segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Governo Federal propõe a criação de duas novas universidades federais no Amazonas

Show ufam parintins 57048c97 5567 4a20 9682 b9898e06676f

Uma das unidades da Universidade Federal do Médio e Baixo Amazonas seria em Parintins, onde hoje funciona o ICSEZ, ligado à Ufam

Universidade Federal do Médio e Baixo Amazonas, em Parintins e Itacoatiara, e a do Médio e Alto Solimões, em Benjamin Constant e Coari, dependem de aprovação do Congresso

O presidente Michel Temer enviou, ao Congresso Nacional, mensagem governamental que prevê a criação de duas novas universidades federais no Amazonas: a Universidade Federal do Médio e Baixo Amazonas e a Universidade Federal do Médio e Alto Solimões.

A mensagem, de número 799 e datada de 28 de dezembro deste ano, foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (31), e será analisada pelo Congresso Nacional. Caso aprovada, quatro municípios do Estado estarão na área de abrangência das duas novas universidades federais.

A Universidade Federal do Médio e Baixo Amazonas englobaria os municípios de Parintins e Itacoatiara, onde hoje funcionam, respectivamente, o Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) e o Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (ICET), ambos hoje administrados pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Já a Universidade Federal do Médio e Alto Solimões compreenderia as atividades hoje realizadas em outros dois campi da UFAM: o Instituto de Natureza e Cultura (INC), localizado em Benjamin Constant, e o Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), localizado no município de Coari. Caso a criação destas universidades seja aprovada pelo Congresso Nacional, as unidades passarão a ter autonomia administrativa, pedagógica e financeira, inclusive com a eleição de novos reitores e corpo diretivo.

"Recebemos, eu e o vice-reitor, doutor Jacob Cohen, com muita alegria esta notícia. Essa já era uma demanda antiga dos municípios e que agora está sendo atendida. Vamos atuar junto à bancada amazonense para buscar a aprovação", afirmou o reitor da UFAM, Sylvio Puga, destacando a atuação do ministro da Educação, Rossieli Soares, para a proposta de criação das duas universidades. "Ele encampou essa causa e foi fundamental. Quando essas unidades foram criadas, a ideia é que elas virassem, futuramente, universidades".

De acordo com o reitor da UFAM, a criação de novas universidades, caso aprovada, seria bastante benéfica para a educação superior no Amazonas. "Essas universidades já têm estrutura física, corpo técnico, professores e agora poderão expandir e criar novos cursos, que nós não teríamos condição de criar. O Amazonas já vinha precisando de novas instituições federais. Não há perdas, só há ganhos com isso", sustentou, citando o exemplo do Pará, que hoje possui quatro universidades federais.


fonte: Portal do Jornal Acrítica - Dante Graça

Patriotismo e moral em cheque: Uma boca abençoa e a outra amaldiçoa! Viva a inocência das crianças!



Quanta falta de patriotismo e de amor ao próximo! Como pode uma pessoa desejar um Feliz Ano Novo e muitas realizações para a pessoa que você mais ama, para o seu amigo e familiares, se está torcendo para o Brasil e o Governo dar errado! Não tá vendo que isso vai afetar a todos de forma direta ou indireta! Como pode uma boca bem dizer e a outra amaldiçoar quase que ao mesmo tempo! Que povo e que país é esse!



Prefiro estar no país dos otimistas e perseverantes, daqueles que querem fazer a diferença, sem passar pela miopia torpe das cores partidárias. E faço votos de um Feliz 2019 para as pessoas que me são caras, o faço por completo, em gênero, número e grau! Pois quero ver todo mundo bem e feliz, até mesmo meu maior inimigo se existir, pois se tenho, não é do meu conhecimento! 



Pois no meu coração não tem lugar pra mágoa, rancor, inveja e ódio, só amor e esperança de dias melhores! Feliz 2019 a todos meus amigos, amigas e familiares. Que o Brasil, nosso Estado do Amazonas e Município de Itacoatiara, superem todas dificuldades, para o bem de todos e alegria geral da nação!


A imagem traduz o espirito cívico através da simples manifestação dessas crianças em um lixão público, onde apesar das agruras do seu dia adia, não perderam o Civismo, a Fé e o Amor a sua Nação! E que encontraram uma bandeira brasileira avariada em meio aos resíduos. E que inesperadamente a estearam em uma vara feita de um galho de árvore, quase que num ato cerimonial involuntário, mostrando a essência do patriotismo brasileiro. 

Tanta é a inocência deles, que puseram a bandeira de cabeça para baixo, mas o que vale é a intenção! Por isso ainda acredito no Brasil e especialmente nas suas novas gerações, desprovidas de rancores e correntes ideológicas, seja ela vinda de onde vier, de qualquer classe social. A final o Brasil é feito por nós!


fonte da imagem:
http://www.ambientelegal.com.br/o-valor-do-patriotismo/

Bradesco de Itacoatiara fecha o ano deixando os itacoatiarenses na mão!

Bradesco de Itacoatiara fecha o ano, deixando os itacoatiarenses na mão, sem um real nos caixas eletrônicos! Foi assim em todos finais de semana e principalmente nos feriados prolongados de 2015, 2016, 2017 e 2018! E no último dia do ano não poderia ser diferente! Um desserviço a comunidade, aos correntistas, visitantes e turistas! Entra o ano novo com velhos vícios e péssimo serviço de atendimento! Nota "0".

Em todos feriados prolongados acontece isso! No réveillon, no carnaval, no 7 de setembro e FECANI, na semana santa, nos finados e etc. Se isso é desculpa de feriado bancário e nos outros feriados, não tem desculpas! Dizem que é o maior banco privado do Brasil, mais aqui em Itacoatiara, é o mais demorado atendimento e o pior serviço! E deixar o correntista na mão já se tornou uma prática regular lamentavelmente!

Eu não sou nenhuma autoridade, mais exerço o meu direito de cidadão e correntista! E de certa forma, de sócio desse banco, pois todos nós que temos uma conta e o nosso dinheiro lá e assinamos um contrato, passamos a ter deveres e também direitos. E acho que no bojo do lucro e da fortuna do banco, deveríamos pelo menos ser respeitados. E um dos direitos que temos é o de reclamar do grau de satisfação ou não do atendimento e dos serviços! E como contrapartida social, esse banco não dá nenhum retorno para a cultura e para a sociedade local. Só é venha nós e seja feita a vossa vontade, necas! Portanto peca no atendimento, nos serviços, na contrapartida social, na Fé e no respeito ao público!




Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA