quarta-feira, 31 de agosto de 2011

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Penarol é o melhor do Norte nas séries D e C , Naça é o 2° pior

Brasão do Penarol




Manaus - Com 11 pontos, 61,1% de aproveitamento e a liderança do Grupo A1 da Série D do Campeonato Brasileiro, o Penarol, de Itacoatiara (a 176 quilômetros a leste de Manaus) é o time da Região Norte do País com melhor desempenho entre as Séries C e D. Outro amazonense, o Nacional, lanterna na mesma chave, é o segundo pior entre as dez agremiações nortistas em atividade no Brasileiro.
O Leão da Velha Serpa supera o Paysandu-PA, líder do Grupo A1 da terceira divisão no saldo de gols (3 a 2). O Papão também tem 11 pontos em seis jogos e 61,1% de aproveitamento, mas sofreu cinco gols e marcou sete, enquanto o Penarol fez seis e levou três. Para manter o bom retrospecto e garantir uma vaga na segunda fase da Série D, o Leão precisa vencer o Nacional sábado (3), no Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara.
Já o adversário, o Leão da Vila Municipal, amarga a lanterna da Série D com quatro pontos em cinco jogos. O Nacional é o segundo pior time em atividade na terceira e quarta divisões e só está melhor que o Araguaína-TO.
Com apenas 6,7% de aproveitamento dos pontos, o Touro tocantinense é o lanterna do Grupo A1 da Série C, com apenas um ponto em cinco partidas disputadas.
O Nacional tem 26,7% de aproveitamento e não pode sequer empatar uma das três partidas restantes da primeira fase se quiser manter as remotas chances de classificação à segunda etapa.
Exceção
Dos dez times da Região Norte com calendário de competição nacional neste segundo semestre, o Penarol é o único entre os quatro primeiros que não pertence à terceira divisão. O Paysandu-PA, o Águia-PA e o Rio Branco-AC (1°, 2° e 3° colocados, respectivamente, no Grupo A1) são da Série C, mas têm desempenho inferior ao time amazonense.
Na sequência do ranking aparecem o São Raimundo-PA, em quinto, e o Independente-PA em sexto (ambos com aproveitamento de 44,4%). O Plácido de Castro-AC é o sétimo e o Trem-AP o oitavo.

fonte:
http://d24am.com/esportes/futebol/penarol-e-o-melhor-do-norte-nas-series-d-e-c-naca-e-o-2-pior/34145

Resultado do Baile Musa e Mister FECANI - 2011


Musa FECANI 2011 - Caroline

Mister FECANI 2011 - Elson

Missa Amazonas 2010


Mister Continente - 2010 / Jhonildo Segundo





fotos: www.amazonfest.com.br

domingo, 28 de agosto de 2011

Pudemos comemorar! o 27 - FECANI/2011vai acontecer nos dias 3,4 e 5 de setembro


Ontem à noite no concurso MUSA e Mister FECANI /2011 realizado no CREPI, falei com o presidente da AIRMA e coordenador geral do evento Manolo Olimpio, sobre os problemas que a entidade estava passando, e ele me declarou que tudo já havia sido solucionado, pois o Governo do Estado vai passar o apoio financeiro direto para a Prefeitura, que por sua vez vai repassar os recursos para a administração do evento aqui em Itacoatiara, desta forma, elimina-se qualquer expectativa de que o evento não aconteça. E segundo outras fontes, fui informado que como brinde vamos ter um dia a mais de evento, passando a ser realizado nos dias: 2(sexta),3(sábado e 4(domingo) de setembro de 2011. O quarto não vai acontecer, foi boato!

Aproveitando o ensejo, faço questão de manifestar neste espaço democrático, a minha satisfação de ter participado de um dos mais organizados concursos do musa FECANI. Pois a muito tempo que não via a participação de tantas candidatas de tão bela presença e graça participando de um desfile, os candidatos a Mister FECANI categoria nova criada este ano, também portavam de boa presença de palco. Foram 10 moças e 10 rapazes, praticamente escolhidos a dedo, pelos organizadores do evento.
O desfile foi muito bem sincronizado a sonorização também estava muito boa, a organização se fazia notar desde a entrada no clube, tudo estava dentro do figurino, à apresentação foi impecável feita pelo experiente Ruy Castro e pela Nara Mendes. A participação da belíssima Miss Amazonas 2010, da notável Miss Itacoatiara 2010 Pry Rebelo, da Musa FECANI 2010 e de Edu Guedes e banda deram um brilhantismo a mais no evento. E meus amigo(as) a Musa escolhida deste ano é lindíssima! Os vencedores dete ano foram: Caroline e Elson Castro, que parabenizamos por estarem até o ano que vem inspirando e representando a beleza da juventude itacoatiarense, como legítimos representantes outorgados pelo concurso MUSA e MISTER FECANI/2011.  Em fim, a muito tempo que eu não participava de uma festa tão bem produzida. Parabéns a AIRMA e principalmente a organização da L.N. Produções & Eventos e seus apoiadores, dirigida pelo meu amigo Luiz Netto e sua equipe, que demonstraram humildade e notável competência no trabalho desenvolvido. PARABÉNS E FELIZ FECANI A TODOS !!!!!!!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Realização do Festival da Canção de Itacoatiara (AM) ameaçada

O Fecani, programado para o início de setembro, pode não ser realizado. Segundo os organizadores, o repasse de verbas de mais de R$1milhão, a ser feito pelo governo do estado, ainda não ocorreu por supostas irregularidades no convênio  

As apresentações do Fecani no Centro Cultural Iracema Holanda, em Itacoatiara, podem não ocorrer este ano (Euzivaldo Queiroz/ACRITICA)

Os organizadores do Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani), dizem que quase 90% do valor gasto com a realização do evento é financiado por uma verba liberada pelo governo do estado.
A liberação da verba para realizar a 27ª edição do evento, marcado para começar na próxima sexta-feira (2), está ameaçada.

Segundo o coordenador Bruno Azedo, a suspensão no repasse foi informada às vésperas do evento e pode inviabilizar a sua realização.
Azedo disse que a Secretaria de Cultura do Estado (SEC) alegou que há pendências na prestação de contas da edição anterior. Ele diz ainda que procurou o Tribunal de Contas do Estado e que teve acesso ao processo de prestação de contas.
“Solicitamos por meio de oficio ao tribunal e não há pendências nas contas. Foi questão de atraso na entrega de notas, mas a prestação está prestada. Não há nenhum parecer contrário no processo. A questão é na SEC”, disse.

Notas Fiscais
O coordenador disse que não há problemas na prestação de contas. Mas, reconheceu que uma notas fiscais, referente à prestação de alguns serviços, foi entregue fora do prazo previsto.
“Foi um lapso nosso, por não pedirmos a prorrogação para a entrega dessa nota, o que também poderíamos ter feito, e está previsto no convênio. As notas eram de um serviço de iluminação e duas atrações musicais. Mas, as notas foram entregues”, pondera.
A SEC divulgou nota à imprensa confirmando que está “impossibilitado de firmar convênio com a Associação dos Itacoatiarenses Residentes em Manaus (AIRMA) para realização do Festival da Canção de Itacoatiara 2011 (FECANI), já que a prestação de contas referente à realização do FECANI 2010 está pendente de aprovação”.
Na nota consta ainda a informação de que a SEC “envidou todos os esforços, inclusive consulta formal à Procuradoria Geral do Estado que deu parecer jurídico determinando que não poderá ser firmado qualquer convênio com a AIRMA até o exame da prestação de contas e sua aprovação pelo Tribunal de Contas do Estado”.

Cancelamento
Azedo destacou que o cancelamento do Fecani, seria negativo para a cidade de Itacoatiara (distante 176 km de Manaus).
“Se não acontecer será um problema econômico, social. Envolve a cidade toda, parte do estado. Os concorrentes a nível nacional já estão em Manaus. Não acredita que o estado vai inviabilizar um evento tradicional com 27 anos. Fazemos isso todos os anos, o governo do estado é responsável por maior parte do evento. Sempre tivemos cuidado com isso.  O prefeito de Itacoatiara vai reunir com o governador para posicionar isso”, afirma.

Números
O Fecani é realizado há 20 anos. Além de um festival de música, são realizadas outras várias competições esportivas, artísticas e culturais. O total de 34 cantores concorrem no festival e cerca de 2400 pessoas trabalham diretamente no evento, realizado durante a semana da pátria.

fonte: 
http://acritica.uol.com.br/noticias/Realizacao-Festival-Cancao-Itacoatiara-AM_0_542946168.html

Realização do Festival da Canção de Itacoatiara (AM) ameaçada | Notícias | Acritica.com - Manaus - Amazonas

Realização do Festival da Canção de Itacoatiara (AM) ameaçada | Notícias | Acritica.com - Manaus - Amazonas

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Azedume sem fim

kitudiz-ita.com. O novo blog de notícias de Itacoatiara: Azedume sem fim: Nos últimos dias, o Diário do Amazonas publicou reportagens sobre 12.000 amazonenses miseráveis do interior. São os famosos “vulnerabilizado...

S.O.S – Queremos Internet de qualidade!



Se a internet do Amazonas é ruim a de Itacoatiara deve ser a pior dos demais municípios do Estado. Posto que os municípios de: Codajás, Coari, Caapiranga, Anamã, Anori, Manacapuru e Iranduba serão beneficiados com fibra ótica que segue o gasoduto Coari Manaus.
A rede de fibra ótica da OI, que está integrando Manaus ao sistema de banda larga, também pode beneficiar Presidente Figueiredo, assim como Humaitá, Manicoré, Borba, Manaquiri, Careiro e Careiro da Várzea com a rede da Embratel.
Manaus, inclusive já esta se beneficiando com  a rede de fibra ótica da OI. Já os municípios de São Sebastião do Uatumã, Urucurituba, Itacoatiara, Silves, Itapiranga e Rio Preto da Eva, estão na rota e na promessa de que serão beneficiados com a fibra ótica que vem atrelada a rede do linhão de Tucuruí. O detalhe é que os prefeitos da região de Coari, já se articularam com os representantes do governo e da Petrobras para que viabilizem com a máxima urgência o recebimento da banda larga via fibra ótica que acompanha a tubulação do gasoduto Coari/Manaus.

Por outro lado, o Governo do Estado instalou cinco pontos de internet com o sistema Amazonas Digital em alguns municípios, sendo que Itacoatiara também foi beneficiado, todavia, o sistema utilizado pelo referido projeto é péssimo, e ninguém consegue utilizá-lo a contento, cujo modelo democratizaria o acesso a internet as classes sociais menos privilegiadas. Por outro lado, as pessoas que podem pagar pelo acesso, são enganados em nosso município pelas operadoras, destacando a VIVO, com a promessa de banda larga através dos modems portáteis, coisa que não é verdadeira, pois ninguém consegue ter um bom acesso, e quando se trata de downloads, é que a coisa fica difícil, pois cai o sistema e ninguém consegue executar as suas tarefas. Os usuários mais pacientes, acabam virando madrugada a fora, pois só nestes horários é que a rede flui com mais velocidade, até mesmo pelo fato de que bem poucos usuários estão utilizando a rede neste horário.

A gora para quem precisa de informações rápidas, como: alunos, professores, pesquisadores, profissionais liberais e até mesmo as empresas publicas e privadas, ficam refém dessa internet lerda que possuímos em Itacoatiara, que além de ser muito lenta, de vez enquanto fica fora do ar, além das quedas de sinal que são freqüentes.
Como pode um município se desenvolver deste jeito, como pode a educação a ciência e a tecnologia avançar, em um lugar em que além das coisas caminharem a passos lentos, termos a internet de pior qualidade do norte do país.   Por esses motivos convido a todos a fazermos uma cruzada em favor da internet de qualidade, pois estamos pagando gato por lebre, e muito caro! Vamos a luta pela Banda Larga real, de qualidade, pública e gratuita!

VEJA AÍ MUITO BOM... VOCÊ ESTÁ FICANDO VELHO(A), SE:...

1 - Fez curso de datilografia?
2- Odiava ou adorava as provas com cheiro de álcool, recém copiadas no mimeógrafo(usando papel estêncil)?
3- Não ia para a escola no dia do seu aniversário com medo de levar um ovo ou vários na cabeça?
4- Aumentava o rádio quando tocava Barão Vermelho,Engenheiros do Havaí, Paralamas e RPM?
5- Usava caneta de 10 cores com cheiro?
6- Viu a Gretchen cantar Conga La Conga, o Ritchie cantar Menina Veneno?
7- Jogava Enduro e River Raid no Atari? E Master System?
8- Tentou fazer o break do Michael Jackson?
9- Brincava de "Estátua", "Batata-quente", "Queimada", "Pega-pega", "Pique-esconde", "Estrela Nova Cela", "Forca",
"Cabra-cega", "Passa Anel","Boca de Forno", Amarelinha", "Casamento Atrás da Porta" e "STOP" (Uésssstopê!!!)?
10- Tinha Melissinha, botas sete léguas, catina, conga, kichute??? E sabia que o Tênis Montreal era o único anti-micróbio?
11- Comia "Lollo", antes de se chamar "Milkbar"?
12- Colecionava papel de carta?
13- Usou aquelas pulseirinhas de linha ou lã?
14 -E pulava elástico?
15- Usava aquelas chuquinhas de pano da Pakalolo?
16- Dançava lambada do Sidney Magal ou do Beto Barbosa? Ou corria pra dançar quando escutava a música "Chorando se foi,
quem um dia só me fez choraaaar..."?
17- Usou aqueles brilhos labiais que o pote tinha forma de morango? Ou aqueles brilhos tipo da Moranguinho?
18- Ploc Gigante? Chupava bala Soft? Bebia Crush? Comia bala Xaxá?
19 - Comprava Dip Lik, Mini-Chiclets e o pirulito que vinha com hélice,pra girar e voar (pirocóptero)?
20 - Teve o Pequeno Pônei, as Chuquinhas, Ursinhos Carinhosos, Peposo ou a Peposa?
21- Tinha os estojos com vários botões, com cola,durex,apontador... (o famoso estojo paraguaio).
22- Tinha aqueles relógios que vinham com várias pulseiras de cores diferentes para trocar? (Champion)
23- Leu a Série Vaga Lume?
24- Tinha aquela régua que ao bater no braço se enroscava como uma pulseira, a Bate-Enrola?
25- Usava aqueles brincos que vinham na cartela e se colava na orelha?
26- Tinha a mania de dançar Jazz, igual a mulher do Flash dance?
27- Usou polainas e tinha patins de prender nos tênis?
28- Colecionava as mini garrafas de refrigerantes??? E a mãe dizia que tinha veneno dentro para que a gente não bebesse...E os ioios da Coca-Cola?
29- Respondia aos Questionários das colegas??? Normalmente, em um caderno, e a última pergunta era...
De quem vc gosta? Ou...Deixa uma mensagem para a dona do caderno...
30- Teve walkman AM/FM amarelo à prova d'água?
31 - Tem algum CD do Biafra? (Essa aí é dose)
32 - Usava biquínis "asa delta"?
"VOCÊ ESTÁ FICANDO VELHO", HEIN??? MEU AMIGO(A), VOCÊ QUE FEZ
PARTE DA GERAÇÃO ANOS 70, 80 e 90, NÃO DEIXE QUE NOSSAS LEMBRANÇAS
SEJAM ESQUECIDAS!!!"
REPASSE AOS SEUS AMIGOS (QUE ESTÃO FICANDO VELHOS) E DEIXE QUE
ELES TAMBÉM VOLTEM AO PASSADO E SE DIVIRTAM

terça-feira, 23 de agosto de 2011

FECANI: AM-010 ainda não está totalmente recuperada


Manolo N. Olimpio - Coord. do evento
Com pouco menos de duas se­m­anas para o início do 27º Fes­tival da Canção de Ita­coa­t­iara ? Fe­cani/2011, nos dias 2, 3 e 4 de setembro, próximo de 100 dos 266 KM da estrada AM-10 ainda estão pas­sando por pavi­men­tação ou por op­er­ação tapa bu­racos. Até o mo­mento, o re­ca­pea­mento chegou no trecho acima da ci­dade de Rio Preto, na al­tura do quilômetro 83, e da Vila de Lindóia do Km 183 ao 240, próximo a Ita­coa­t­iara.
Para o co­or­de­nador geral do Fe­cani, Manolo Olímpio, a estrada já está em plenas condições de tráfego. Ele tem a garantia da ad­min­is­tração mu­nic­ipal de Ita­coa­t­iara, que na se­mana do fes­tival a re­cu­per­ação da estrada já es­tará con­cluída.
A pre­visão da co­or­de­nação é que próximo de oito mil carros devam se di­rigir à ci­dade nos dias do fes­tival. Ele também es­pera um público de 30 mil pes­soas, de Manaus, pre­sente na ci­dade nos dias do Fe­cani. Con­tudo, pede cautela aos mo­toristas e vis­i­tantes. ?A AM-10 é uma estrada sin­uosa, que exige atenção dos mo­toristas. Por isso é necessário calma ao ul­tra­passar um carro mais lento?, ob­serva.
A tradição do Fe­cani, que hoje se con­stitui em um dos maiores eventos cul­turais, na área da música do País, há muito deixou de ser um evento cul­tural para brasileiros. Na 27ª edição, o evento con­tinua sua tra­jetória rumo aos países de língua latina, com a Colômbia, Venezuela, Peru e Cuba con­tribuindo com sua música para o fes­tival.
O Fe­cani será aberto no dia 2 de setembro, com atração prin­cipal dos pagodeiros, Sor­riso Maroto. No dia 03/09 o público vem em­balado pela can­tora Al­cione, o grupo re­gional Im­baúba e o show da banda Rabo de Vaca, para fechar a noite. Fi­naliza no dia 04 de setembro com a dupla Bruno e Mar­rone, além da par­tic­i­pação de 25 bandas se­le­cionadas para tocar nos palcos al­ter­na­tivos do Centro de Eventos de Ita­coa­t­iara.

Fonte:Jornal Acritica
http://www.portaldoholanda.com/noticia/58439-am-10-ainda-nao-foi-totalmente-recapeada-para-o-fecani

NOTICIAS DO GOVERNO FEDERAL / MEC - (Itacoatiara em manchete)

A presidenta da República, Dilma Rousseff, anunciou nesta terça-feira, 16, a criação de quatro universidades federais, a abertura de 47 câmpus universitários e 208 unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, espalhados em todo o país.

Até 2012, serão implementados 20 câmpus universitários em oito estados e 88 unidades de institutos federais em 25 estados. Além disso, prefeitos assinarão termos de compromisso para a construção de 120 unidades de institutos federais em municípios dos 26 estados e no Distrito Federal. Pelas previsões, que todas as unidades estarão em funcionamento nos próximos três anos.

Institutos federais – Prefeitos de 120 municípios assinam nesta terça-feira, 16/08/2011, o compromisso com o governo federal de oferecer terrenos para a instalação de unidades de educação profissional em suas cidades. A concretização das novas escolas deve acontecer em 2013-2014.

As 27 unidades da Federação estão contempladas: Acre (um município), Alagoas (4), Amapá (2), Amazonas (4), Bahia (9), Ceará (6), Distrito Federal (uma cidade), Espírito Santo (2), Goiás (5), Maranhão (8), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (3), Minas Gerais (6), Pará (5), Paraíba (6), Paraná (6), Pernambuco (9), Piauí (4), Rio de Janeiro (7), Rio Grande do Norte (3), Rio Grande do Sul (7), Rondônia (1), Roraima (1), Santa Catarina (3), São Paulo (8), Sergipe (4) e Tocantins (2).

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Obras "meia boca" e comércio informal invade Itacoatiara


Todos sabem do fracasso na obra de revitalização e iluminação da Av. Parque de Itacoatiara (principal cartão postal da cidade). A obra parou no meio e a "nova" iluminação não passou sequer no teste. Agora
quem passa pelo canteiro central da avenida vai notar que foram instaladas lâmpadas comuns nos pequenos pilares deixados de herança pela obra mal sucedida e, para completar, o nosso cartão postal está sendo invadido por vendedores ambulantes de produtos pirateados (CD, DVD, etc), dificultando a passagem dos pedestres. Aí podemos dizer que essa é uma verdadeira obra "meia boca", mas não fica por aí não, a cidade está cheia de obras "meia-boca", o asfalto usado para tapar buracos é mais um exemplo, a limpeza pública e, principalmente a saúde onde não há remédios e nem profissionais suficientes, sem falar na manutenção do prédio.

Obra particular com o apoio de máquinas da Prefeitura

Chegou ao nosso conhecimento que estaria sendo utilizado máquinas pesadas da Prefeitura para a terraplenagem de um terreno onde será erguida uma tenda particular. Enquanto a cidade sofre com buracos, ruas inacabadas e sem manutenção, as máquinas da prefeitura que deveriam cuidar da cidade estariam cuidando de interesses particulares. E aí, kitudiz?

fonte: Kitudiz

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Principais atrações do FECANI 2011: Bruno e Marrone e Sorriso Maroto


História do Fecani

O Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani) nasceu de uma vontade de estimular a produção musical. No início, um pequeno Festival, que reunia compositores locais e de Manaus. Realizado na Praça da Matriz.

O evento tomou outra proporção e ganhou adeptos, que todo o final de setembro se deslocavam de suas cidades para prestigiar o FECANI.

Hoje, o Fecani acontece no Centro Cultural Iracema Holanda, no feriado da semana da pátria, num espaço que faz jus a grandeza do Festival.



Músicas Vencedoras de Todos os Festivais
MÚSICAS VENCEDORAS NO I FECANI, EM 1985.
1° lugar – Puxirum de Farinhada – Autor e Intérprete: Alírio Marques
2° lugar – Canção – Autor: João Cândido (Candinho) e Intérprete: Inês
3° lugar – Trilha de Fogo – Autor e Intérprete: Antônio Pereira
Melhor Letra – Puxirum de Farinhada – Música: Trilha de Fogo
Melhor Arranjo – Rio do Meu Canto – Autor: João Cândido (Candinho) e Intérprete: Inês
Revelação – Dimetre Grandez – Música: Olhar nos Campos
Melhor Torcida – Iemanjá e os sete Mares – Autor e Intérprete – Oflânio Eyber

MÚSICAS VENCEDORAS NO II FECANI, EM 1986.
1° lugar – Sem Ilusão – Autor: João Cândido (Candinho) e Intérprete: Inês
2° lugar – Para a Amazônia Ouvir – Autor: Sebastião Nunes e Intérprete: Natinho
3° lugar – Água – Autor e Intérprete: Antônio Pereira
Melhor Letra – Sem Ilusão – Autor: João Cândido (Candinho) e Intérprete: Inês
Melhor Intérprete – Natinho – Música: Para a Amazônia Ouvir - Autor: Sebastião Nunes
Melhor Arranjo – Para a Amazônia Ouvir – Autor: Sebastião Nunes e Intérprete: Natinho
Revelação: Célio Cruz – Música: Canção da Liberdade
Melhor Torcida – Pulsos de Aço – Autor: Lizioney Libório e Intérprete: Renato Nelson

MÚSICAS VENCEDORAS NO III FECANI, EM 1987.
1° lugar – Canção da Amazônia – Autor e Intérprete: Alírio Marques
2º lugar – O Iluminado – Autor: Sebastião Nunes e Intérpretes: Roberval Gusmão e Natinho
3° lugar – União das Siglas – Autor: Clodomir Mota e Intérprete: Clovis
Melhor Letra – Canção da Amazônia – Autor e Intérprete: Alírio Marques
Melhor Intérprete -  Natinho – Música: O Iluminado e Autor: Sebastião Nunes
Melhor Arranjo – Plantar e Criar para Desenvolver – Autor e Intérprete – Eugênio Mar
Revelação – Leandro Caiado – Música: Vidas
Melhor Torcida – América – Autores: Carlinhos e Júnior Galvão e Intérprete: Júnior Galvão

MÚSICAS VENCEDORAS NO IV FECANI, EM 1988.
1° lugar – Ilha Morena – Autor: Sebastião Nunes e Intérprete: Natinho
2° lugar – Algazarra – Autor e Intérprete: Alírio Marques
3° lugar – Flocos de Dor – Autores: Jaime Nuniz e Amarildo Cerdeira e Intérprete: Amarildo Cerdeira
4° lugar – O Lago das Setes Ilhas – Autores: Armanda de Paula e Alcides Werk e Intérprete: Armando de  Paula
5º lugar – Girassol – Autor e Intérprete: Mário Jackson
Melhor Letra – Algazarra – Autor e Intérprete: Alírio Marques
Melhor Intérprete – Natinho – Música: Ilha Morena e Autor: Sebastião Nunes
Melhor Arranjo – lha Morena – Autor: Sebastião Nunes e Intérprete: Natinho
Melhor Torcida – Ilha Morena – Autor: Sebastião Nunes e Intérprete: Natinho

MÚSICAS VENCEDORAS DO V FECANI, EM 1989.
1° lugar – Planeta Vida – Autor e Intérprete: Alírio Marques
2º lugar – Problemas do Sul – Autores: Marcus Mendra e Sidney Resende e Intérprete: Sidney Resende
3° lugar – Liberdade – Autor: Lizioney Libório e Intérprete: Eugênio Mar
4º lugar – Menino Chico – Autor: Sebastião Nunes e Intérprete: Macca
5° lugar – Pra não Morrer de Frio – Autores: Mário Jackson e Macca e Intérprete: Macca
Melhor Letra – Planeta Vida – Autor e Intérprete: Alírio Marques
Melhor Intérprete – Macca – Música: Pra não Morrer de Frio e Autores: Mário Jackson e Macca
Melhor Arranjo: Pra não Morrer de Frio – Autores: Mário Jackson e Macca e Intérprete: Macca
Melhor Torcida – Planeta Vida – Autor e Intérprete: Alírio Marques

MÚSICAS VENCEDORAS NO VI FECANI, EM 1990.
1° lugar – Amor de Caboclo – Autor: Mário Jackson e Intérprete: Lili Andrade
2° lugar – Mar Bravio – Autores: Ronaldo de Jesus (Ronaldo do Rancho), José de Araújo Fortunato (Balalaika da Mangueira) e Almir dos Santos Silva (Tatá da Viola) e Intérprete: José de Araújo Fortunato (Balalaika da Mangueira)
3° lugar – Aquário – Autores: Eliakim Rufino e Armando de Paula e Intérprete: Armando de Paula
4º lugar – Amazônia Grande Habitat – Autor: João Almeida e Intérprete: Natinho
5º lugar – Correnteza – Autor e Intérprete: Paulinho Kokay Melhor Letra – Aquário – Autores: Eliakim Rufino e Armando de Paula e Intérprete: Armando de Paula
Melhor Intérprete – José de Araújo Fortunato (Balalaika da Mangueira) – Música: Mar Bravio e Autores: Ronaldo de Jesus (Ronaldo do Rancho), José de Araújo Fortunato (Balalaika da Mangueira) – Música: Mar Bravio e Autores: Ronaldo de Jesus (Ronaldo do Rancho), José de Araújo Fortunato (Balalaika da Mangueira) e Almir dos Santos Silva (Tatá da Viola)
Melhor Arranjo: Mar Bravio – Autores: Ronaldo de Jesus (Ronaldo do Rancho), José de Araújo Fortunato (Balalaika da Mangueira) e Almir dos Santos Silva (Tatá da Viola) e Intérprete: José de Araújo Fortunato (Balalaika da Mangueira)
Revelação: Dênis Teixeira – Música: O Alerta
Melhor Torcida – Amor Bendito Enigma – Autor e Intérprete: Alírio Marques
Melhor Canção c/ Temática da Amazônia – Amazônia Grande Habitat – Autor: João Almeida e Intérprete: Natinho
Concorrente mais Jovem: Dênis Teixeira – Música: O Alerta

MÚSICAS VENCEDORAS NO VII FECANI, EM 1991.
1º lugar – Gaia – Autores: Renato Linhares e Antônio Pereira e Intérprete: Antônio Pereira
2° lugar – Canoeira – Autor: Mário Jackson e Intérprete: Lili Andrade
3º lugar – Ciranda – Autora e Intérprete: Felicidade Suzy
4° lugar – Pedra Pintada – Autor: Anibal Beça e Intérprete: Armando de Paula
5º lugar – Lamentos de um Ribeirinho – Autor: Roberval Gusmão e Intérprete: Natinho
Melhor Letra – Canoeira – Autor: Mário Jackson e Intérprete: Lili Andrade
Melhor Intérprete – Felicidade Suzy – Música: Ciranda
Melhor Arranjo – Gaia – Autores: Renato Linhares e Antônio Pereira e Intérprete: Antônio Pereira
Revelação – Sidney – Música: Reminiscência
Melhor Torcida – Crônica para uma vida Anunciada – Autor e Intérprete: Alírio Marques
Melhor Canção c/ Temática Amazônica – Lamentos de um Ribeirinho – Autor: Roberval Gusmão e Intérprete: Natinho
Concorrente mais jovem – Cláufia Derzi – Música: Tudo é meu País – Autor: Júlio Derzi

MÚSICAS VENCEDORAS NO VIII FECANI, EM 1992.
1° lugar – Alma Carente – Autor: Roberval Nonato e Intérprete: Michele França
2° lugar – Rancho do Trovador – Autor: Mário Jackson e Intérprete: Lili Andrade
3° lugar – Criança Esperança – Autor e Intérprete: Rainier de Carvalho
4º lugar – Movimento – Autores: Macca e Palheta e Intérprete: Macca
5° lugar – Queimada – Autor e Intérprete: Paulinho Kokay
Melhor Letra – Rancho do Trovador – Autor: Mário Jackson e Intérprete: Lili Andrade
Melhor Intérprete – Macca – Música: Movimento
Melhor Arranjo – Alma Carente – Autor: Roberval Nonato e Intérprete: Michele França
Melhor Torcida – Alma Carente – Autor: Roberval Nonato e Intérprete: Michele França
Melhor Canção c/ Temática Amazônia: Araguari – Autor e Intérprete: Cleber Faba
Concorrente mais Jovem – Michelle França – Música: Alma Carente

MÚSICAS VENCEDORAS NO IX FECANI, EM 1993.
1° lugar – Clamor do Índio – Autor: Marcos Castro e Intérprete: Elton Castro
2° lugar – Tudo que eu Tenho na Vida – Autor: Beto do Cavaco e Intérprete: Beto do Cavaco
3° lugar – Balada para Kauê – Autor: Macca e Intérprete: Macca
4° lugar – Herói das Barrancas – Autor: Sidney Rezende e Intérprete: Sidney Rezende
5° lugar – Voz – Autor: Sidney Rezende e Intérprete: Sidney Rezende
Melhor Letra – Sentimento Índio – Autor: Nilson Chaves e Intérprete: Eliakim Rufino
Melhor Intérprete – Natinho – Música: Berço dos Andes – Autores: Sebastião Nunes e Marinho
Melhor Arranjo – Clamor do Índio – Autor: Marcos Castro e Intérprete: Elton Castro
Revelação – Ivan Herreva – Música: Amor de Canoeiro e Autor: Clodomir Motta
Melhor Torcida – Berço dos Andes – Autores: Sebastião Nunes e Intérprete: Natinho

MÚSICAS VENCEDORAS NO X FECANI, EM 1994.
1° lugar – Cores e Flores – Autor e Intérprete: Pedro Mendes
2° lugar – Gens da Terra – Autor: Rossini Júnior e Intérprete: Yoná Retto
3° lugar – Blues para teus olhos – Autor: Macca e Intérprete: Macca
4° lugar – Pássaro Canção – Autor: Clodomir Motta e Intérprete: Ivan Herrera
5° lugar – Águas – Autores: Roberval Nonato e Liziomar Libório e Intérprete: Natinho
Melhor Letra – Cores e Flores – Autor e Intérprete: Pedro Mendes
Melhor Intérprete – Macca – Música: Blues para teus olhos e Autor: Macca
Melhor Arranjo – Cores e Flores – Autor e Intérprete: Pedro Mendes
Revelação – Neto Gadelha – Música: Triste espetáculo e Autores: Marcelo e Neto Gadelha
Melhor Torcida – Águas – Autor: Liziomar Libório e Intérprete: Roberval Nonato
Melhor Canção c/ Temática Amazônica – Paisagens do Rio Madeira – Autor e Intérprete: Antônio Pereira
Concorrente mais jovem – Elton Castro

MÚSICAS VENCEDORAS NO XI FECANI, EM 1995.
1° lugar – Por um palmo de terra – Autor e Intérprete: Rocivaldo Patriarca dos Santos
2° lugar – Comunhão – Autor e Intérprete: Antônio Carlos Batata
3° lugar – Pássaros – Autor e Intérprete: Rooselvet Reis e Intérprete: Ewerton Pastor
4º lugar – Encantos da Terra – Autor: Lucevilson Araújo de Souza e Intérprete: Neide Medeiros
5° lugar – Guaraci – Autor: Paulo Tatto e Intérprete: Yoná da Silva Retto
Melhor Intérprete: Yoná da Silva Retto – Música: Guaraci e Autor: Paulo Tattoo
Melhor Arranjo – Passáros – Autor: Roosevelt Reis e Intérprete: Ewerton Pastor
Revelação – Roosevelt Reis – Música: Pássaros
Melhor Torcida – Encantos da Terra – Autor: Lucevilson Araúo de Souza e Intérprete: Neide Medeiros
Melhor Canção c/ Temática Amazônica – Por um palmo de Terra – Autor e Intérprete: Rocivaldo Patriarca dos Santos
Concorrente mais jovem – Gadelha Neto – Música: Pequeno Mundo

MÚSICAS VENCEDORAS NO XII FECANI, EM 1996.
1° lugar – Outro Brasil – Autor e Intérprete: Alfredo Reis
2° lugar – Crítica Brasileira – Autor e Intérprete: Denor Nunes Galvão
3° lugar – Natural Consequência – Autor: Lucevilson de Souza e Intérprete: Neide Medeiros
4° lugar – Migrante Clandestino – Autoras e Intérpretes: Raimunda Celestina e Ana Lins
5° lugar – Índio Nunca Mais – Autor e Intérprete: Raimundo Nonato Aguiar Oliveira
Melhor Letra – Crítica Brasileira – Autor e Intérprete: Denor Nunes Galvão
Melhor Intérprete: Hena Carvalho – Música: Senzala e Autor: Mário Jackson
Melhor Arranjo – Outro Brasil – Autor e Intérprete: Alfredo Reis
Revelação – Raimundo Nonaro Aguiar Oliveira – Música: Índio Nunca Mais
Melhor Torcida – Migrante Clandestino – Autoras e Intérpretes: Raimunda Celestina e Ana Lins
Melhor Canção c/ Temática Amazônica – Índio Nunca Mais – Autor e Intérprete: Raimundo Nonato Aguiar Oliveira
Concorrente mais jovem – Vitor Pequeno – Música: Quatro Atos

MÚSICAS VENCEDORAS NO XIII FECANI, EM 1997.
1° lugar – Poente – Autor e Intérprete: Eudes Fraga / CE
2° lugar – Primeira Canção – Autor e Intérprete: Pedrinho Cavaléro / PA
3° lugar – Momento de Verdade – Autor e Intérprete: Armando de Paula / AM
4° lugar – Brasil Brasileiro – Autor e Intérprete: Eliakim Rufino / RR
5° lugar – Entre a Barbárie e a Impunidade – Autor e Intérprete: Alfredo Reis / PA
Melhor Letra – Poente – Autor e Intérprete: Eudes Fraga / CE
Melhor Intérprete – Eudes Fraga – Música: Poente
Melhor Arranjo – Entre a Barbárie e a Impunidade – Autor e Intérprete: Alfredo Reis / PA
Revelação – Angélica / PA – Música: A Matinta
Melhor Torcida – Meu País em Cheque Mate – Autor: Lizioney Libório / AM e Intérprete: Deusimar Fonseca
Melhor Canção c/ Temática Amazônica – A Amazônia que eu Canto – Autoras: Ana Lopes Lima e Sabastiana Magalhães / AM e Intérprete: Tiana
Concorrente Mais Jovem – Corintho Neto – Música: Sem Palavras / AM

MÚSICAS VENCEDORAS NO FECANI XIV FECANI, EM 1998.
1° lugar – Diário de uma Flor – Autora e Intérprete: Ivânia Catarina
2° lugar – Brasil em Três Atos – Autor: Eliberto Barroncas e Intérprete: Márcia Siqueira
3° lugar – Tratado de Poeta – Autor: Pedrinho Callado e Intérprete: Any Lima
4° lugar – Amor Graúdo – Autor: Pedrinho Callado e Intérprete: Albinha
5° lugar – Descalça – Autora: Zizza Padilha e Intérprete: Dayse Addário
Melhor Letra – Diário de uma Flor – Autora e Intérprete: Ivânia Catarina
Melhor Intérprete – Ivânia Catarina – Música: Diário de uma Flor
Melhor Arranjo – Acalanto – Autor e Intérprete: Alfredo Reis
Revelação – Márcia Siqueira – Música: Brasil em Três Atos
Melhor Torcida – Anistia – Autor: Júnior Galvão
Melhor Canção c/ Temática Amazônica – Negro – Autores: Sidney Resende e Jabarana
Concorrente mais Jovem – Rubens Menezes – Música: Comboio

MÚSICAS VENCEDORAS NO XV FECANI, EM 1999.
1° lugar – Faróis – Autor: João Cândido (Candinho) e Intérprete: Lili Andrade
2° lugar – Um vago Assovio no Ar – Autores: Eudes Fraga e Paulo César Pinheiro e Intérprete: Salomão Rossi
3° lugar – Plural – Autor e Intérprete: Eliakim Rufino
4° lugar – Depende de Nós – Autor e Intérprete: Antônio Belo Marinho
5° lugar – Bacante – Autores: Eudes Fraga e Anibal Beça e Intérprete: Eudes Fraga
Melhor Letra – Faróis – Autor: João Cândido (Candinho) e Intérprete: Lili Andrade
Melhor Arranjo – Plural – Autor e Intérprete: Eliakim Rufino
Revelação – Antônio Belo Marinho – Música: Depende de Nós
Melhor Torcida – Índio Sonhador – Autores: Bruno Cruz e Luís Carlos e Intérpretes: Marcos Lima e Luis Carlos
Melhor Canção c/ Temática Amazônica –  Índio Sonhador – Autores: Bruno Cruz e Luís Carlos e Intérpretes: Marcos Lima e Luis Carlos
Concorrente mais Jovem – Bruno Cruz – Música: Índio Sonhador
Revelações – Jonas Alves – Música: Tesouro da Terra e Intérprete: Paulo Cesar
Melhor Torcida – Sina de um Cidadão – Autor: Roberval Pacheco Gusmão e Intérprete: Roberval Nonato

MÚSICAS VENCEDORAS NO XVI FECANI, EM 2000.
1º lugar – Grata Visão – Autora e Intérprete: Ivânia Catarina
2° lugar – Amazônia Sonha Brasil – Autores: Sidney Rezende e Marcus Mendra e Intérprete: Márcia Siqueira
3° lugar – O Cordel – Autor e Intérprete: Alfredo Reis
4° lugar – Águas – Autor e Intérprete: Mário Jackson e Iran Maquine
5° lugar – O tempo Agora – Autores: Adalberto Holanda Cardoso e Eliberto Barroncas e Intérprete: Cristina Oliveira
Melhor Letra – Oração de Peleja – Autor: Gonzaga Blantez e Intérprete: Antônio Pereira
Melhor Intérprete – Ivânia Catarina – Música: Grata Visão
Melhor Arranjo – O Cordel – Autor e Intérprete: Alfredo Reis
Revelações – Luiz Carlos e Antônio Barreto – Música: Asa da Canção e Intérprete: Luís Carlos
Melhor Torcida – Estação do Amor – Autores: Bruno Cruz e Luís Carlos e Intérprete: Bruno Cruz
Melhor Canção c/ Temática Amazônica: Doce Esperança – Autores: Sérgio Nobre e Almir Maia – Intérpretes: Sérgio Souto e Cleonice Araújo
Concorrente mais Jovem – Bruno Cruz – Música: Estação do Amor

MÚSICAS VENCEDORAS NO XVII FECANI, EM 2001.
1° lugar – Dança – Autores: Sidney Rezende e Marcelo Cotarelly e Intérprete: Márcia Siqueira
2° lugar – Amor de Reis – Autores: Eudes Fraga e Fausto Nilo e Intérprete: Salomão Rossy
3° lugar – Rumba Cabocla – Autor: Carlos Henry e Intérprete: Serginho Queiroz
4° lugar – Divina Comédia Cabocla – Autora: Alcione Rocco e Intérprete: Kleber Cruz
5° lugar – Nuvens são Nuvens – Autor e Intérprete: Floriano Saraiva
Melhor Letra – Dança – Autores: Sidney Rezende e Marcelo Cotarelly e Intérprete: Márcia Siqueira
Melhor Intérprete: Márcia Siqueira – Música: Dança – Autores: Sidney Rezende e Marcelo Cotarelly
Melhor Arranjo: Dança – Autores: Sidney Rezende e Marcelo Cotarelly e Intérprete: Márcia Siqueira
Revelação: Antônio Belo Marinho – Música: Meu Lugar
Melhor Torcida: Soltando a Voz – Autores: Bruno Cruz e Luis Carlos e Intérprete: William D’Paula
MÚSICAS VENCEDORAS NO XVIII FECANI, EM 2002.
1° lugar – Língua Brasileira – Autores: Ademir Pedrosa e Zé Miguel e Intérprete: Augusto Hijo
2° lugar – Rima de Ponteio – Autor: Gonzaga Blantez e Intérprete: Gonzaga Blantez
3° lugar – Viola de Fogo – Autores: Alcides Werk e Gonzaga Blantez e Intérprete: Salomão Rossi
4° lugar – Guaraná com Açaí – Autores: Eliakim Rufino e Sérgio Barros e Intérprete: Sérgio Barros
5° lugar – Tesouro da Terra – Autor: Jonas Alves e Intérprete: Paulo Cesar
Melhor Letra – Língua Brasileira – Autores: Ademir Pedrosa e Zé Miguel e Intérprete> Augusto Hijo
Melhor Intérprete – Augusto Hijo – Música: Língua Brasileira – Autores: Ademir Pedrosa e Zé Miguel
Melhor Arranjo – Língua Brasileira – Autores: Ademir Pedrosa e Zé Miguel e Intérprete: Augusto Hijo
Revelação – Jonas Alves – Música: Tesouro da Terra e Intérprete: Paulo Cesar
Melhor Torcida – Sina de um Cidadão – Autor: Roberval Pacheco Gusmão – Intérprete: Roberval Nonato

MÚSICAS VENCEDORAS NO XIX FECANI, EM 2003.
1º lugar – Ciranda do Sonho – Autores: Torrinho e Anibal Beça e Intérprete: Simone Ávila
2° lugar – Cantiga – Autores: Paulo Soares Marinho e Renato e Intérprete: Juliana Luiza Varjão
3° lugar – Festa da Raça – Autores: Edinaldo Reis e Gonzaga Blantez e Intérprete: Gonzaga Blantez
4° lugar – Lendária Canção Marejada – Autor: Edilson Crispim e Intérprete: Cinara Nery
5° lugar – Uniplural – Autor: Andréa Pinheiro e Intérprete: Andréa Pinheiro
Melhor Letra – Ciranda do Sonho – Autores: Torrinho e Anibl Beça e Intérprete: Simone Ávila
Melhor Intérprete – Márcia Siqueira – Música: Amazonas Paixão Por Você – Autor: Celdo Braga
Melhor Arranjo – Cantiga – Autores: Paulo Soares Marinho e Renato e Intérprete: Juliana Luiza Varjão
Revelações – Cantiga – Autores: Paulo Soares Marinho e Renato e Intérprete: Juliana Luiza Varjão
Melhor Torcida – Quando a Alma Canta – Autores: Candinho e Inês e Intérprete: Antônio Pereira

MÚSICAS VENCEDORAS NO XX FECANI, EM 2004.
1° lugar – Correnteza – Autores: Paulo Marinho e Renato Bagre e Intérprete: Márcia Siqueira
2° lugar – Arma Branca – Autor: Jorge Andrade e Intérprete: Andréia Pinheiro
3° lugar – Jeito de Ver – Autor: Carlos Gomes e Intérprete: Ivânia Catarina e Carlos Gomes
4° lugar – Animus – Autores: Clodoaldo Hermes e Luiz Pardal e Intérprete: Daniel Araújo
5° lugar – Amor de Outono – Autor: Eliane da Silva Mesquita e Intérprete: Eliane Mesquita
Melhor Letra – Correnteza – Autores: Paulo Marinho e Renato Bagre e Intérprete: Márcia Siqueira
Melhor Intérprete – Ivânia Catarina – Música: Jeito de Ver – Autor: Carlos Gomes
Melhor Arranjo – Correnteza – Autores: Paulo Marinho e Renato Bagre e Intérprete: Márcia Siqueira
Revelação – Nilda Abrahim – Música: Amor Perfeito – Autor: Bruno Cruz de Lima
Melhor Torcida – Amor Perfeito – Autor: Bruno Cruz de Lima – Intérprete: Nilda Abrahim

MÚSICAS VENCEDORAS NO XXI FECANI, EM 2005.
1º lugar – Canção das cores – Paulo Marinho e Renato Bagre – Intérprete – SUN.
2° lugar – Farol – Carlos Gomes – Intérprete – Márcia Siqueira.
3º lugar – Além do tempo – Luiz Moraes  e Clodoaldo Ferreira – Intérprete: Patrícia Rabelo
4º lugar – Viola encantada – Nicolar jr. – Intérprete: Nicolar jr.
5º lugar – Relicário – Felipe Cordeiro – Intérprete: Cinara Nery
Melhor Arranjo – Canção das Cores – Paulo Marinho e Renato Bagre
Melhor Letra – Farol – Carlos Gomes
Melhor Intérprete – San – Música: Canção das Cores
Melhor Temática – Amazônica: O Reino das Árvores – Helen Veras.
Melhor Torcida – Canto a dor da Amazônia – Laudicéia de Souza

MÚSICAS VENCEDORAS DO XXII FECANI, EM 2006.
1° lugar – Oriente Amazônico – Autor e Intérprete: Zeberto Correa
2° lugar – De Ébano e Marfim – Autor: José Porto e Leandro Dias – Intérprete: Leandro Dias
3° lugar – Andarilho das Estrelas – Autor: José Willace – Intérprete: Juliana Lameira
4° lugar – Sinal da Palavra – Autor e Intérprete: Marcelo Sirotheau
5° lugar – João de Tal – Autor e Intérprete: Paulo Ernesto Braga Moura
Melhor Arranjo – Oriente Amazônico – Autor: Zeberto Correa
Melhor Letra – De Ébano e Marfim – Autor: José Porto e Leandro Dias
Melhor Intérprete – Marcelo Sirotheau – Música: Sinal da Palavra
Melhor Torcida: Amazônia dos Meus Sonhos – Autor: Marcos Henrique Lima
Melhor Temática Amazônica: Orquestra Para uma Seresta Amazônica – Autor: Ziza Padilha.

MÚSICAS VENCEDORAS DO XXIII FECANI, EM 2007.
1° lugar – De Adecede a Bilboquê – Autor: Ivânia Catarina – Intérprete: Ivânia Catarina
2° lugar – Cantador – Autores: Paulo Marinho e Alexandre Santana – Intérprete: Edilson Santana.
3° lugar – Rima Rasurada – Autor e Intérprete: Patrícia Rabelo
4° lugar – Fala Sério – Autor e Intérprete: Peteleco da Viola
5° lugar – Enquanto Isso – Autor e Intérprete: Luiz Pereira de Moraes Filho
Melhor Arranjo – Cantador – Autores: Paulo Marinho e Alexandre Santana – Intérprete: Edilson Santana
Melhor Letra – Cantador – Autores: Paulo Marinho e Alexandre Santana – Intérprete: Edilson Santana
Melhor Intérprete: Ivânia Catarina – Música: De Abecede a Bilboquê
Melhor Torcida: Cantador – Autores – Paulo Marinho e Alexandre Santana – Intérprete: Edilson Santana
Melhor Temática Amazônica: Canto para os Deuses – Autores – Maria de Abreu e Robson Silva

MÚSICAS VENCEDORAS DO XXIV FECANI, EM 2008.
1° lugar – Contra Luz – Autores: Ivânia Catarina e Carlos Gomes – Intérprete: Ivânia Catarina
2° lugar – Miguel dos Santos Prazeres – Autor: Reginaldo Reis de Souza – Intérprete: Valdo Cavalcante
3° lugar – Último Ato – Autor: Camila Cristina Ribeiro Alves – Intérprete: Floriano Santos
4° lugar – Meio a meio – Autores: Eduardo Santana e Carlos – Intérprete: Andréa Pinheiros
Melhor Arranjo – Miguel dos Santos Prazeres – Autor: Reginaldo Reis de Souza – Intérprete: Valdo Cavalcante
Melhor Letra – Contra Luz – Autores: Ivânia Catarina e Carlos Gomes – Intérprete: Ivânia Catarina
Melhor Intérprete – Julieta Camara – Música: Livro – Autores: Lucevilson de Souza e Bege Muniz
Melhor Torcida – Cantoria – Autor: Madson Matos – Intérprete: Madson Matos
Melhor Temática Amazônica – Amazônia de Papel – Autor: Eva Adriana Coutinho – Fabrício dos Anjos.

MÚSICAS VENCEDORAS DO XXV FECANI, EM 2009.
1° lugar – Dança Autor: Sidney Rezende Intérprete: Marcia Siqueira
2° lugar – Oriente Amazônico (O Paraíso de Milton) Autor: Zé Beto Correa Intérprete: Zé Beto Correa
3° lugar – Faróis Autor: Candinho Intérprete: Lili Andrade.
Melhor Arranjo: Ciranda do Sonho Autores: Zeca Torres e Anibal Beça Intérprete: Simone Ávila
Melhor Letra: Ciranda do Sonho - Autores: Zeca Torres e Anibal Beça Intérprete: Simone Ávila
Melhor Intérprete: Marcia Siqueira Música: Dança Autores: Sidney Afonso Rezende de Melo
Melhor Música por voto popular: Línguea Brasileira Autores: Ademir Pedrosa Araújo e José Miguel de Souza Intérprete: Augusto Hijo.

fonte: http://www.fecani.com.br/

Abertas as inscrições para o 2º Festival Amazonas de Música | Vida | Acritica.com - Manaus - Amazonas

Abertas as inscrições para o 2º Festival Amazonas de Música | Vida | Acritica.com - Manaus - Amazonas

terça-feira, 16 de agosto de 2011

ACHO QUE TODO BOM ITACOATIARENSE DEVE SABER A LETRA DE UMA DAS MÚSICAS MAIS TRADICIONAIS DE NOSSA CIDADE
















PEDRA PINTADA
Composição: Alirio Marques / Rolim

Às margens do grande rio
Do rio das Amazonas
Fica Itacoatiara, minha terra, minha amada,
Linda Itacoatiara, "cidade da pedra pintada".

A procissão de São Pedro, esse santo pescador
É de canoa, igarité, avoadeira de motor.
Tem piracema nas pedras, matrinxãs e jaraqui,
Peixe assado no braseiro, com farinha e tucupi.

Às margens do grande rio
Do rio das Amazonas
Fica Itacoatiara, minha terra, minha amada,
Linda Itacoatiara, "cidade da pedra pintada".

Arruma a sala, essa gente.
Doca Rates vai chegar,
Vem Luiz Gama, o Luiz Pinga
O Bacural e o Valdemar,
Zezinho, Didico e Satu,
O Agenor e Zé Dicó.
É festa de amanhecer
Vai ter baião e carimbó.

Às margens do grande rio
Do rio das Amazonas
Fica Itacoatiara, minha terra, minha amada,
Linda Itacoatiara, "cidade da pedra pintada".

Bater papo, à noitinha,
Lá na Praça da Matriz
Berjaminzeiros na Avenida
Não há iguais, todo mundo diz.
Que cidade hospitaleira
Creia nisso, meu senhor,
A gente que chega aqui
É recebida com muito amor.

Às margens do grande rio
Do rio das Amazonas
Fica Itacoatiara, minha terra, minha amada,
Linda Itacoatiara, "cidade da pedra pintada".

WEBNODE :: Contacte-nos :: GALERIA DE ARTES TEREZINHA PEIXOTO

WEBNODE :: Contacte-nos :: GALERIA DE ARTES TEREZINHA PEIXOTO

terça-feira, 9 de agosto de 2011

As pedras no meio do caminho de Itacoatiara

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.

(Carlos Drummond de Andrade)

Enquanto a nossa pedra histórica está abandonada na praça da Matriz. A poesia de Drummond, parece apelar para quem interessar possa, para o socorro ao nosso centro histórico, para o socorro a nossa cidade, para o socorro da nossa gente, parece mesmo que existe uma ou várias pedras no caminho de nossa cidade, que estão fazendo o desenvolvimento do nosso município tropeçar a cada instante. Apesar disso, conclamo aos inveterados filhos desta terra, que não desistam de lutar pelo bem de nossa cidade e pelo bem do nosso povo. Se há pedras no caminho, vamos afasta-las, arremessá-las para bem longe da trilha do nosso destino, do destino da nossa cidade, conforme suplica a estrofe do nosso hino, que diz que a nossa cidade nasceu para CRESCER, VIVER E REINAR, e não para recuar no tempo, como alguns parecem querer. Pra frente Itacoatiara, persegue o teu futuro e te liberta dos teus algozes !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Gari morre após escorregar do caminhão de lixo da Prefeitura


Neste sábado, 06 de agosto de 2011, pela parte da manhã o jovem Annison Matos de Araújo (24) morreu após escorregar de um caminhão de lixo da Prefeitura Municipal de Itacoatiara. O jovem escorregou do caminhão da PMI e em seguida foi atropelado por um outro caminhão que vinha logo em seguida. O jovem era companheiro de uma cadeirante e deixou uma criança de dois meses de idade órfão de pai. Segundo os funcionários do Hospital Geral José Mendes o jovem chegou a ser conduzido a Manaus, mas no meio do caminho não resistiu aos ferimentos e morreu. É a terceira vez que ocorre esse tipo de acidente com os caminhões de lixo da Prefeitura de Itacoatiara, o que demonstra a falta de compromisso das autoridades com a segurança dos profissionais da limpeza pública. E aí, kitudiz? 
fonte: Kitudiz

sábado, 6 de agosto de 2011

A apresentação do censo empresarial de Itacoatiara-2010 e seus desdobramentos


Apesar de fazerem a apresentação do censo empresarial-2010, já um pouco atrasado, pois já estamos ultrapassando o segundo semestre de 2011. E principalmente pelo fato de boa parte das planilhas de dados socioeconômicos do município apresentarem dados referentes aos anos de 2000 a 2008, período em que o administrador do município era o ex-prefeito Mamoud Amed. Cujas planilhas nesse período inclusive mostram indicadores econômicos excelentes. O fato em sí, me causou espanto por se tratar por enaltecer a administração anterior e não a do prefeito Peixoto quem financiou em parceria com o SEBRAE a referida pesquisa.
Por exemplo, o dado que apresenta a taxa de crescimento populacional no período de 2008, o município de Itacoatiara figurava, conforme planilha anexa, em segundo lugar em população do Estado.

Se apresentaram estes dados, e não expuseram a situação apartir de 2009 e 2010, período em de vigência do mandato de Antonio Peixoto. Isto pode significar que certamente houve um lapso dos técnicos da empresa contratada para fazer a pesquisa, ou simplesmente omitiram, os dados reversos da queda da população de Itacoatiara, que caiu para o quinto lugar do Estado em crescimento populacional.
Outro fator importante que delimita o desenvolvimento municipal é o índice do PIB – Produto Interno Bruto do Município, onde Itacoatiara figura em 2008 em terceiro lugar no Estado do Amazonas, conforme planilha abaixo.

E me pergunto porque não apresentaram os dados de 2009 e 2010. Será que foi esquecimento, ou mais uma vez estão omitindo a queda drástica do PIB do nosso município em relação ao demais.
Em compensação, apresenta nos índices de distribuição da população de 2010, segundo ano de vigência do mandato do atual prefeito, o notório aumento do êxodo rural existente, fato lamentável, que aponta que o homem do campo está abandonando o setor, para vir inchar a cidade de Itacoatiara, aumentando consideravelmente a demanda dos serviços sociais, que já estão tão precários, veja a planilha a seguir.













 
Apresentou ainda as principais empresas impulsionadoras da economia local, como se fosse obra da atual administração. Só faltou acrescentar o pequeno detalhe, o período em que foram realmente criadas e por quem! (ver ralação abaixo).
·      HERMASA - (Inaugurada em 1997 pelo: ex-presidente Fernando Henrique Cardoso,  ex-governador Amazonino Mendes e ex-prefeito Miron Fogaça).

·      TERMINAL GRANELEIRO - (idem – inaugurado no mesmo período acima mencionado)

·      MIL MADEIREIRA - ( inaugurada na década de 70 no governo militar e na administração do ex-prefeito Chibly Abrahim )

·      O NOVO PORTO - (obra federal não iniciada e sem previsão de inicio)

·      EQUADOR LOG S/A - (obra não concluída, de origem do setor privado que está em andamento, com previsão de inauguração para 2013).

Pra quem não tem conhecimento real das datas de fundação de tais empreendimentos, pode até aceitar é que são obras da atual administração, o que não é verdade. Exceto uma que está em andamento. A Equador Log é de iniciativa do setor privado, que comprou a área de terras da antiga Carolina e Mil Madeireiras, localizada no bairro do Jauary, conta com o financiamento do BNDES. A Prefeitura e a Câmara Municipal de Itacoatiara entraram com a isenção das taxas de ISS, para a empresa construtora da obra.

A empresa Equador Log, faz esse empreendimento em parceria com a Petrobras, para atender a demanda de combustível da região, que recebe o produto de navio, e que pelo motivo do curto calado localizado na região do tabocal, onde chega no período da seca a 8 (oito) metros de profundidade, situação que faz com que os navios que se dirigem para Manaus naveguem com apenas meia carga, fato que onera o custo do transporte. Com a construção do Terminal de combustíveis, navios de 40 toneladas poderão chegar a Itacoatiara com a carga cheia sem problemas de calado, pelo fato de que o canal de navegação até a frente do nosso município é navegável o ano inteiro, situação que é desfavorável a locação do empreendimento na cidade de Manaus.
A situação estratégica de Itacoatiara, mais uma vez aponta que esse é o caminho para o desenvolvimento, fato que dispensa a propaganda politiqueira e demarca que Itacoatiara é senhora do seu destino.

Também figura como realização da atual administração o NOVO PORTO, o qual ainda não saiu do papel, e que já havia sido assinado o seu primeiro plano de convênio, ainda na administração curta de Donmarques em 2009, quando o ex-ministro Alfredo Nascimento protocolou o pedido de construção do novo porto.

Já a finalização da reforma do antigo porto da Colônia, este inclusive entregue como pronto pelo Secretaria de Infraestrutura do Estado e Valdívia Alencar e pelo Vice-prefeito José Augusto, que inclusive fez a seguinte declaração, em setembro de 2010: “Assim vamos gerar emprego para os portuários que estão há mais de quatro anos sem trabalho e também movimentar a economia da cidade”.

Em março de 2010, o ex-ministro Alfredo Nascimento, acompanhado do ex-ministro chefe da cãs civil de Lula José Dirceu, do ex-superintendente do DENIT Antonio Pagot, do ex-senador João Pedro e do Deputado Sinésio Campos, que estiveram no auditório da Escola Jamel Amed, assinando o convênio para a construção do novo porto, conforme foto anexa:
O problema é que já estamos chegando em setembro de 2011 e o porto ainda continua sem operação de cargas deixando os portuários agora a cinco anos na promessa. E o pior de tudo, após a referida entrega oficial, a ponte articulada do porto quebrou ao meio, configurando a péssima qualidade dos serviços apresentados e aceitos de bom grado pelas “autoridades competentes”. E até agora nada de porto novo, e o velho continua velho, com iluminação precária, com o limite mínimo de cargas para operar, e sem a devida licença de operação, apresentando um aspecto de abandono a quase um ano de sua reinauguração.



O que foi louvável no trabalho apresentado foram os levantamentos de dados atuais sobre o comercio local, que envolveu a área urbana e as Vilas de: Lindóia, Remanso e Engenho. Dados significativos foram levantados pela empresa de consultoria Analyses que tabulou dados importantes sobre o comercio de Itacoatiara, cujas informações servirão para a tomada de decisão de futuros projetos e empreendimentos no município. Veja abaixo o resultado dos empreendimentos do município no exercício 2010.





Outra noticia boa, é que esses dados estarão brevemente disponíveis na internet, no banco de dados do SEBRAE Amazonas, principal parceiro da Prefeitura na realização da pesquisa empresarial. Pois todos os comércios pesquisados e alguns pontos de referência do município foram cadastrados e localizados com GPS, cuja localização e demais informações dos mesmos ficarão disponíveis na rede para quem interessar possa. Quando estiver disponível, eu postarei neste blog.

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA