segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Ibama ameaça cancelar pedido da Total para exploração de petróleo na Foz do Amazonas - Jornal Le Monde

Le Monde destaca que geólogos dizem que área pode contar até 14 bilhões de barris de petróleo in situ

Empresa francesa não apresentou relatório satisfatório sobre riscos ambientais


O jornal francês Le Monde publicou nesta quarta-feira (30) uma matéria onde afirma que a agência ambiental brasileira, Ibama, acabou de rejeitar o arquivo Total de licenças de perfuração offshore perto da foz da Amazônia.

Segundo a reportagem o órgão ambiental disse que já requisitou três vezes algumas informações técnicas sobre o projeto da Total e que ainda precisa entender como a petroleira faria para mitigar riscos ambientais na região.

Monde acrescenta que repetidas recusas do Ibama em aceitar os estudos ambientais da Total têm mantido em suspenso há anos a tentativa da companhia de explorar a Foz do Amazonas, uma área que alguns geólogos dizem que pode contar até 14 bilhões de barris de petróleo in situ.

O diário destaca que a Total liderou um grupo que inclui a britânica BP e a Petrobras na compra de cinco blocos de exploração na bacia em 2013, mas a descoberta de um enorme recife de corais a apenas 28 quilômetros dos blocos colocou em dúvida a aprovação ambiental para a exploração.


fonte: Jornal frances Le Monde - citado pelo Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA