terça-feira, 14 de abril de 2015

Aluno compõe uma música de protesto

Estevão toca oito  tipos de instrumentos, fez sucesso com o cavaquinho, mas diz que o forte mesmo dele é a bateria
Estevão toca oito tipos de instrumentos, fez sucesso com o cavaquinho,
mas diz que o  forte mesmo dele é a bateria (Euzivaldo Queiroz)
 
Em Iranduba, menino faz música relatando a rotina sofrida que alunos enfrentam para estudar
 
Cansado de faltar aulas e perder  provas por causa das condições precárias do transporte escolar da zona rural do Município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), o estudante Estevão de Andrade, de 12 anos, aproveitou seu  talento musical para compor uma música de protesto relatando a sofrida rotina que os alunos da Escola Municipal Dona Mieko, na estrada do Caldeirão, enfrentam  para estudar.
Ele mora a cinco quilômetros da escola e acorda diariamente sem a certeza de que conseguirá assistir aula. A viagem que dura cerca de dez minutos desde o ramal Monte Castelo - onde o estudante mora - até o colégio,  muitas vezes é interrompida na metade do caminho.
“Todo dia, principalmente quando chove, a preocupação de todos que moram nos ramais é se o ônibus vai passar. Ninguém sabe. Às vezes o ônibus tá subindo uma ladeira e ‘dá prego no motor’. Sempre ficamos esperando e o ônibus não passa. Muita gente perde aula por causa disso”.
Estevão está no 7º ano do Ensino Fundamental e conta que pelo menos 30 crianças do ramal onde ele mora dependem do transporte escolar. Além disso, o ônibus também atende estudantes dos ramais Minas Gerais, do Areal, do ‘13’ e do ‘14’ e da estrada do Jandira.
“Eu espero que depois dessa repercussão o prefeito nos atenda. Se eu pudesse falar com ele eu pediria para trocarem os ônibus, pois o ônibus velho aguenta muito menos que um novo. E se puder, também vou pedir para asfaltarem nossos ramais”.
 
A música
Estevão compôs a música com a ajuda da mãe, a produtora rural Lialdeci de Andrade, 32 . “Eu ia cantando e ela escrevia para eu não esquecer a letra. Ela me ajudou com alguns versos e a outra metade da música eu terminei na escola. Quis pedir a opinião dos meus colegas para saber o que eles gostariam de reivindicar”.
Além do cavaquinho, o estudante toca outros oito instrumentos. Sem acesso à internet, o pequeno músico aprendeu a tocar os instrumentos sozinho. “Meu forte é a bateria. Minha mãe conta que quando eu tinha três anos ficava batucando as latas de leite. Mas há três anos meu avô, que toca violão, me deu um cavaquinho de presente. Eu pedi para ele me ensinar e ele disse que não podia porque eram instrumentos diferentes. Mas eu olhava ele tocando e tentei as mesmas notas no meu instrumento e assim aprendi”.
 
Ônibus sem monitores
A produtora rural Lialdeci de Andrade, 32, comentou sobre a aflição das mães em relação ao transporte escolar. “Meu filho já andou mais de dois quilômetros para voltar para casa porque o ônibus quebrou.  A diretora passou a liberar os alunos às 16h30 por medo de escurecer e eles ficarem na estrada sem terem como voltar”.
Segundo ela, as mães se revezam como monitoras de transporte escolar. “Todo dia uma mãe acompanha as crianças e depois volta de mototáxi”.
Além disso, a construção da quadra poliesportiva da escola está atrasada. As obras iniciaram em março do ano passado e deveriam ser concluídas em junho. O prefeito de Iranduba, Xinaik de Medeiros, informou que a obra é uma parceria do município com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “O governo federal não repassou o restante da verba para a construção”. Ele afirmou, ainda, que a troca dos ônibus será feita imediatamente.
 
Viral
O vídeo ‘viralizou’ na internet e até o início da tarde de ontem tinha mais de 70 mil visualizações. O pai do estudante, Joaquim Carvalho, 59, comentou sobre a repercussão. “Ele está vendendo ‘biribás’ em frente de casa para comprar um celular e aproveita para tocar a música dele. Alguma pessoa gravou e quando percebemos, já estava fazendo sucesso”.
 

 


Cansado de faltar aulas e perder  provas por causa das condições precárias do transporte escolar da zona rural do município de Iranduba, distante 27 quilômetros de Manaus, o estudante Estevão de Andrade, 12, aproveitou seu  talento musical para compor uma música de protesto relatando a sofrida rotina que os alunos da Escola Municipal Dona Mieko, na estrada do Caldeirão, enfrentam  para estudar.


fontes:
Jornal acrítica - LUANA CARVALHO e:
http://acritica.uol.com.br/manaus/Aluno-compoe-musica-protesto-Cotidiano-protesto-escola-aluno-Iranduba_3_1338496141.html
https://www.youtube.com/watch?v=e5UAUkRQ9_4
https://www.facebook.com/robson.adriel

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Diretor da Odebrecht pagou ‘voo sigiloso’ de Lula para Cuba em 2013

Alexandrino Alencar, que fez parte da comitiva, é citado por delatores da Lava-Jato como operador de propinas

por - O GLobo


O Globo / Editoria de Arte


SÃO PAULO — O atual diretor de Relações Institucionais da Odebrecht, Alexandrino Alencar, levou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um périplo por Cuba, República Dominicana e Estados Unidos, em janeiro de 2013. A viagem foi paga pela construtora e, oficialmente, não tinha relação com atividades da empresa nesses países.

Lula foi a um evento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) sobre o clima, visitou o presidente da República Dominicana e falou no congresso de trabalhadores da indústria nos EUA. Na Operação Lava-Jato, Alencar é o dirigente da Odebrecht acusado por três delatores de ser operador de pagamento de propinas para a empresa no exterior.

A relação oficial de passageiros do voo, obtida pelo GLOBO, mostra que ele era o único que não fazia parte do círculo de convivência de Lula. Estavam na aeronave funcionários do Instituto Lula, o biógrafo Fernando Morais e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques.

O documento de solicitação do serviço, da Líder Táxi Aéreo, mostra também que o contratante exigiu discrição. No campo “passageiro principal” do formulário, o funcionário da Líder escreveu: “voo completamente sigiloso”. Procurada, a Líder não comentou o motivo do registro.

Para evitar que fosse vinculada ao fretamento, a Odebrecht usou uma de suas parceiras para pagar a despesa: a DAG Construtora, da Bahia. O dono da empresa, Dermeval Gusmão, primeiro negou ter pagado pelo voo. Anteontem à noite, ligou para informar que localizou um pagamento de R$ 435 mil à Líder e disse que um de seus diretores pode ter feito isso a pedido da Odebrecht.



VIAGEM COM LULA EM 2011

Alencar já havia sido convidado por Lula para acompanhá-lo em comitiva do governo brasileiro à África, em 2011, quando ele já não era mais presidente. Na época, o pedido causou constrangimento ao Itamaraty, porque o diretor não trabalhava no governo nem tinha relação direta com atividades do ex-presidente.

No mesmo ano, a Odebrecht pagou para que Lula viajasse à Venezuela, também na companhia de Alencar, segundo a revista “Época”. Alencar foi um dos principais interlocutores para viabilizar a construção do estádio Itaquerão, antigo sonho de Lula, segundo o livro de memórias do ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez.

O primeiro delator a citar o nome do diretor da Odebrecht na Lava-Jato foi o doleiro Alberto Youssef. Ele disse que a Braskem, do grupo Odebrecht, obteve vantagens na compra de insumos da Petrobras, graças a uma renegociação de preços conduzidas na estatal pelo então diretor Paulo Roberto Costa. Em troca, a Braskem teria aceitado pagar US$ 5 milhões em propinas, a serem divididos entre dirigentes do PP e Costa, com intermediação de Youssef.

O doleiro mencionou o local onde se reunia com o diretor da Petrobras e Alencar: nos hotéis Hyatt e Tivoli, em São Paulo, entre 2006 e 2012. Segundo os depoimentos, a construtora depositava os valores em contas fora do país; os recursos eram internalizados em operações de fachada.


Youssef disse que marcava encontros com Alencar por telefone. O número do diretor da Odebrecht consta da lista de ligações realizadas ou recebidas por um dos aparelhos de Youssef, conforme relatório sigiloso da empresa Blackberry, enviado aos investigadores da Lava-Jato e localizado pelo GLOBO.

Funcionário do doleiro e também delator, Rafael Angulo disse ao Ministério Público ter se reunido com Alencar na sede da Odebrecht, em São Paulo, para lhe fornecer o número de contas bancárias no exterior que deveriam ser usadas para depósitos. Também aparecia para recolher comprovantes de pagamentos realizados.

Ao depor, Costa confirmou o pagamento de propina pela Braskem, mas negou que tenha discutido a parte que cabia ao PP com a empresa, limitando-se “à parte da propina que cabia ao próprio depoente”.



CONSTRUTORA ALEGA TER PAGADO POR PALESTRA DO EX-PRESIDENTE

A Odebrecht informou ter pagado pela viagem do ex-presidente por três países em função de agenda complementar cumprida por ele na República Dominicana, que não foi divulgada pelo Instituto Lula. Segundo a construtora, além de se encontrar com o presidente do país, Lula realizou uma palestra “para empresários, investidores, políticos e formadores de opinião”.

Ao GLOBO, o Instituto Lula confirmou a palestra e disse que “às vezes sim, às vezes não” a organização divulga na agenda oficial do ex-presidente a sua participação em eventos privados.

Por meio da assessoria da Odebrecht, O GLOBO perguntou a Alexandrino Alencar se conhecia o doleiro Alberto Youssef e qual era seu posicionamento sobre as acusações feitas por ele, no âmbito da Operação Lava-Jato. O diretor negou o que chamou de “alegações caluniosas feitas por réu confesso” e preferiu não responder se conhecia Youssef.

Quando O GLOBO informou à assessoria da Odebrecht que o número do diretor constava de relatório da Blackberry em posse dos investigadores da Lava-Jato, Alencar mudou o posicionamento e disse ter conhecido o doleiro “por intermédio de José Janene”, na condição de assessor do deputado, que morreu em 2010.

Perguntado sobre o motivo do contato telefônico que teve com o doleiro, mesmo depois de Janene já ter falecido, Alencar respondeu lacônico: “agendamento de reunião”.

Sobre a viagem de janeiro de 2013, a Odebrecht informou que Alencar teria acompanhado o ex-presidente apenas no trecho que incluiu a República Dominicana e Cuba, onde a empresa construiu o Porto de Mariel. Segundo a assessoria, o dirigente não teria acompanhado o ex-presidente na viagem ao Estados Unidos, apesar do trecho também ter sido pago pela construtora.

Perguntada sobre o motivo de pedir à DAG Construtora que pagasse pelo fretamento, em vez de ela própria efetivar a despesa, a Odebrecht disse ter solicitado o favor à sua parceira comercial “por uma questão de logística”.

O GLOBO perguntou a Alexandrino Alencar sobre a relação dele com o ex-presidente Lula. O dirigente afirmou que “conhece o ex-presidente Lula e sempre teve com ele uma relação de cordialidade e respeito”.

Por meio de nota, a Braskem, que é controlada pela Odebrecht, negou que tivesse pagado propina ao PP e a Paulo Roberto Costa para obter vantagens em compras da estatal. “Todos os contratos e os pagamentos seguiram os preceitos legais e foram aprovados de forma transparente, de acordo com as mais rigorosas regras de governança corporativa”, disse a empresa, que completou, na nota: “Além disso, é importante ressaltar que os preços praticados pela Petrobras na venda de matérias-primas nunca favoreceram a Braskem e sempre estiveram atrelados às referências internacionais mais caras do mundo, com notórios efeitos negativos para a competitividade da Braskem e da petroquímica nacional”.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/diretor-da-odebrecht-pagou-voo-sigiloso-de-lula-para-cuba-em-2013-15850030#ixzz3XEb9iSoS
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

domingo, 12 de abril de 2015

A queda de Lula levanta o Brasil

lula-queda

Destaco os principais pontos da matéria “O crepúsculo do lulismo“, da IstoÉ:

1) Lula absorve o descrédito do governo e os sucessivos escândalos de corrupção protagonizados pelo PT.

2) O patrimônio político que poderia lhe garantir um terceiro mandato presidencial em 2018 está em xeque.

3) O “nós contra eles” não funciona mais.

4) Lula e o PT perderam a primazia das manifestações.

5) Foi um fiasco o protesto de centrais sindicais e movimentos sociais.
- São Paulo: pouco mais de 200 pessoas;
- Bahia e vários estados do Nordeste: menos de 100.
- Brasília: CUT pagou cachê de R$ 45, além de oferecer lanche, boné e camiseta para pessoas pobres da periferia, 30 delas recrutadas na região do Sol Nascente, a maior favela do DF.

6) Lula tem se revelado descrente com o futuro, em conversas com pessoas próximas na sede do seu Instituto.

7) Lula ficou apreensivo com pesquisas internas do partido, encomendadas após o choque de realidade do 15 de março.
Elas indicam que:
a) A base social que o sustentava derrete na mesma velocidade da perda de sua capacidade de mobilização.
b) As mesmas pessoas que consideram Dilma incapaz de resolver os problemas do país e os roubos na Petrobras identificam o governo Lula como sendo a origem dos escândalos de corrupção.
c) A corrupção, para elas, está ligada aos desmandos administrativos e não há como dissociar Lula da crise atual.
d) O PT perdeu força entre os jovens.

8) O item anterior é confirmado pela pesquisa da CNI/Ibope:
O maior percentual da queda de popularidade do governo Dilma concentrou-se entre os mais jovens:
- De 25 a 34 anos: 92% reprovam o governo.
- De 16 a 24 anos: 86% reprovam o governo.

9) Ao cooptar a União Nacional dos Estudantes (UNE) e se aproximar institucionalmente dos líderes da entidade, o PT imaginou que ganharia o apoio dos jovens. Fracassou.

10) O mesmo ocorreu com as centrais sindicais. Os burocratas das organizações trabalhistas ganharam assento no governo, mas os trabalhadores não se sentem mais representados pelos sindicatos.

11) O índice de eleitores arrependidos de terem votado em Dilma subiu para 66%, segundo o Instituto Paraná.

12) Aécio venceria Lula hoje por 51,5% a 27,2% – cenário impensável até dois anos atrás.

13) Para evitar naufragar com Dilma, Lula se aproxima da esquerda petista, dos sindicatos e movimentos sociais.

14) Ao mesmo tempo em que recomenda a presidente a partilha do poder com o PMDB, nas bases partidárias Lula joga em outra direção, revelando o caráter personalista do seu projeto.

15) Lula recebeu em seu Instituto militantes dos movimentos nacionais de moradia, indóceis com o cancelamento da terceira fase do programa Minha Casa, Minha Vida.

16) “Provavelmente, as eleições municipais serão as primeiras eleições em que o PT decairá no número de prefeituras. De qualquer forma, os fatos recentes mostram que o lulismo já está bastante enfraquecido”, afirma o cientista político e sociólogo Antonio Lavareda.

COMENTO:
Lula, Dilma e o PT são indissociáveis – e têm de cair juntinhos.
Só a queda desse projeto criminoso de poder pode levantar o Brasil.

Vem pra rua!
Felipe Moura Brasil ⎯ http://www.veja.com/felipemourabrasil
Siga no Twitter, no Facebook e na Fan Page.

Esquema do mensalão, operação lava-jato e esquema de propina da Petrobras rende milhões no Amazonas e em Itacoatiara.


Aristeu e o dominio da paixao


Aristeu era adorado na Grécia antiga como o protetor dos caçadores, pastores e dos rebanhos. Considerado como o pioneiro da apicultura e da plantação de oliveiras, ele era filho de Apolo e da ninfa Cirene. De seu pai ele havia herdado os dons da cura e da profecia, mas mesmo sendo filho de um deus e considerado benévolo, ele não conseguiu a imortalidade estando exposto às vulnerabilidades humanas.

Na véspera do casamento de Eurídice e Orfeu, Aristeu tentou seduzir Eurídice. Quando ela tentou escapar foi picada por uma serpente venenosa. Ouvindo o triste canto de Orfeu pela morte de Eurídice, as ninfas resolveram vingar-se de Aristeu matando todas as suas abelhas. Inconsolado pela perda de sua colméia, Aristeu pediu à sua mãe que o ajudasse a recuperar suas abelhas.

Cirene falou-lhe de Proteus, o velho e sábio profeta que talvez pudesse ajudá-lo. Porém Proteus se recusava a fazer profecias e fugia metamorfoseando-se em animais, árvores, água e fogo. Mas havia um jeito de dominá-lo: bastava esperar que ele dormisse e o mantivesse preso entre braços, mesmo quando ele se transformava em terríveis feras e monstros.

Antes de levar seu filho diante de Proteus, Cirene perfumou seu filho com néctar, a bebida dos deuses. Logo Aristeu foi tomado de grande coragem. Proteus saiu da água junto com seu rebanho de focas e adormeceu na entrada da gruta. Nesse momento, Aristeu lançou-se sobre ele acorrentando-o com todas as suas forças. O profeta se transformou em leão, dragão, tigre, javali e outros monstros, mas Aristeu o manteve preso apesar dos seus artifícios.  

Percebendo que era inútil, Proteus rendeu-se aos apelos de Aristeu e disse-lhe: " Por seus atos interrompeste a felicidade de Orfeu e Eurídice. Deves apaziguar a ira das ninfas e render homenagens fúnebres à Eurídice. Para tanto deverás escolher e sacrificar quatro touros de belo porte e quatro de suas melhores novilhas. Deves deixar as carcaças no bosque e cobri-las com folhas. Volte lá apenas depois de nove dias..."

Aristeu não entendeu o que isso poderia ajudá-lo, mas atendeu às recomendações de Proteus. Voltando ao local depois de nove dias maravilhou-se com o que viu:  um enxame de abelhas havia tomado posse das carcaças e trabalhava numa colméia.

Aristeu casou-se com Autônoe, que era filha de Cadmo - Rei de Tebas. Eles tiveram o filho Acteon que, ao tornar-se adulto teve um trágico destino. Exímio caçador, Acteon fora criado pelo Centauro Quíron. Um dia, estava caçando na floresta quando deparou com Artemis e as suas ninfas banhando em um lago. Famosa por sua castidade, Artemis ficou indignada quando viu Acteon observando-as. Molhando as mãos, aspergiu água no caçador que se transformou em um veado. Em sua nova forma, Acteon foi perseguido e devorado pelos própios cães.

Abatido pela morte de seu único filho, Aristeu consultou o oráculo de Apolo que o orientou a seguir para a Ilha de Ceos. Lá, ele conseguiu interromper uma praga que se abatia sobre a Grécia, oferecendo sacrifícios no momento do nascimento da estrela Sirius. Viajando pela Itália, encontrou Dionísio e foi iniciado em seus ritos secretos. Vivendo perto do Monte Haemus, nunca mais foi visto pelos mortais...
 

sábado, 11 de abril de 2015

Secretaria Cultura do Amazonas, promove circuito de músicas sacras




































MÚSICA SACRA EM CIRCUITO COM CORAL DO AMAZONAS
 
O Coral do Amazonas apresenta neste sábado, 11, às 19h30, na Igreja Metodista Wesleyana Central de Manaus (rua Belo Horizonte), o segundo concerto do Circuito de Música Sacra 2015.
 
 
Depois da belíssima apresentação na abertura da Semana Santa, no tradicional Domingo de Ramos, na Catedral Metropolitana de Manaus, o Coral do Amazonas dá sequência a sua tradicional série de música sacra, onde apresenta um repertório erudito, com algumas composições inéditas em Manaus, como “O Magnum Mysterium”, do compositor catalão Javier Busto, e “Alegrai-vos no Senhor”, do jovem compositor amazonense Jaime Fernandes Jr.
 
Na abertura, o coral canta em forma de processional o coro de abertura do Gloria, do compositor italiano Antonio Vivaldi. Obras famosas como "Pai Nosso", de Albert Hay Mallote, "Aleluia", de Beethoven, e o "Battle Hymn of the Republic", presente em muitos hinários evangélicos com o título "Gloria, Gloria, Aleluia!" também fazem parte do programa. O concerto tem direção musical e regência do maestro Zacarias Fernandes.

REPERTÓRIO

1. Gloria (Vivaldi)
2. O Magnum Mysterium (Javier Busto)
3. Salmo 143 (Hermes Coelho)
4. Crucifixus (Antonio Lotti)
5. Oração do Senhor (Albert Hay Mallote)
6. Instrumento de tua paz (Ralph Manuel)
7. Alegrai-vos (Jaime Fernandes Jr.)
8. Aleluia (Beethoven)
9. Battle Hymn of the Republic (William Steffe/Arr. Peter Wilhousky)


SEC/AM

sexta-feira, 10 de abril de 2015

10 DE ABRIL - DIA DA ENGENHARIA


É hoje o Dia da Engenharia no Brasil. Data assim considerada em homenagem ao Tenente Coronel João Carlos de Villagran Cabrita (v...isto na foto aqui apresentada), engenheiro militar e Comandante do 1.º Batalhão de Engenharia na Guerra da Tríplice Aliança que, assim como outros combatentes, tombou, em 10 de abril de 1866, na Batalha da Ilha de Redenção, no Rio Paraná.
É data para, engenheiro civil que sou, homenagear a todos que decidiram abraçar esta profissão. Penso que, além destas minhas palavras, uma outra homenagem que posso fazer é apresentando aqui um pouco da história do curso de Engenharia Civil na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e, por extensão, no Amazonas. A história é a que se segue!
17 de janeiro de 1909 - Criação da Escola Universitária Livre de Manáos, mais tarde (em 1913) denominada Universidade de Manáos.
Finalidade da Escola Universitária Livre de Manáos; ensinar matérias que compunham o curso de Engenharia Civil, Agrimensura e Agronomia, dentre outras.
15 de março de 1910 - Oficialmente instalados os cursos que compunham suas cinco primeiras unidades acadêmicas: Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Faculdade de Medicina, Faculdade de Ciências e Letras, Faculdade Militar e FACULDADE DE ENGENHARIA. Esta última com seu curso de Engenharia Civil, Agrimensura e Agronomia.
Diretor: Arthur Cezar Moreira de Araújo. Vice-Diretor: Manoel do Nascimento Pereira de Araújo.
No Grupo Escolar Saldanha Marinho (esquina das ruas Saldanha Marinho e Costa Azevedo - Centro de Manaus. Foto em preto e branco) as aulas continuaram até 1913, quando a Escola Universitária Livre de Manáos passou a denominar-se Universidade de Manáos.
No prédio da Repartição de Obras Públicas (prédio na cor rosa), na Rua Joaquim Nabuco - Centro de Manaus, foram ministradas aulas da Universidade de Manáos.
1910 e 1911 - Sete discentes em Engenharia em cada ano (sendo, respectivamente, cinco matriculados e dois ouvintes no primeiro ano e seis matriculados e um ouvinte naquele segundo ano).
1914 - Diretor da Faculdade de Engenharia: Francisco Lopes Braga.
1926 - Extinção da Universidade de Manáos em decorrência do declínio econômico do ciclo da borracha nativa da Amazônia.
Estabelecimentos que permaneceram como unidades acadêmicas isoladas: A Escola Agronômica de Manaus (antiga Faculdade de Engenharia), extinta em 1943; a Faculdade de Farmácia e Odontologia (antiga Faculdade de Medicina), extinta em 1944; e a Faculdade de Direito (antiga Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais).
12 de junho de 1962 - Criação da Universidade do Amazonas (UA), tendo na sua composição, além de outros, os seguintes estabelecimentos de ensino superior: a Faculdade de Engenharia (com o curso de Engenharia Civil, criado em 1965 pela Resolução 06/65 - UA); e a Faculdade de Direito do Amazonas, a única remanescente da Universidade de Manáos, quando ocorreu a débâcle do ciclo da borracha.
Entre os anos de 1966 a 1970 a Faculdade de Engenharia funcionou em edifício (cinza claro) localizado na esquina das ruas Ferreira Pena e Ramos Ferreira - Centro de Manaus.
No atual prédio (amarelo) da Escola Estadual Eunice Serrano T. de Souza , situado na Rua Monsenhor Coutinho esquina com a Avenida Epaminondas - Centro de Manaus, a agora denominada Faculdade de Tecnologia (FT) funcionou entre os anos de 1971 a 1976.
No Bloco H do Mini-Campus da UA (atual Setor Sul da UFAM - Bairro Coroado) a Faculdade de Tecnologia passou a funcionar a partir do ano de 1977.
14 de dezembro de 1988 - Transferência, definitivamente, da sede da Faculdade de Tecnologia para as atuais instalações no Campus Universitário da UA que, por sua vez, desde 20 de junho de 2002, passou a ser denominada Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
As duas últimas imagens são, respectivamente, a vista parcial das instalações da FT, no período de 1988 a 2012, e a de seu prédio administrativo desde 2012 até atualmente.
Diretores ao longo da existência da Faculdade de Tecnologia: engenheiros Ernani Villar Parente da Câmara, Nelson Ribeiro Porto, Villar Fiuza da Câmara, Elias Abdalla Aucar, Raimundo Lopes Filho, Ruy Fernando Ribeiro da Fonseca, Vilar Fiuza da Câmara Júnior, Varcily Queiroz Barroso, Hélvio Neves Guerra, Jorge de Andrade Filho, Atlas Augusto Bacellar, Moysés Assayag e Waltair Vieira Machado, além de outros que ocuparam interinamente a função.
Desde dezembro de 1970 até abril de 2014 a Faculdade de Tecnologia (FT) da Universidade Federal do Amazonas formou 1.547 (um mil, quinhentos e quarenta e sete) profissionais de Engenharia Civil, dos quais 57 (cinquenta e sete) tornaram-se membros do corpo docente da UFAM.
A atual administração da Faculdade de Tecnologia é a seguinte:
Diretor: Prof. Dr. José de Castro Correia;
Vice-Diretor: Prof. Dr. Nilson Rodrigues Barreiro;
Coordenador do Curso de Engenharia Civil: Prof. Mestre Elias Simão Assayag;
Assistentes Administrativas: Maria de Fátima Mota Chaves e Ana Marcilene Ribeiro dos Santos.
É isso, caríssim@s amig@s Engenheir@s Civis e das outras demais Engenharias! PARABÉNS PARA TOD@S POR ESTE NOSSO DIA DA ENGENHARIA! Abraços fraternos, sucesso e tudo de bom para tod@s!

(Fontes:
Texto: 1 - Brito, Rosa Mendonça de. Da Escola Universitária Livre de Manáos à Universidade Federal do Amazonas - 95 anos construindo conhecimentos. Manaus, EDUA, 2004; 2 - Levantamentos sobre o quantitativo de formados: Professores Vilar Fiuza da Câmara Júnior e Wagner Queiroz da Silva.
Imagens: Google; Rosa Mendonça de Brito; Bosco Ladislau)

https://www.facebook.com/joaoboscoladislau.andrade/posts/755862211201692
 

Consulta de opinão