Luduína R. dos Santos
Hoje aniversaria a mulher mais idosa e resistente de Itacoatiara, a veneranda Luduína dos Santos, que nasceu no dia 23 de janeiro de 1910 e hoje está fazendo 115 anos. É descendente dos povos originários da região e moradora do tradicional bairro das Pedreiras, casou-se com o Sr. Isaac Simão de descendência judaica, com quem teve 9 filhos: Tarcilo(falecido), gêmeos(falecidos), Vivos: (Raimundo, Nelson, Joana, Doralice e Cléia). E considerável número de 43 netos e em torno de 30 bisnetos e 15 trinetos, que herdam sua herança genética e continuam levando seu legado de resistência e força da mulher itacoatiarense!
Batalha Naval de Itacoatiara - 1932 |
Nesses seus 115 anos de existência, de alguma forma, foi testemunha ocular da história da humanidade e de Itacoatiara. Pois por ela passaram momentos difíceis como a 1ª e a 2ª guerra mundial (1914 e 1940), a Batalha Naval de Itacoatiara ocorrida em 1932. Assistiu à queda do muro de Berlim e a reunificação da Alemanha em 1990, a Ascenção do governo militar na década de 60 e sua queda. Assistiu a posse de Tancredo Neves, abrindo o período da redemocratização na década de 90. Assistiu Ulysses Guimarães promulgando e o amazonense Bernardo Cabral sendo relator da Constituição de 1988.
Assistiu ao processo de impeachment de 3 presidentes do Brasil. Em 1955 os presidentes Carlos Luz e Café Filho e o 3º Fernando Collor de Melo em 1992. Ainda nesse campo político, viu a primeira mulher eleita vereadora e presidente da Câmara de Itacoatiara na década de 40, que foi a professora Raimunda Menezes de Vasconcellos Dias.
Desembargadora Marinildes Mendonça |
Como mulher lutadora que sempre foi, viveu para ver a criação da pílula anticoncepcional, criada em 1960 e a criação da Lei Maria da Penha, instituída em 2006, que criou mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher. E teve a honra de ver uma conterrânea sua, a itacoatiarense Marinildes Costeira de Mendonça Lima, ser a primeira mulher a assumir a presidência do Tribunal Eleitoral e em seguida, a presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas. E mais recentemente, de ver a posse da primeira mulher ser eleita vice-prefeita de Itacoatiara, quando no dia 01 de janeiro de 2021, tomou posse do seu 1º mandato o prefeito Mario Abrahim, juntamente com a 1ª vice-prefeita da história de Itacoatiara Selane Sabino de Souza e da segunda vice, agora em janeiro de 2025 Marcela Cristine Andrade da Costa.
Porto de Itacoatiara - Cheia de 1953 |
Assistiu e sofreu com a maior cheia do Rio Amazonas ocorrida no século passado, em 1953. E maior deste século XXI, ocorrido em 2021, quando o Rio Amazonas atingiu a média acima de 15,20cm. Bem como, presenciou a maior seca da história desse século, ocorrida em 2024, quando o Rio Amazonas atingiu a marca de -18m abaixo do seu nível.
Antigo Matadouro - Atual Centro Cultural velha Serpa |
Viu a construção do antigo Matadouro Municipal, prédio vizinho de sua casa nas Pedreiras, que foi construído em 1929, funcionando em pleno vapor, abatendo gado para alimento da população itacoatiarense. E depois viu também esse prédio ser abandonado, virando ruínas e depois de um tempo, ser restaurado sob a orientação do historiador Frank Chaves. E sendo transformado no Centro Cultural Velha Serpa em 2009. Depois em 2016, assistiu o tombamento deste patrimônio histórico e de mais de 70 bens culturais, na maioria prédios históricos e a própria Avenida Parque sendo tombada pelo Município de Itacoatiara.
Primeira passarela da Av. Parque - 1928 |
Nesse particular, é importante frisar ainda, que a Avenida Parque, o seu canteiro central com calçamento e plantio de oitizeiros foi feito em 1928, quando Dona Luduína dos Santos, tinha 18 anos de idade, portando ela viu a Avenida Parque ser construída, e mudar de nome por várias vezes, iniciada como uma acanhada travessa, de nome Travessa da Liberdade em 1870. Mas que só foi urbanizada e modernizada, recebendo o calçamento central e arborização em 1928, no governo do ex-prefeito Isaac Peres, inspirado no Champs-Élysées parisiense, que foi modelo de Avenidas e bulevares para o mundo inteiro, foi quando recebeu o nome de Rua Rui Barbosa, depois com o passar do tempo e mudança de governo, para Rua Plinio Ramos Coelho, Torquato Tapajós, até receber o nome de Avenida Parque em 1993. Dona Luduina dos Santos, também viu essa grande Avenida, sendo ampliada pelo ex-prefeito Chico do Incra na década de 90, que praticamente duplicou o seu tamanho.
Em 2021 o prefeito Mario Abrahim, logo que assumiu, no Hospital José Mendes, recebendo a Defesa Civil do Amazonas, para ajudar ações de combate a pandemia |
A guerreira Luduína dos Santos, que pelo próprio nome, parece mesmo ser protegida por todos os santos, assistiu e sobreviveu bravamente a maior crise humanitária da história mundial, que foi a pandemia da Covid-19, que matou milhares de pessoas no mundo inteiro, afetando pessoas de todas as idades, principalmente os mais idosos e pessoas com morbidade e ela passou incólume, sem se quer ser afetada pelo vírus. E apesar da discussão sobre a vacina, ela tomou todas.
Como podemos ver, quantas histórias e quantas lutas essa brava mulher enfrentou no percurso de sua honrada vida e continua resistindo a tudo e a todos até chegar aos seus 115 anos de existência. Mas recentemente pelo peso da idade, foi afetada por um infarto, que a deixou acamada e sendo bem cuidada no hospital de Itacoatiara, sendo atendida pelos cuidados do dedicado médico Dr. Michael do Nascimento Correia e sua prestimosa equipe. E depois de pegar alta, se encontra em sua residência, sendo bem cuidada por seus familiares. Em especial, por sua neta Maryjane e sua filha Doralice, que a cuidam com maior carinho e dedicação.
D. Luduína no hospital, no dia alta, dada pelo Dr. Michael ao lado de sua neta Maryjane e enfermeiro do hospital |
Dona Luduína dos Santos, sempre foi exemplo de honradez, trabalho e perseverança. E é muito amada por todos da família, que a tem como referência que a liga a cinco gerações. Por estar resistindo ao tempo, como resistem as velhas castanheiras, que são centenárias e é a árvore símbolo de Itacoatiara. Sendo a mulher mais idosa de Itacoatiara e quiçá do Estado do Amazonas. Nossos sinceros aplausos e votos com louvor de muita saúde, felicidades e vida longa a Dona Luduína R. dos Santos, pelas suas 115 primaveras e nos dar carona para viajar no tempo, através dos fatos que transcorreram o seu percurso no interregno dois séculos XX e XXI, que a faz uma lenda viva de nossa cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário