Antiga torre da praça do Relógio, com os quatro mostradores marcando as horas. foto da década de 70. |
Praça do Relógio, foto da torre solitária sem o relógio. foto de 2009 - autor: frank Chaves - Poesia de Manoel Domingos.
|
A pracinha do relógio, construída em 1968 pelo prefeito Aurélio Vieira dos Santos, é um dos pontos mais aprazíveis da cidade de Itacoatiara, do local você pode admirar o melhor pôr-do-sol no Rio Amazonas. Faz parte do patrimônio histórico de Itacoatiara, é também um dos locais preferidos para os casais namorarem e curtirem suavemente a brisa do caudaloso rei dos rios. Na década de 80 o seu relógio foi removido para conserto e se perdeu no descaso do tempo. Servia de farol para os navegantes e orientava-os sobre as horas ao passarem na frente da cidade de Itacoatiara, da mesma forma, orientava os transeuntes do centro da cidade, com os seus elegantes ponteiros e com os seu alarme que soava a cada hora exata marcada. A ausência do relógio em sua torre central, causa um certo vazio em meio a praça Luíza Valério. O poeta itacoatiarense Manuel Domingos, inspirado pela telúrica do tempo, prestou uma homenagem a pracinha do relógio, e como historiador, não poderia deixar de apresentar também minhas considerações sobre um dos mais significativos patrimônios históricos de Itacoatiara que precisa ser revitalizado.
Essa praça traz doces recordações pra muita gente, para aqueles que admiram o belo e tem sensibilidade. Afinal, quem foi o itacoatiarense que nunca visitou a pracinha do relógio em alguma época de sua vida, seja para brincar, seja para namorar, para apreciar o pôr-do-sol, para refletir sobre a vida, para assistir a procissão de São Pedro, ou simplesmente para ver o tempo passar suavemente com a brisa do Rio Amazonas. De fato é um dos mais belos recantos turisticos e culturais de nossa Velha Serpa e um dos principais cartões postais, de nossa cidade e merece ser valorizado e revitalizado. (Frank Chaves)
Praça do Relógio - fotografia da década de 70, autor desconhecido (acervo fotográfico Frank Chaves). Poesia de Francisco Calheiros - poeta, escritor e advogado. |
"Esta praça denominada de Luiza Valério no vulgar, praça do Relógio, de fato o dito cujo funcionava com pontualidade não era "Big-ben" da estação de Londres, mas dava o seu recado de longe, bem longe ele se fazia ouvir suas pancadas sonoras, o tempo e descaso dos gestores acabaram com sua finalidade, Itacoatiara por ser cidade do já teve resta-nos o consolo, na pior das hipóteses o povo punir com o voto o responsável pelo silêncio do Relógio da praça o nosso "big-ben".
Sua construção se deu pelo prefeito Sr. Aurélio Vieira dos Santos, ótimo administrador, marcou época, o itacoatiarense sente saudade da sua administração." (Mário Benigno Mendes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário