Fiz esse trabalho assim na década de 90, 100% manual, pois a tecnologia do computador e do AutoCAD e da impressora elétrica digital, ainda não haviam chegado na cidade e tive que deitar meu corpo sobre as pranchas de madeira, para executar o desenho manualmente, ampliando a planta da cidade em escala de grande proporção, bem como, as demais fases do projeto. Que se tratava da maquete da cidade de Itacoatiara-AM.
Primeiro fiz o desenho da planta da cidade de Itacoatiara-AM, sobre duas laminas de compensado medindo 2200 x 1600 cada uma, depois de terminado o desenho com lápis sobre as laminas, construí miniaturas de casinhas, postes, arvores e adicionei alguns carrinhos em miniatura e montei a maquete da cidade sobre a planta. Utilizando isopor, papelão, tinta, pinceis, cola, arame e etc. Deu um trabalhão, mais ficou lindo! Foi a primeira vez que foi feita a maquete da cidade de Itacoatiara em escala grande. Finalizado o projeto com duas placas de compensado unidas no tamanho 4400 x 3200.
O motivo da criação da obra, partiu da exigência da Feira cientifica e cultural de Itacoatiara da década de 90, em que todas as escolas do município, teriam que apresentar um projeto criativo cultural. E os 03 primeiros classificados, seriam premiados! Naquele tempo, havia uma disputa acirrada entre as escolas Vital de Mendonça (do bairro da Colônia) e o Colégio N. Sra. do Rosário (Colejão do centro, dirigido pelo saudoso Mario Nunes do Carmo, conhecido como Mario Tatá).
P Professor Mário, me chamou para fazer a proposta de um projeto e executa-lo e me deu um cachê pela execução do mesmo. E assim foi feito, então eu sugeri a confecção de uma maquete da cidade, com projeção portuária para o futuro, contendo uma Zona de Processamento de Exportação, para gerar emprego, renda e desenvolvimento para o município. E como já estava o prazo se encerrando, fiz o trabalho em menos de 15 dias, na biblioteca da escola, que ficava no segundo pavimento da edificação.
E assim, todos os projetos foram apresentados pelas demais escolas da rede estadual de ensino participantes da Feira Científica e Cultural, que foi instalada no canteiro central da Avenida Parque. E no dia da abertura oficial da feira, foi o trabalho que mais atraiu público, pela notável visão espacial em 3D que o trabalho apresentava!
Ao observa-lo, dava a impressão, que estava se vendo a cidade de cima do alto, em um avião! E no final da avaliação dos trabalhos, a maquete da cidade de Itacoatiara, ganhou o título máximo da banca de jurados, ganhando o 1º lugar. Para alegria extasiante do Profº Mario, dos alunos da escola e para minha alegria também, por ter idealizada e executado o projeto para a escola.
Mapeadores na década de 1950. Antes do lançamento do AutoCAD em 1982, o processo de criação de desenhos de engenharia era totalmente manual. Engenheiros e desenhistas dependiam de uma variedade de ferramentas, como lápis de diferentes graus, borrachas, esquadros T e esquadros, para elaborar cuidadosamente seus projetos. Cada linha tinha que ser desenhada com precisão, e qualquer erro poderia exigir começar o desenho do zero, o que tornava o processo demorado e muitas vezes frustrante.
fontes:
historiador Frank Chaves
Nenhum comentário:
Postar um comentário