O velho avião, modelo Curtiss C-46 Commando, se encontra abandonada há mais de 30 anos no município de Itacoatiara, situado a 270 km de Manaus pela rodovia estadual AM-010. Este avião já provocou diversas intenções de viagem dos membros do MSTeam para visitá-lo, e no carnaval de 2011 tornou-se realidade.
Cabine do avião
Nosso colaborador e membro do MSTeam Patrick Santana traz registros das atuais condições de um clássico Curtiss C-46 Commando, que encerrou seus dias operacionais servindo à empresa aérea SAVA. O PP-NMH foi construído em maio de 1943, número de série 26508 e possui um par de motores Pratt & Whitney R-2800-51 Double Wasp de 2000 hp cada. Originalmente serviu à Força Aérea Americana (USAAF e depois USAF) com a matrícula 41-12381. Foi convertido como aeronave civil em 1960 e voou para a LB Smith Aircraft Corp. com a matrícula N9340R.
O C-46 foi então vendido à NAB - Navegação Aérea Brasileira em 20/12/1960 e em fevereiro de 1962, foi repassado à VASP após a fusão NAB/Lóide/VASP. Em junho de 1968 foi arrendado à SAVA, depois comprado pela mesma; seu certificado de aeronavegabilidade expirou em 30/04/1976.
A aeronave também foi operada pela TABA. A correta data de desativação nos é desconhecida, mas a julgar pela época em que a SAVA operou a maior probabilidade é de que o C-46 esteja parado em SBIC há cerca de três décadas.
Estou segurando o avião só com um lado do braço esquerdo, rsrsrsrs. |
Os buracos feitos pelos vândalos na fuselagem da aeronave |
Eu e os amigos Natan, Ana e Jhonildo, fazendo uma self com o Curtiss C-46. |
Essa aeronave se tornou uma das principais atrações turistas de nossa cidade, e desperta a curiosidade de qualquer pessoa, principalmente das crianças, que vistam o aeródromo de Itacoatiara. Pena que os vândalos, estão depredando o velho avião. Lamento pela ignorância de algumas pessoas, que não sabem ver as coisas sem mexer ou tirar um pedaço. E em vez de conserva-lo, mutilam a única lembrança que ficou, do tempo em que o nosso velho aeroporto Mariano Arico Barros, tinha linhas regulares para Manaus e para as demais regiões de Amazonas. Pois nosso aeroporto, mesmo assim, ainda serve de apoio para o aeroporto internacional Eduardo Gomes, durante o dia, a noite, já não pode, por não dispor do serviço de iluminação da pista, situação que será resolvida com a reforma do aeródromo, que está em pleno curso.
Em 2012, no primeiro mandado
do prefeito Peixoto, ele municipalizou o aeroporto e deu entrada na papelada,
para reativar, reformar e ampliar o nosso aeroporto. Mas, depois ele saiu do
governo e o processo ficou parado. Agora em 2017, logo que tomou posse. Percebeu
que o ex-prefeito não moveu uma palha para reativar o nosso aeroporto. Foi
então que retomou o processo, iniciado lá em 2012, e com a ajuda do dedicado
piloto Paulo André, que acompanhou esse processo, está agilizando para que as
licenças necessárias e todo o processo de liberação dos recursos, sejam
liberados, para a obra começar, e Itacoatiara ganhar um novo meio de
transporte, para aproximar a distância ´para a capital do Estado,
principalmente nos casos de urgência hospitalar.
E em meio a tudo isso, estamos
acompanhando todo o processo, no qual essa velha aeronave que pousou em nossa
cidade na década de 70 com problemas mecânicos e nunca mais levantou voo. Mas
quem sabe não consigamos apoio para aproveita-la, restaura-la para ser
transformada, em um espaço de visitação turística, para o deleite da criançada
e dos apaixonados por essas máquinas voadoras, construídas no período da
segunda-guerra mundial. (Frank Chaves)
Encontrei um vídeo de uma ultima aeronave desse modelo, que ainda está em plena operação na região andina. Clique no vídeo abaixo e nos demais da sequência do youtube, aperte o cinto e embarque no túnel do tempo desta antiga aeronave, que tanto serviu pessoas, empresas e encurtou tantas distâncias.
Fábio RC Manaus disse... - 8 de dezembro de 2014 21:29
Eu tive o privilégio de poder está perto dessa aeronave devido a todos os últimos finais de semana ter que ir ao município de Itacoatiara para realizar minhas horas práticas de voo na Escola de Aviação Amazon Fly localizada no aeródromo deste município. Segundo as pessoas com quem tive contato incluindo os funcionários da Infraero e o antigo zelador do aeródromo Sr. Manuel, ele me contou exatamente está história e adicionou que a aeronave em 1974 (não me recordo a data que ele disse mas creio que foi esse ano mesmo) fez um pouso de emergência devido a falha em um dos seus motores e que a companhia resolveu abandonar a aeronave devido aos altos custos para importar e transportar um novo motor para reparar a aeronave, com isso, foram retirados principais componentes e o restante abandonado no local ao lado da pista principal. Hoje em dia ele se encontra em frente do aeroporto onde as pessoas que ali visitam podem usufruir da visita. Infelizmente, boa parte do profundor e os restantes dos equipamentos deixados foram saqueados, mesmo assim, é impressionante poder visitar esta aeronave. Recomendo a visita aos amantes da aviação.
Conheci hj no Aeroporto de Campinas um Senhor Chamado Celso Manoel Santos. Ele me contou uma estória sobre esse avião. Ele foi agente de Aeroporto da VASP em Ribeirão Preto. Ele me disse que quando o avião pernoitava em Ribeirão, havia uma necessidade de alguém dormir como vigia dentro do avião. Ele dormiu com muito medo, pois na semana anterior este avião havia passado em ribeirão transportando um defunto. Ele me contou que na época Ribeirão tinha uma pista com 1500 metros e devido uma a uma questão de disputa interna entre o DAC e a Aeronáutica, estava proibido uso do balizamento noturno, por isso eles usavam lampiões na lateral da pista para fazer o balizamento.
Geraldo Fries - 17 de fevereiro de 2016 07:07
Encontrei as fotos do Curtis e gostaria de dizer que voei na SAVA entre 1979 e 1980 com o Capitão Muniz. Era co piloto do Curtis NAO e faziamos voos para Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Rio Branco. Aprendi muito com o Cpt. Muniz, grande aviador com estórias incriveis. Tenho saudade desse tempo.
fonte: spottermanaus
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