sábado, 10 de dezembro de 2016

A final o que é uma Praça e um Largo!



















Praça da Capela de São Francisco, a menor praça frontal de um templo religioso de nossa cidade. Porém uma das mais aconchegantes de Itacoatiara. Está longe de ser um largo, pelas suas características físicas, mais está bem perto do coração da sociedade itacoatiarense, pelo que representa para a história e para a memória afetiva, coletiva e social de nossa cidade.
Capela de São Francisco, construída em estilo eclético do inicio do século XX, por ocasião de uma promessa da família Lima Verde, e que teve o apoio da comunidade itacoatiarense.

foto: Fotoclube Itacoatiara - 2016

Em uma definição bastante ampla, praça é qualquer espaço público urbano livre de edificações e que 

propicie convivência e/ou recreação para seus usuários. Normalmente, a apreensão do sentido de "praça" varia de população para população, de acordo com a cultura de cada lugar. Em geral, este tipo de espaço está associado à ideia de haver prioridade ao pedestre e não acessibilidade de veículos, mas esta não é uma regra. No Brasil, a ideia de praça normalmente está associada à presença de ajardinamento, sendo os espaços conhecidos por largos correspondentes à ideia que se tem de praça em países como a Itália, a Espanha e Portugal. Neste sentido, um largo é considerado uma "praça seca".

Tipologia - (Praça seca). Largos históricos ou espaços que suportam intensa circulação de "pedestres".


fonte:

CALDEIRA, Júnia Marques (2007). «A Praça Brasileira - trajetória de um espaço urbano: origem e modernidade» (PDF). Universidade Estadual de Campinas. Consultado em 24 de janeiro de 2016.
CASTELLAN, Gláucia Rodrigues. «A Ágora de Atenas: aspectos políticos, sociais e econômicos». Klespidra. Consultado em 24 de janeiro de 2016. 
VIERO, Verônica Crestani; BARBOSA FILHO, Luis Carlos (2009). «Praças Públicas: origem, conceitos e funções» 

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA