O ticket médio ia descer até 25% porque todos os acentos poderiam ser vendidos. O peso desse combustível ‘a menos’ que deixa de ser levado libera assentos”, esclarece Orsine.

Desafios enormes
A MAP Linhas Aéreas atua em oito municípios do interior do Amazonas: Parintins, Lábrea, Carauari, São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, Tefé, Eirunepé e Coari, além da capital. O vice-presidente da empresa, Marcos Pacheco, explica que o custo para operar na aviação é muito alto e, na Amazônia, os desafios são maiores ainda.

“A distância geográfica entre os municípios é grande, o que acaba fazendo com que haja poucas alternativas para pouso e abastecimento. Devido a esses fatores, para se fazer uma viagem na Amazônia é preciso limitar o número de passageiros para poder levar mais combustível e conseguir voar com segurança”, destaca Pacheco.

Dribles

O prefeito de Eirunepé, Raylan Barroso, conta que para “driblar” as dificuldades encontradas na aviação do município está trazendo a empresa Pioneiro para o aeroporto da cidade. A empresa fará o abastecimento de combustível das aeronaves.

“Nossa principal dificuldade hoje é a questão do abastecimento. A aeronave não tem como abastecer em Eirunepé. Com a Pioneiro no município, vamos ter o terceiro voo semanal interligando com Tabatinga”, revela Barroso.

O prefeito de Barcelos, Edson Mendes, conta que o aeroporto teve duas vistorias da Anac e foi necessário fazer ajustes na pista de pouso. “Entre os meses de agosto a março o volume de voos aumenta por conta da pesca esportiva. Fica em média 15 aeronaves por final de semana. E temos sinalização da Amazonastur de ampliar o nosso aeroporto nos próximos meses”, diz Mendes.

Prefeitos buscam solução

O prefeito de Coari Adail Filho destaca que o município foi contemplado com a verba de R$ 14 milhões da Secretaria de Aviação Civil (Sac) para ampliar e reformar o aeroporto de Coari. A previsão para o início da obra é para abril deste ano e ela será realizada pela Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (Comapa).

“Neste projeto está prevista a ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves, da estação de passageiros, da seção contra incêndio, construção de hangares, recapeamento da pista e balizamento da pista para operações por instrumento”, explicou o prefeito.

Uma das soluções apresentadas pelo o prefeito está o ponto de abastecimento (PA) que entrará em funcionamento no município em abril deste ano. “Com isso vamos abastecer aeronaves movidas a querosene e gasolina. Esse avanço atrai maior número de aeronaves e outras empresas se interessarão em operar provocando a concorrência e automaticamente reduzindo o preço das passagens”.

Em Parintins, a prefeitura está investindo na modernização do terminal de passageiros. “Vamos fazer a instalação do sistema Wi-Fi e aumentar a sala de desembarque com instalação de esteira de bagagem de restituição”, revela Jean Jorge, diretor do aeroporto da cidade.


fonte: Jornal Acritica

Por: Rebeca Mota / Manaus (AM)

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA