sábado, 18 de setembro de 2021

NO DIA DOS SÍMBOLOS NACIONAIS, APROVEITE PARA CONHECER OS SÍMBOLOS DE ITACOATIARA

Os símbolos nacionais brasileiros foram estabelecidos e são regulamentados através da Lei nº 5.700, de 1 de setembro de 1971. Esta lei ainda determina todas as especificações que ajudam a padronizar os símbolos nacionais, como dimensões, padrões, cores, representações e etc.



A bandeira e o brasão de Itacoatiara, foram oficializados pela Lei nº 14 de 18 de maio de 1982. de autoria do ex-vereador Getúlio Borsa Lima e a arte de Antonildes Mendonça, na administração do ex-prefeito Chibly Abrahim. O hino foi criado em 1945, pela Madre Rita de Cássia Dias, professora de artes da antiga escola N. Sra. do Rosário de Fátima, que era dirigido pelas irmãs Dorotéia de Itacoatiara. A partitura musical foi feita em 1997, pelo Maestro Geraldo Dias da Rocha Junior, bacharel em musica pela Universidade da Paraíba, que para execução em flauta. No período em que coordenou a banda municipal de Itacoatiara.


Patrimônio histórico de Itacoatiara - Casa da família Auzier Ramos

fachada de prédio histórico abandonada
Casa da família Auzier Ramos - Patrimônio histórico
de Itacoatiara - foto: Frank Chaves 2021

A edificação construída na década de 20 em estilo neoclássico. Pertenceu ao português Oscar Ramos e a Aurélia Auzier, entre outros proprietários, atualmente pertence ao empresário Mamon, proprietário do centro comercial Itacoatiara Moll, onde funciona a loja Americanas e Banco Santander, entre outros empreendimentos comerciais. Em 2015, a edificação, sofreu intervenção arquitetônica que descaracterizou a originalidade da edificação, sobrando a pequena fachada do pavimento térreo em seu formato original. Este bem cultural arquitetônico, fica localizado na Avenida Parque, no elegante centro da cidade de Itacoatiara e foi tombado pelo Decreto Municipal nº 269, de 28 de setembro de 2016.

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA