sábado, 23 de dezembro de 2017

Em 2018, a Galeria de Artes Terezinha Peixoto, volta a cena da cultura itacoatiarense.





Em 2018, a Galeria de Artes Terezinha Peixoto, volta a cena da cultura itacoatiarense. Desta vez no 2º pavimento do palacete histórico da Academia Itacoatiarense de Letras, localizado em frente a Capela de São Francisco, com exposições de antiquários, obras de arte e o retorno do projeto Cinema na Praça entre outros.
A Galeria funcionou durante longos anos na antiga Casa histórica da família Auzier, de propriedade do Sr. Moyses Israel. Com a venda da casa para o SESC, tivemos que encerrar as atividades, até encontrarmos um novo lugar, com o perfil apropriado para instala-la. E a Academia Itacoatiarense de Letras - AIL, que tem como presidente o historiador Frank Chaves e que também é o responsável pela Galeria Terezinha Peixoto, fez parceria com a AIL, para abrigar a Galeria no seu segundo pavimento e interagir sua atividades com as da Academia. Dando um grande ganho a fruição da cultura itacoatiarense no prédio histórico da AIL.

A Galeria vai funcionar no novo endereço, sito a rua Rui Barbosa, 419 - Centro, em frente a Capela de São Francisco, no horário integrado com o horário de funcionamento da Academia Itacoatiarense de Letras - AIL, que é parceira da Galeria, de 8h as 12h e de 14h as 17h, apartir de fevereiro de 2018. Será um espaço aberto e gratuito a comunidade. E estará aberto a artistas, artesões, pesquisadores, mestres da cultura popular e ao publico em geral para visitas!

Faremos um evento de reabertura que será noticiado nas redes sociais e imprensa local, sobre o dia e horário exato do evento. E toda comunidade itacoatiarense já está previamente convidada.


Terezinha Edna Peixoto, foi uma grande pesquisadora e incentivadora da cultura popular e das tradições itacoatiarenses, além de ter notável experiencia na produção de eventos culturais. Foi administradora por muito tempo, da Galeria Marina Penalber, onde atendia a todos com sua notória educação e delicadeza. Sua morte súbita, deixou de certa forma a classe artística local um pouco órfão de seus conselhos e conhecimentos, fator preponderante para homenagearmos com o seu nome a nossa Galeria, que tem muito daquilo que a Terezinha buscava, o resgate da historia e das tradições do povo itacoatiarense, por isso é importante você conhecer esse interessante ambiente. 

Em 2009, com a fundação da Academia Itacoatiarense de Letras - AIL, os seus membros por unanimidade a escolheram dentre os mais importantes ícones da cultural itacoatiarense. para compor a plêiade de homenageados imortais da entidade, tornado-se patrona da cadeira nº 13, hoje ocupada pelo acadêmico Carlos Augusto Barros. Um dos fortes motivos para abrigar a Galeria Terezinha Peixoto. 

Resultado de imagem para terezinha peixoto - itacoatiara
Exposição de artesanato de palha de tucumã entre outros

Resultado de imagem para terezinha peixoto - itacoatiara  Resultado de imagem para terezinha peixoto - itacoatiara
Atendimento a pesquisas escolares e turistas

Resultado de imagem para terezinha peixoto - itacoatiara
Minimuseu com antiquários da sociedade itacoatiarense

Resultado de imagem para terezinha peixoto - itacoatiara
Visita do nadador inglês que atravessou o Rio Amazonas da nascente a sua foz, entre outros movimentos culturais, sociais e visitantes notáveis!

Imagem relacionada
Exposição do variado artesanato local

Resultado de imagem para terezinha peixoto - itacoatiara
Exposição permanente de artefatos da arqueologia local


Exposições de obras de arte dos artistas plásticos locais

Resultado de imagem para terezinha peixoto - itacoatiara
Volta do Projeto Cinema na Praça

O projeto Cinema na Praça, desta vez não vai ter um lugar permanente, vai se apresentar na Orla da cidade como antes, mas de forma esporádica. Desta vez vai ser mais itinerante. Com projeção para percorrer todos os bairros da cidade e possivelmente algumas comunidade rurais.

Isso tudo e muito mais teremos a grata satisfação de proporcionar aos admiradores da arte e da cultura regional. Também será aberto o espaço para a participação e apresentação dos novos talentos da musica, da literatura,  poesia, das artes plasticas, teatro, dança e de todas as vertentes da cultura regional.

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA