sábado, 22 de abril de 2017

PRELAZIA DE ITACOATIARA GANHA NOVO BISPO



No dia 19 de abril o Administrador Diocesano dá Prelazia de Itacoatiara, Padre Graciomar Fernandes fez o anúncio oficial dá nomeação do Novo Bispo dá Prelazia de Itacoatiara. 


O Papa Francisco nomeou, na manhã do dia (19/4), o mais novo bispo da Prelazia de Itacoatiara, o monsenhor José Ionilton Lisboa de Oliveira. Ele pertence à Congregação dos Padres Vocacionistas – Sociedade das Divinas Vocações (SDV) e atualmente é vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Ranchão do Jacuípe, na Arquidiocese de Feira de Santana – Bahia. Esta prelazia estava vacante desde junho de 2016, quando faleceu Dom Carillo Gritti, que esteve a frente da Igreja de Itacoatiara por 16 anos.

Monsenhor José Ionilton Lisboa de Oliveira nasceu em 9 de março de 1962, na Fazenda Chã, em Araci – Bahia, filho de Antônia Pinheiro Oliveira e Alfredo Lisboa de Oliveira.

Em 1983 e 1984 participou do Curso de Conscientização Vocacional realizado pela Congregação Vocacionista em Araci e entrou no Vocacionário da Congregação, em Vitória da Conquista (BA). Fez o noviciato em 1984 e professou os primeiros votos em 1986 e em 1990 fez seus fotos perpétuos. Foi ordenado presbítero no ano de 1992, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Raso, em Araci (BA).

Na congregação tem grande histórico de animador e educador vocacional, foi ecônomo e provincial, secretário e redator da revista Vocacional Espírito.

Já atuou como vigário paroquial nas paróquias Nossa Senhora da Conceição e São Justino, do Rio de Janeiro – RJ; Nossa Senhora da Conceição, em Riachão do Jacuípe – Bahia; Nossa Senhora Aparecida, em Vitória da Conquista – Bahia. Também foi pároco na Paroquia Nossa Senhora da Boa Hora e São Roque, em Campo Brito – Sergipe; e atualmente na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Ranchão do Jacuípe, na Arquidiocese de Feira de Santana – Bahia. E por três vezes foi membro da diretoria da Conferência dos Religiosos do Brasil – Regional Bahia/Sergipe.

Sua ordenação está prevista para acontecer entre os meses de junho e julho do corrente ano em Itacoatiara.


CARTA DO MONSENHOR, JOSÉ IONILTON, BISPO ELEITO DE NOSSA PRELAZIA

À parcela do Povo de Deus

Prelazia de Itacoatiara - AM

“Estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22, 27b).

Jesus, Maria, José!

Recebi da Igreja o convite para ir trabalhar nesta Prelazia. Depois de rezar e refletir e de ouvir o Padre Geral e o Padre Provincial da Congregação Vocacionista da qual sou membro, no espírito do Bem Aventurado Justino, Fundador de nossa Congregação, que colocou a missão como um dos campos de ação de nosso Carisma, resolvi dizer sim.

Disse sim com certo temor, porque nunca estive no Norte do Brasil e não conheço, ainda, nada da Prelazia de Itacoatiara. Obtive algumas informações pela internet. De hoje em diante desejo ir conhecendo mais e melhor esta Prelazia, sua realidade eclesial e social, seu povo, sua cultura, suas conquistas, suas lutas e seus desafios. Para isto vou contar com a ajuda de vocês. Comecei pedindo esta ajuda hoje pela manhã ao Padre Graciomar Gama. Vamos nos comunicando assim, virtualmente, até nossa chegada em Itacoatiara e, então, podermos vivenciar nossa comunicação presencial.

Disse sim confiando na Palavra de Deus que através de Paulo nos diz: “a nossa capacidade vem de Deus” (2Cor 3,5), bem como na exortação de Jesus no envio missionário em Mateus: “Não tenham medo (vv. 26, 28 e 31).

Desejo ser mais um servidor entre vocês que já estão e vivem a sua vocação e missão nesta Prelazia. Quero somar à missão evangelizadora que já vem sendo realizada desde o ano de 1963 quando esta Prelazia foi criada até hoje.

Vamos, juntos, continuar anunciando a Pessoa e o Evangelho de Jesus e trabalhando para a expansão de seu Reino. 
Vamos trabalhar em comunhão (leigos e leigas, clero, consagrados e consagradas), numa Igreja toda vocacional e ministerial, que acolhe e busca servir todas as pessoas, mas que deseja servir especialmente aos empobrecidos e excluídos de nossa sociedade, para que todos tenham vida (cf. Jo 10,10), procurando ser uma Igreja pobre e para os pobres, samaritana e advogada da justiça.

Que sejamos uma Igreja que celebra os sacramentos, que educa na fé e desperta lideranças para a vivência da cidadania, a partir dos valores de nossa fé cristã e da Doutrina Social da Igreja, para ajudar a resgatar a ética na política. 
Espero ajudar a Prelazia ser uma Igreja aberta ao diálogo inter-religioso e ao ecumenismo e aberta à toda forma de parceria em defesa da verdade, da justiça, da paz, dos direitos da pessoa humana e nos serviços de caridade.

Desde o dia 04 de abril, dia que foi consultado, trago vocês no coração e na oração. Peço que rezem por mim, para que de fato eu “esteja no meio de vocês como aquele que serve”. Se eu me desviar deste caminho, ajudem-me, corrijam-me.

Peço que rezem por minha família de origem no interior da Bahia, Araci, região sisaleira, bioma caatinga. Foi dela que recebi a base de minha vida cristã; rezem por minha paróquia de origem, Nossa Senhora da Conceição do Raso, Araci (BA), onde vivenciei até os meus 22 anos a minha fé, atuando pastoralmente como jovem leigo; rezem pela Congregação Vocacionista, minha família religiosa, cujo Carisma é suscitar e cultivar vocações para a Igreja: foi dela que recebi as condições para ser consagrado religioso e padre.

Rezemos pela nossa missão como Igreja a serviço do Reino nesta Prelazia, em suas paróquias, comunidades e missão pastoral.
Um abraço de irmão em Cristo!
Que a alegria do Cristo Ressuscitado seja sempre nossa força! Aleluia!
19/04/2017

Monsenhor José Ionilton Lisboa de Oliveira, SDV


VÍDEO COM A MENSAGEM DO NOVO BISPO D. JOSÉ IONILTON

Clique na imagem e assista o vídeo

Fonte: 
Arquidiocese de Manaus
Prelazia de Itacoatiara

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA