Páginas

domingo, 17 de julho de 2011

HINO DE ITACOATIARA


Letra: 

Vestida bem de verde
Como a esperança
Eu vivo, eu sonho, eu sou feliz.
Assim como um seleiro de bonança,

Eu sou querida filha do país,
Riquezas trago muitas em meu seio
Confiante de meu porvir.
Eu sinto nas veias um devaneio.

De quem vive sempre a sorrir.
Filha de um grande amazonas
Menina Itacoatiara vive assim
Com ares de prima-dona.

Que grande orgulho eu sinto em mim
Olhando o rio revolto
E a serpente raivosa a vibrar
Eu tenho um presente venturoso.
Crescer, viver, reinar.


Partitura
Histórico:

Madre Rita de Cássia Dias (1958) – Autora da letra e música, fundadora da Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia em Itacoatiara na década de 50 e do antigo Instituto N. Sra. Do Rosário de Fátima – (atual Escola N. Sra. do Rosário). Madre Rita de Cássia Dias foi a 1ª Madre Superiora da escola e Professora de Educação Artística.
O hino foi oficializado pelo Prefeito Municipal de Itacoatiara, Miron Osmário Fogaça em março de 1997, sua primeira apresentação oficial foi feita no 123º Aniversário de Itacoatiara e executado pelo Coral Municipal, rígido pelo Maestro Geraldo Dias da Rocha Junior, que a época era o maestro da Banda Municipal de Itacoatiara. Além de passar o hino para partitura, fez o arranjo do hino em1997, chegando a fazer a sua primeira gravação em fita cassete ao som de flauta.

Biografia do maestro: Geraldo rocha: Amazonense Bacharel em Música pela Universidade Federal da Paraíba, Coordenador de Música do Município e regente da Banda e Coral do Município de Itacoatiara.

Trajetória da gravação do hino:
Em 1998, o pesquisador Frank Chaves produziu a gravação do hino de Itacoatiara instrumental no estúdio do Dj. Elízio Junior, com a participação do músico Piu-piu no sax e de Marinho Belo no teclado.
Em 2007, a Escola Estadual João Valério de Oliveira, através do projeto "Patrimônio Histórico e Cultural de Itacoatiara", coordenado pelo professor Ricardo Abreu. Fez a produção do hino em DVD utilizando imagens da cidade no fundo do cenário e a letra do hino apresentando-se pausadamente na frente das imagens, cuja apresentação pedagógica facilita aprendizagem da letra do hino, também foi acrescentado o vocal do hino com a professora Elizângela Oliveira.
Em 2009, a Prefeitura de Itacoatiara através da Secretaria Municipal de Educação produziu um novo vídeo com o hino, utilizando a base musical produzida em 1998, juntamente com o vocal introduzido pela escola João Valério. Todavia, as imagens não apresentaram a letra do hino.
Em 2011, na Solenidade de entrega do Título de cidadão itacoatiarense a escritora Silvia Aranha e ao empresário Daniel Macêdo na Câmara Municipal de Itacoatiara, o coral da Associação Dom Jorge Marskell, apresentou uma nova versão do hino musicado pelo arranjo do professor de música Ely Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário