segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

ORLA DE ITACOATIARA ABANDONADA

A Orla de Itacoatiara sem preservação

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A interdição da Orla, em Itacoatiara, tem sido motivo de reclamações e apelos, por parte de políticos e da população em geral, todos questionando o descaso, não só por esse fato, como, também, pela falta de manutenção para apresevação daquele logradouro. E, por conta disso, o BLOGdaFLORESTA tem recebido, constantemente, apelos dirigidos as autoridades locais, com o objetivo de sensibilizá-las a respeito desse questão que é muito grave. Eles questionam a falta de interesse do Executivo Municipal, no sentido de que fosse mantida, permanentemente, a limpeza, iluminação, pintura e outros procedimentos no Passeio Público Jornalista Agnelo Oliveira. Mas, é de se lamentar, o fato de que nenhuma providência tenha sido tomada nesse sentido, fato que motivou a situação em que ele se encontra, a partir dessa interdição pela Defesa Civil, em virtude do risco que passou a oferecer a população, devido ao desmoronamento provocado pela erosão. Uma prova desse descaso e do abandono a que o Passeio está submetido, como mostram as fotos recentes, é o estado em que se encontra a Fonte/Chafariz, que antes embelezava o local com luzes, esguicho d’água e cascatas, que se transformou num criadouro de mosquitos e outras espécies de insetos transmissores de doenças, colocando em risco, também, a saúde da população, inclusive, sob as vistas da Vigilância Sanitária. O BLOGdaFLORESTA, anteriormente, já abordou a situação, e agora, no estágio atual, temos tentado, mas, não conseguido, ouvir a versão da administração municipal sobre o assunto, principalmente, para informar à população do que pode ser feito para a solução do problema, principalmente, a quem cabe a responsabilidade pela execução daquela obra que, sem dúvida alguma, é importantíssima para os itacoatiarenses, mas, que foi construida sem a qualidade técnica necessária, nem tampouco recebeu a manutenção devida.

domingo, 15 de janeiro de 2012

O PROJETO CINEMA NA PRAÇA VAI COMEÇAR A EXECUTAR A SUA SEGUNDA FASE





O objetivo do projeto é levar a magia do cinema ao público de todas as idades, crianças e jovens e adultos, assim como, levar lazer, cultura e entretenimento à população do Município de Itacoatiara que tem pouquíssimas opções de lazer. Também serão exibidos documentários, filmes educativos e produções locais.

O Cinema na Praça conta com excelente equipamento de exibição: telão, equipamento de som, cadeiras e um datashow de alta resolução, para que todos tenham conforto e uma exibição com ótima qualidade de som e imagem. 

Neste ano de 2012, na execução de sua segunda fase, o projeto Cinema na Praça, irá percorrer todas as praças localizadas nos bairros de Itacoatiara, se deslocando da sua base situada na Orla Jornalista Agnelo Oliveira situada no centro da cidade, e uma vez por semana, irá para a periferia da cidade, levando cultura onde o povo está!

ITACOATIARA: UM PORTO ALTERNATIVO

Luiz Carlos Marques (*)

Em todo este caso que envolve a problemática do porto de Manaus as soluções encontram alguma dificuldade de execução. Quando do acidente no porto Chibatão, ficou impossível esconder a necessidade de se pensar uma solução para o problema de carga e descarga na cidade de Manaus.

Talvez a solução esteja em outro lugar, não em Manaus. Imagine a construção de um porto na vizinha cidade de Itacoatiara. Esta cidade possui todas as condições para isso sem, contudo, gerar os entraves criados na capital, gerando emprego e renda naquele local.

As vantagens podem ser computadas facilmente. Como a cidade de Itacoatiara está ligada a Manaus através de rodovia, ganharíamos tempo na entrega das mercadorias, principalmente as direcionadas ao pólo industrial de Manaus. É sabido que uma embarcação de carga demora em media 24h entre Itacoatiara e Manaus. Com um porto naquele município, diminuiríamos em pelo menos 20 horas o tempo de chegada a Manaus.

Esta engenharia nos dá também uma economia considerável nos preços do transporte. Sem falar que diminuiríamos a grande movimentação de carros pesados no centro da capital amazonense.

Só assim, poderemos ter um porto exclusivo para cruzeiros turísticos que nos visitam todos os anos. Cidades como São Paulo já adotam esta solução há muito tempo. O Porto de Santos é um bom exemplo.

Jerry Nelson fala sobre o Porto de Itacoatiara

 

Enquanto Itacoatiara, discute o sexo dos anjos, Manaus corre atrás e consegue avançar na construção do seu novo porto

Porto do PIM: talvez em 2015

Prazo foi estimado pela Secretaria de Portos da Presidência da República. Empreendimento melhorará logística local

O projeto básico da APM Terminals apresentou baixo impacto ambiental, como menor ocupação de áreas de proteção, uma das preocupações dos ambientalistas.
O projeto básico da APM Terminals apresentou baixo impacto ambiental, como menor ocupação de áreas de proteção, uma das preocupações dos ambientalistas. (Antônio Lima/ Arte: Gusmão)
O porto do Polo Industrial de Manaus, que será construído na área da extinta Companhia Siderúrgica do Estado (Siderama), só deve entrar em operação após a Copa do Mundo.
De acordo com a assessoria da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), é provável que o empreendimento deva começar a funcionar somente em 2015. Considerado pelo setor empresarial como fundamental para resolver os problemas de logísticas do PIM, juntamente com o Porto das Lages (projeto em pendência judicial), o prazo mais dilatado que o anteriormente divulgado pela imprensa preocupa o setor.
Por outro lado, como a precária situação logística se arrasta há décadas sem solução, saber que existe prazos gera até um certo "alívio" admitem os empresários. “Estamos sofrendo um estrangulamento logístico enorme. Isso causa maior custo de produção e com isso perdemos competitividade”, disse o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco.
 “Aumentar um ano, um ano e meio complica mais. Porém, quem espera por isso há 30 anos, saber que vai sair já é um alívio”, desabafou o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Manaus (Simmem), Athaydes Mariano Félix.

Referência ao PIM
O nome do novo porto de Manaus é Porto do Polo Industrial de Manaus, uma referência a área onde será construído. De acordo com a SEP, a licitação do porto está prevista para junho deste ano e o início das obras para o segundo semestre de 2013.
O prazo de construção é de dois anos. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) será a responsável pelo processo de licitação de concessão, operação do porto. Porém ainda não recebeu os projetos para que possa soltar o edital de licitação.
 Em dezembro de 2010, a SEP escolheu a proposta do consórcio da Dinamarca, APM Terminals, para construir o novo porto numa área terrestre de 376.155,32 m², próximo ao Distrito Industrial. A empresa ficou responsável por apresentar estudos de viabilidade técnica e econômica, impacto concorrencial e estudo de impacto ambiental. Segundo a SEP, a APM Terminals está para receber o licenciamento ambiental prévio.
Na ocasião da escolha da empresa, o custo da obra foi informado em cerca de R$ 300 milhões. Nessa sexta-feira (13), à reportagem a assessoria disse que será de R$ 400 milhões. Atualmente não existe um porto público na região para atender a importação e exportação do Amazonas, e também por isso é considerado importante. Além de aumentar a capacidade logística e concorrência entre os portos.
 “Hoje temos dois portos: o Chibatão e o Superterminais, sendo que a maioria das cargas vai pelo Chibatão. Mas ele não tem capacidade física nem operacional para dar celeridade necessária para o PIM”, destacou Périco.

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