“Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço”.
sábado, 5 de maio de 2012
sexta-feira, 4 de maio de 2012
ITACOATIARA EM TOTAL ESTADO DE EMERGÊNCIA: Primeiro foi à enchente, depois a ponte da Poranga, depois a balsa do porto ameaça soltar rio abaixo, agora é o hospital pegando fogo. O que falta mais acontecer a nossa cidade, que Deus tenha piedade de nós!
Na madrugada de hoje, por volta de 4h20, o corpo de Bombeiros foi acionado, para apagar um incêndio, no hospital. A sala destruída pelo fogo foi a de Almoxarifado, junto com várias prateleiras contendo medicamentos, e também parte da Lavanderia. No Momento do fogo, pacientes internados na enfermaria, tiveram que ser removido às pressas, e acabaram na frente do hospital. Não se sabe a verdadeira causa do incêndio, até o momento são esperados técnicos do SUS, que possivelmente chegarão na tarde desta sexta-feira, para dar um laudo sobre o caso.
fonte: Itacoatiara Acontece
quinta-feira, 3 de maio de 2012
RETROSPECTIVA DAS NOTÍCIAS DA OBRA DE ROFORMA DO PORTO DE ITACOATIARA.
Obras do porto de Itacoatiara
continuam paradas
segunda-feira,
11 de maio de 2009

Obras do porto de Itacoatiara continuam paradas
As obras do porto de Itacoatiara-AM (distante 175 km de Manaus em linha reta) estão a passos lentos, pois, os operários que trabalham na obra reclamam atraso de três meses no pagamento de seus salários. Isso mais uma vez está gerando o descontentamento dos trabalhadores portuários que continuam “a ver navios” passarem, sem poder ancorar para carregar ou descarregar cargas, devido à falta de estrutura para operar.
O líder dos trabalhadores portuários Fernando Jerry Nelson diz não entender esse descaso das autoridades com a cidade de Itacoatiara, por se tratar de um porto estratégico para a região e que está perdendo dinheiro por conta da demora na entrega das obras. As obras de reforma e ampliação do porto de Itacoatiara foram orçadas em R$ 7.782.229,62, de acordo com Convênio nº 135/2005, assinado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT e a Secretaria de Estado de Infraestrutura do Governo do Estado do Amazonas, em 14 de novembro de 2005, com o prazo de 270 para a conclusão.
Desde a data da assinatura do convênio até hoje, já ser foram 1.264 dias, 934 a mais do que o prometido para a entrega das obras e o porto continua parado. De acordo com o supervisor do porto de Itacoatiara João Bosco Rodrigues, a última promessa que lhe foi feita, pelos técnicos do DNIT, em meados do mês de março deste ano, é que o porto será entregue, pronto para operação, em agosto vindouro. Prazo que é contestado pelo líder portuário Fernando Jerry Nelson. “As obras estão praticamente paradas, além disso – completa Jerry –
todo o maquinário como empilhadeiras, guindastes, caminhões e outros, imprescindíveis para o nosso trabalho, estão sucateados”.
* Floriano Ferreira
WWW.G1.COM.BR
O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
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Parte do cais do porto de
Itacoatiara desaba
23/03/2010 - 14h28

Estrutura
não aguentou o peso de um trator da obra. (Foto: Eliakim Marques/VC no G1)
Parte do cais do porto de Itacoatiara, no Amazonas, vai para o fundo,
após estrutura não aguentar o peso de um trator da obra.
Parte do cais do porto de Itacoatiara desabou. (Foto:
Eliakim Marques/VC no G1)

Trânsito no local está fechado. (Foto: Eliakim Marques/VC
no G1)
sábado, 27 de março de 2010

Obra terá investimento de R$30 milhões e deve ficar pronta em 18 meses.
Com a presença do ministro dos transportes Alfredo Nascimento, do ex-ministro da casa civil José Dirceu, dos senadores João Pedro e Jéferson Praia, dos deputados estadual Nelson Azêdo e Sinésio Campos e demais autoridades, o prefeito de Itacoatiara Antonio Peixoto assinou na tarde de hoje, 27, de março, no auditório do Centro Educacional Jamel Amed, o convênio para construção do porto intermodal do município. A obra está orçada em R$30 milhões e deve gerar trezentos empregos diretos durante os dezoito meses previstos para sua construção.
A celebração do convênio garante o repasse da verba para a prefeitura de Itacoatiara, que promoverá a licitação da obra, contratará a empresa e fiscalizará o andamento do projeto. O ministro Alfredo Nascimento disse que ano passado se reuniu com o Prefeito em Brasília, para discutir o projeto e este ano, o contrato para a construção do porto estava sendo assinado. “Esta obra vai mudar o panorama econômico do município”, declarou confiante.
Em discurso marcado pela emoção, Antonio Peixoto, reconheceu a importância da obra não somente para Itacoatiara, mas para toda a região do médio Amazonas. A construção do porto representa umas das propostas de governo do PT, que consiste em transformar Itacoatiara numa cidade portuária, com geração de emprego e renda para a população. Peixoto lembrou que nestes sete anos de governo Lula, o Polo Industrial de Manaus – PIM viveu um crescimento econômico assustador, enquanto Itacoatiara tomava rumo contrário, vendo suas madeireiras fecharem as portas deixando a população desempregada. “Temos que mudar esta situação o mais rápido possível, recolocar o município na rota do desenvolvimento, retomando a segunda colocação no cenário econômico do Amazonas”, refletiu.
terça-feira,
21 de setembro de 2010
Após ter
sua construção concluída, o porto foi entregue a superintendência de portos.
A secretária de infraestrutura do Amazonas Valdívia Alencar entregou oficialmente o porto de Itacoatiara, para ser administrado pela Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias – SNPH.
O novo porto é formado por duas estruturas distintas sendo o retro porto, ou seja, a parte terrestre onde estão as salas de espera para passageiros, guichês, lanchonetes, banheiros e área de convivência. A segunda parte é o porto propriamente dito, formado pela ponte fixa, ponte móvel e a balsa atracadouro que possui 80 metros de comprimento por 20 de largura. A nova estrutura avança 107 metros sobre o rio Amazonas e tem capacidade para receber navios de grande porte.
“Esta obra representa a aceleração do desenvolvimento econômico do município” disse a secretária Valdívia Alencar, para o público formado por secretários do município e populares que acompanhavam a cerimônia. O presidente da SNPH Luiz Gonzaga da Silva Júnior, explicou que o porto vai gerar emprego e renda para o município e disponibilizará salas para uso de secretarias e também para a Polícia Civil. “O porto não será somente um local de carga e descarga, embarque e desembarque de passageiros, também oferecerá muitos outros serviços”, destacou.
De acordo com prefeito em exercício José Augusto Queiróz, o porto vai possibilitar a retomada do desenvolvimento econômico de Itacoatiara, que vai poder explorar sua localização geográfica privilegiada. “Assim vamos gerar emprego para os portuários que estão há mais de quatro anos sem trabalho e também movimentar a economia da cidade”, explanou.
A secretária de infraestrutura do Amazonas Valdívia Alencar entregou oficialmente o porto de Itacoatiara, para ser administrado pela Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias – SNPH.
O novo porto é formado por duas estruturas distintas sendo o retro porto, ou seja, a parte terrestre onde estão as salas de espera para passageiros, guichês, lanchonetes, banheiros e área de convivência. A segunda parte é o porto propriamente dito, formado pela ponte fixa, ponte móvel e a balsa atracadouro que possui 80 metros de comprimento por 20 de largura. A nova estrutura avança 107 metros sobre o rio Amazonas e tem capacidade para receber navios de grande porte.
“Esta obra representa a aceleração do desenvolvimento econômico do município” disse a secretária Valdívia Alencar, para o público formado por secretários do município e populares que acompanhavam a cerimônia. O presidente da SNPH Luiz Gonzaga da Silva Júnior, explicou que o porto vai gerar emprego e renda para o município e disponibilizará salas para uso de secretarias e também para a Polícia Civil. “O porto não será somente um local de carga e descarga, embarque e desembarque de passageiros, também oferecerá muitos outros serviços”, destacou.
De acordo com prefeito em exercício José Augusto Queiróz, o porto vai possibilitar a retomada do desenvolvimento econômico de Itacoatiara, que vai poder explorar sua localização geográfica privilegiada. “Assim vamos gerar emprego para os portuários que estão há mais de quatro anos sem trabalho e também movimentar a economia da cidade”, explanou.
quinta-feira, 26 de abril de 2012
Posto é o primeiro a funcionar em um porto, local de grande movimentação
de pessoas.
Itacoatiara
foi o primeiro município do interior do Amazonas a ganhar um Posto Avançado de
Atendimento Humanizado ao Migrante, que tem a proposta principal de combater o
tráfico de pessoas na região. O posto é fruto de uma parceria entre o Governo
do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Prefeitura de
Itacoatiara.
A
representante da Secretaria de Justiça, Michele Campos, afirmou que a
implantação do posto em Itacoatiara tem a firme proposta de combater o tráfico
de pessoas. “Itacoatiara recebe o primeiro posto de uma cidade do interior da
Região Metropolitana de Manaus e o primeiro a funcionar em um porto, local de
grande fluxo de viajante. Com estas ações vamos combater este crime”, explicou.
De acordo
com prefeito Antonio Peixoto a inauguração do posto em Itacoatiara vai ajudar a
combater o problema também nos municípios vizinhos. “O tráfico de pessoas é
facilitado na região devido às grandes extensões de fronteiras e rios, que
facilitam a entrada e saída de pessoas”, observou.

Empurrador da Hermasa segurando o porto da cidade – foto:
Frank Chaves 03/05/2012
O empurrador Sapezal da empresa Hermasa, continua desde
ontem a noite com suas possantes máquinas controlando o peso do porto de
Itacoatiara, que ficou avariado com as fortes corrente da cheia do Rio
Amazonas, caso o empurrador saia do lugar e desligue suas máquinas o porto pode
ficar a deriva. Se não fosse a empresa proprietária do barco estar socorrendo
por mais de 24h a balsa de desembarque do porto, o pior teria acontecido. E até
o momento ainda não chegou nenhum guindaste possante de Manaus para colocar
novas pointas de estabilização do porto flutuante da cidade. Que, aliás já está
a mais de 5 (cinco) anos paralisado para embarque e embarque de carga. Pois o
novo projeto trata-se de uma "estação hidroviária", somente para embarque
e desembarque de cargas e passageiros. A questão que também foi planejado um Novo
Porto no bairro Jaury II, próximo a antiga empresa madeireira Carolina. Mas que
até agora não saiu do papel, até mesmo por interferências locais.
A obra de reforma do velho e atual porto da cidade,
localizado no centro da cidade, foi entregue em 2010, conforme matérias publicadas
pela prefeitura, com direito a ato solene pelo governo do estado do Amazonas, através
da SEINF onde estava presente a secretaria de estado Valdívia Alencar representando
o governador e entregue a cidade para o administrador do porto SNPH e ao
vice-prefeito José Augusto que descerraram a fita inaugural da obra com toda
pompa. O fato é que a obra orçada em R$ 7.782.229,62 pelo que tudo indica, não
foi atendeu as expectativas esperadas e trouxe foi muito mais transtorno para a
operacionalidade do nosso velho porto, que já foi um dos principais portos de exportação
do Amazonas. Até quando o descaso com o nosso portal de desenvolvimento que é o
nosso porto, vai ficar a deriva das tomadas de decisão dos tomadores de decisão
política do nosso estado, município e do governo federal, ISSO É UMA TREMENDA
VERGONHA!
CPRM divulga segundo alerta em Manaus e prevê cheia histórica para este ano, o alerta serve também para Itacoatiara.
No Amazonas 38 municípios já decretaram situação de
emergência em função da cheia, incluindo Manaus e Barreinha, os últimos a
comporem a lista.

Manaus – O segundo alerta de cheias do ano foi
divulgado nesta quarta-feira (2) pelo Serviço Geológico do Brasil
(CPRM), que prevê enchente recorde em 2012. Segundo a o CPRM, o nível
do Rio Negro pode chegar a 30,13 metros (m), superando em 39 centímetros
a maior enchente registrada, em Manaus, em 2009, quando o rio atingiu a
cota de 29,77 m. A previsão mínima do nível do rio é de 29,40 m.
No
Amazonas 38 municípios já decretaram situação de emergência em função
da cheia, incluindo Manaus e Barreinha, os últimos a comporem a lista. A
estimativa da Defesa Civil estadual é de que 309.550 pessoas, o
equivalente a 64.240 já tenham sido afetadas diretamente pelas águas.
Nos municípios de Lábrea e Juruá, o secretário adjunto do órgão,
Hermógenes Rabelo, informa que a população já foi atendida e a defesa
civil continua acompanhando o comportamento do nível hidrológico que,
neste momento vem baixando.
“Do alto ao médio Solimões, nos
municípios alagados populações rurais e urbanas e comunidades indígenas
estão diretamente sendo atingidas”, disse.
Ainda segundo Rabelo,
em Parintins, a previsão é para que entre esta quarta e quinta (3), seja
decretada situação de emergência, faltando apenas38 centímetrospara
atingir a cheia de 2009. “Nós ainda temos todo o mês de maio e
provavelmente de junho para encher a região de Parintins. Então a
tendência é ultrapassar essa cota da região”, informou.
Em Anamã,
considerado pela defesa civil como o mais vulnerável, o secretário
adjunto revela que, devido a subida das águas, o lixão do município está
dentro de uma balsa, impossibilitando o descarte do lixo. “O hospital
também foi evacuado, a população está sendo atendida dentro de uma
balsa”, contou.
Hoje 15 municípios do Estado estão em situação de
emergência reconhecida por Brasília em função de desbarrancamento,
nesse período.
Defesa civil Manaus
Em
Manaus, atualmente com cota de 29,30 m (55 centímetros acima do nível de
2009, no mesmo período, 28,75 m), segundo o engenheiro da defesa civil
municipal, Claudio Belém, desde o primeiro alerta de cheia com previsão
máxima de 29,96 m, já havia um plano de contingência.
“Um levantamento foi feito nos 74 pontos de Manaus que poderiam ser alagados, com base na cheia de 2009.
E em Itacoatiara, será que a Defesa civil local, está tomando as mesmas medidas, no que tange ao levantamento preventivo sobre os lugares em eminência de serem afetados pela cheia, para que as areas atingidas sejam evacuadas e tomadas as demais medidas de socorro as familias afetadas, ou vão esperar a coisa acontecer naturalmente, conforme a vontade de Deus. (Frank Chaves)
quarta-feira, 2 de maio de 2012
Interditado o porto de Itacoatiara
02 Maio 2012




A Guarda Portuária acaba de interditar o
Porto de Itacoatiara, numa medida preventiva, até que a Marinha do
Brasil e a Defesa Civil realizem uma avaliação minuciosa da situação,
devido ao rompímento das correntes de segurança que ligam a ponte ao
cais, como, também, o cabo de sustentação (poita de ré). Em face desse
incidente, houve o afastamento do porto, em sua posição original, de um
metro, o fator principal para a interdição. É verdade! Se já não
bastasse o problema na rodovia Am-010, na ponte da Poranga, agora é o
porto da cidade que, há muito tempo vem sofrendo problemas, sem que haja
uma solução definitiva. Imaginem se não fosse Itacoatiara o principal
corredor fluvial e rodoviário do Estado. O isolamento está prestes, se
não houver providências urgentes. E notem: As eleições estão próximas!
![]() |
Rebocador ligado, segurando o Porto de Itacoatiara - foto: Frank Chaves - 22:00h de 02/05/12 |
Neste
momento, em que a situação ficou extremamente crítica, um rebocador da
Hermasa, está segurando a balsa do porto, com as suas máquinas a toda força
para evitar um acidente maior. Além disso, ha um pequeno movimento na balsa do
porto, onde alguns homens estão tentando fazer uma espécie de amarração
provisória, que os navegantes chamam de través, utilizando as antigas correntes
do porto para segura-lo, como ação emergencial, enquanto amanhã possa chegar
reforço da capital do estado, para que possam tomar medidas mais seguras,
envolvendo a engenharia naval e a capitania dos portos. Pois o rebocador da
Hermasa, não vai poder ficar 24h segurando as pontas da péssima obra de
engenharia que realizaram na reforma do velho porto de nossa cidade. E nesse
momento trágico, não vejo ninguém gritando, ninguém se justificando e ninguém
apontando uma solução para o problema, o qual precisa não de reparos, mas sim
de um novo e decente projeto, a altura da importância da nossa cidade, que historicamente
tem vocação portuária e não merece isso, chega de remendos, de obras superfaturadas,
de construtoras incompetentes, de mal caso com o patrimônio público, de construtoras incompetentes, de improbidade adminstrativa e de descaso
com a nossa cidade e com o nosso povo! (Frank Chaves)
terça-feira, 1 de maio de 2012
ITACOATIARA: Águas da enchente: tristezas & alegrias

Enquanto para uma parcela da população a subida das
águas é motivo de transtornos e preocupações, para outros é uma
oportunidade de lazer e entretenimento, pois é uma época em que a cidade
de Itacoatiara ganha alguns balneários temporários como o “piscinão do
Bairro da Paz”, a Rua Beira Mar e tantos outros locais nos arredores de
Itacoatiara. Porém, a população, sobretudo aquelas que moram as margens
dos rios do entorno da cidade, precisa preservar esses locais, não
canalizando seus esgotos para os rios e não jogando lixo, porque assim,
todos os anos no período da enchente a natureza nos brindará com esses
balneários.
fonte: CMI
Calheiros Lança “Quadro Negro” em Itacoatiara

O professor e poeta itacoatiarense Francisco
Calheiros fez o lançamento do seu Livro “Quadro Negro” na cidade de
Itacoatiara, sua terra natal, no ultimo sábado (28.04.2012), no Centro
Cultural Velha Serpa. Trata-se de um romance ambientado na cidade de
Manaus, entre os anos de 1988 e 2008, exatamente o mesmo período de
elaboração da obra, cujo pano de fundo é a falência do sistema
educacional, o profundo estado de decomposição da justiça e o sempre
danoso contexto político.
Membros da Academia Itacoatiarense de Letras, universitários,
professores e o povo em geral estiveram presentes para prestigiar o
evento.
fonte: CMI
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